ADRIMAG

Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira

Morada: Praça Brandão Vasconcelos, 10 4540-110 Arouca

Tel.: +351 256 940 350

E-mail: adrimag@adrimag.com.pt

Site: www.adrimag.com.pt

 

Território: Montemuro, Arada e Gralheira

Área: 1.689,70 Km2

Habitantes: 109.105 hab.

Densidade populacional: 81,70 hab./Km2

I10365-ADRIMAG.JPG 

Montemuro, Arada e Gralheira

O território de intervenção do GAL ADRIMAG corresponde aos maciços das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. Englobando a totalidade dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Sever do Vouga e Vale de Cambra e algumas freguesias de Cinfães e S. Pedro do Sul, é predominantemente uma área de montanha, com zonas de forte densidade florestal, contrastando por vezes com alguns planaltos e a formação de numerosos vales. A altitude média é de 600 metros, atingindo os 1100 m nas serras da Freita e Arestal e os 1380 nos pontos mais altos da Serra de Montemuro.

A região, atravessado pelos rios Paiva, Arda, Bestança (afluentes do Douro) e Caima (afluente do Rio Vouga), distingue-se pela sua traça agrícola, nomeadamente pelo seu aspeto paisagístico e do cultivo de solos e setor de atividade predominante. É de destacar a relevância do setor primário, que absorve a principal fatia da população ativa nas zonas de altitude e do interior, contribuindo para alguma riqueza na região. A carne de vaca arouquesa, cabrito da Gralheira (com Denominação de Origem Protegida) e mirtilos são alguns dos produtos mais emblemáticos da região. Associados ao vasto património natural, cultural e gastronómico (em especial a doçaria conventual), têm vindo a fazer do turismo um setor de relevância crescente. Caça e pesca, termalismo, turismo de natureza, turismo em espaço rural e geoturismo são algumas das modalidades que inspiram cada vez mais turistas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]