Acerca da Minha Terra
Área de Associados

RAIA HISTORICA

Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira

Morada: Av. 1º de Dezembro, 10

6420-011 Trancoso

Tel.: +351 271 829 040

E-mail: geral@raiahistorica.org

Site: www.raiahistorica.org

 

Território: Raia Histórica

Área: 2.166 Km2

Habitantes: 43.531 hab.

Densidade populacional: 20 hab./km2

I10389-RAIAXHISTXXRICAT.JPG 

Raia Histórica

A Raia Histórica caracteriza-se por ser um território rural com a particularidade de estar situado numa zona de fronteira. Abrange a área administrativa de cinco concelhos do Nordeste da Beira no distrito da Guarda – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.

O território assenta numa zona planáltica, variando entre os 400 e os 1000 metros de altitude, sendo atravessada pelos rios Távora, Massueime, Águeda e Côa. É um território com História onde por milénios tem vivido uma população que, em circunstância alguma, deixou de com ela identificar-se. O equilíbrio da paisagem humanizada e a coloração da paisagem que evidencia no período de Primavera e Outono dão-lhe uma expressão forte e bela.

Trata-se de uma zona com uma baixa densidade populacional, assistindo-se a um desvio progressivo da população, iniciado com os fluxos migratórios a que se assistiu na década de 1960.

Em termos económicos, o território caracteriza-se por um peso significativo da componente agropecuária e por um baixo grau de industrialização. No entanto, é uma região com bastantes recursos suscetíveis de serem aproveitados, quer no domínio agrícola e silvícola, quer ao nível da exploração de minérios e rochas, sobretudo granito. Ou ainda no âmbito do turismo, graças às suas excelentes potencialidades naturais e patrimoniais.

O território de intervenção do GAL detém parte do Parque Natural do Douro Internacional, fazendo ainda fronteira com o Parque Natural da Serra da Estrela, conta com cinco Aldeias Históricas – Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Marialva e Trancoso – e também parte das gravuras e pinturas rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Principal fronteira terrestre com a Europa, o território é porta de entrada para visitar as 11 fortalezas da Raia Histórica.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Webinário da MANIFesta sobre democracia participativa e intervenção cidadã

2021-02-01, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4