RAIA HISTORICA

Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira

Morada: Av. 1º de Dezembro, 10

6420-011 Trancoso

Tel.: +351 271 829 040 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@raiahistorica.org

Site: www.raiahistorica.org

 

Território: Raia Histórica

Área: 2.166 Km2

Habitantes: 43.531 hab.

Densidade populacional: 20 hab./km2

I10389-RAIAXHISTXXRICAT.JPG 

Raia Histórica

A Raia Histórica caracteriza-se por ser um território rural com a particularidade de estar situado numa zona de fronteira. Abrange a área administrativa de cinco concelhos do Nordeste da Beira no distrito da Guarda – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.

O território assenta numa zona planáltica, variando entre os 400 e os 1000 metros de altitude, sendo atravessada pelos rios Távora, Massueime, Águeda e Côa. É um território com História onde por milénios tem vivido uma população que, em circunstância alguma, deixou de com ela identificar-se. O equilíbrio da paisagem humanizada e a coloração da paisagem que evidencia no período de Primavera e Outono dão-lhe uma expressão forte e bela.

Trata-se de uma zona com uma baixa densidade populacional, assistindo-se a um desvio progressivo da população, iniciado com os fluxos migratórios a que se assistiu na década de 1960.

Em termos económicos, o território caracteriza-se por um peso significativo da componente agropecuária e por um baixo grau de industrialização. No entanto, é uma região com bastantes recursos suscetíveis de serem aproveitados, quer no domínio agrícola e silvícola, quer ao nível da exploração de minérios e rochas, sobretudo granito. Ou ainda no âmbito do turismo, graças às suas excelentes potencialidades naturais e patrimoniais.

O território de intervenção do GAL detém parte do Parque Natural do Douro Internacional, fazendo ainda fronteira com o Parque Natural da Serra da Estrela, conta com cinco Aldeias Históricas – Almeida, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Marialva e Trancoso – e também parte das gravuras e pinturas rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Principal fronteira terrestre com a Europa, o território é porta de entrada para visitar as 11 fortalezas da Raia Histórica.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]