Acerca da Minha Terra
Área de Associados

DOURO HISTORICO

Associação do Douro Histórico

Morada: Rua das Eiras, S/N, Apartado 15 5060-320 Sabrosa

Tel.: +351 259 931 160

E-mail: geral@dourohistorico.pt

Site: www.dourohistorico.pt

 

Território: Douro

Área: 1.258,90 Km2

Habitantes: 97.882

Densidade populcaional: 77,75 hab/km2

I10378-DOUROXHISTXXRICOT.JPG 

Douro

Situado na secular Região Demarcada do Douro, Património Mundial da Humanidade, o território de intervenção do GAL DOURO HISTÓRICO desenha-se, de oeste a leste, ao abrigo das serras do Marão e Montemuro.

Oito concelhos – Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Tabuaço – que comungam desta paisagem cultural vinhateira, esculpida pelo Homem ao longo de dois mil anos. Os romanos que deram origem à viticultura no Douro, a contar do século I, e o Marquês de Pombal criou, em 1756, a primeira região demarcada e regulamentada de vinhos do mundo.

Em socalcos de pedra posta, plantadas de sol a sol, as vinhas são os maiores monumentos deste território, desde sempre virado para o rio Douro, que levou para longe as pipas do preciso néctar da região.

A atividade vitivinícola é estrutural e estruturante para a região. O trabalho é árduo e pressupõe uma intervenção humana contínua, de preservação e proteção, e um forte investimento para reestruturação e reconversão dos vinhedos. O processo é lento, mas o Douro, dono de uma história densa e rica, desenvolver-se-á para além das dificuldades e ameaças.

Sendo um território essencialmente agrícola, com alguns comércios e serviços e pouca indústria, além da vinha, importa salientar a importância crescente da cultura do olival, sobretudo em Murça, Tabuaço e São João da Pesqueira. E também aqui, já está em curso uma reconversão dos olivais envelhecidos que poderá, pouco a pouco, inverter a tendência natural para o abandono. Ao nível da produção agrícola local, a fruticultura assume um lugar importante.

Outros Artigos em Associados:

ADRUSE

ADRIMAG

ADAE

DOLMEN

ADELIAÇOR

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Monte promove workshop sobre início de atividade profissional

2021-04-20, Evento online

ADDLAP promove webinário "Os Desafios do Desenvolvimento Local de Base Comunitária"

2021-04-21, Evento online

GRATER Mar e Câmara do Comércio de Angra organizam iniciativa "Mar à Vista"

2021-04-22 a 2021-05-02,

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4