Novos concelhos abrangidos pelo SIM - Sistema de Microcrédito

Nov. 2006

No âmbito do SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-emprego e a Criação de Empresas, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Zona do Pinhal disponibiliza a partir de 24 de Novembro de 2006, 500 mil euros para o financiamento à criação de pequenos negócios na sua zona de intervenção que corresponde aos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Oleiros, Mação, Sertã e Vila de Rei.

O SIM foi desenvolvido pela Iniciativa Glocal, já abrange 23 concelhos e encontra-se em replicação a todo o país em parceria com a Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, através das suas federadas.

O SIM proporciona:

- um financiamento de 75% do investimento total até ao montante máximo de 25.000 euros;

- uma taxa de juro próxima de 5%,

- um prazo de reembolso até 5 anos.

Perspectivando a descentralização do serviço de acompanhamento do empreendedor, este será assegurado, em rede com a Iniciativa Glocal, pelas Associações de Desenvolvimento Local das áreas de intervenção da Caixa de Credito Agrícola da Zona do Pinhal:

A DUECEIRA em parceria com a Pinhais do Zêzere, para os empreendedores dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande

A PINHAL MAIOR para os empreendedores dos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros, Mação, Sertã e Vila de Rei.

O Projecto Glocal - Empresas Locais com Orientação Glocal - promovido por uma parceria de entidades constituída pela Superação SPA, cooperativas Alto Fuste e Voz do Marão e pela UTAD, e apoiado pela PIC EQUAL, desenvolveu durante a Acção 2, um conjunto de metodologias de apoio a empreendedores em meio rural que foram utilizadas no processo de criação e consolidação das suas empresas. O trabalho realizado teve por base as necessidades detectadas dos público-alvo: empreendedores, designadamente mulheres de espaços rurais e jovens recém licenciados.

A Federação MINHA TERRA é uma das entidades parceiras da Superação SPA, no âmbito da Acção 3, do Projecto Glocal. Nesta fase de disseminação, e numa perspectiva geral, o objectivo é dar a conhecer a outras entidades e ao público, os produtos e as práticas desenvolvidos e transferir para as entidades interessadas, as práticas que tiveram uma avaliação mais positiva por parte dos utilizadores, conceptores, peritos e pares e que representam uma mais valia importante, contribuindo para o desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo.

A MINHA TERRA, como entidade parceira, nesta fase do projecto GLOCAL, tem como principal objectivo a disseminação de um dos Produtos/Metodologia, criados no âmbito da fase anterior, nomeadamente a disseminação do SIM - Sistema de Microcrédito.para o auto-emprego e a criação de empresas.

As actividades de disseminação do SIM passaram pela criação de condições para a sua replicação a nível nacional, através do trabalho em rede entre a Superação SPA e a MINHA TERRA e as Associações de Desenvolvimento Local.

A disseminação do SIM, já foi iniciada, com o trabalho no «terreno» de 7 Associações de Desenvolvimento Local - ADICES, ADRIMAG, ADRUSE, DUECEIRA, PINHAL MAIOR, PRÓ-RAIA e RAIA HISTÓRICA - que procuram a constituição de parcerias locais, designadamente a divulgação do SIM e sua implementação através da negociação com as CCAM, sedeadas nas respectivas zonas de intervenção e a cooperação com outras entidades que mostrem interesse e garantam qualidade na dinamização e implementação do SIM.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]