PRÓ-RAIA

Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte

Morada: Largo do Paço do Biu, n.º 3

6300-592 Guarda

Tel.: +351 271 210 210

Tmvl: +351 926 078 584

E-mail: pro-raia@pro-raia.pt

Site: http://pro-raia.pt/

 

Território: Raia Centro Norte

Área: 1.535,3 km2

Habitantes: 58.693 hab.

Densidade populacional: 38,2 hab./km2

I10388-PRXX-RAIAT.JPG 

Raia Centro Norte

Guarda e Sabugal. Os dois concelhos, do distrito da Guarda, integram o território de intervenção do GAL. Dadas as características de montanha do território – delimitado pelas serras da Estrela e da Malcata – a agricultura, a pecuária e a silvicultura assumem particular importância na economia local.

Não obstante esta estrutura económica de forte ruralidade, o território regista um elevado número de pequenas e médias empresas e estabelecimentos comerciais, localizados sobretudo nas sedes de concelho.

Com grande diversidade de recursos naturais – Parque Natural da Serra da Estrela, Reserva natural da Serra da Malcata, rios Côa e Mondego – o território vira-se, cada vez mais, para o turismo. A oferta, de alojamento e espaços de lazer, tem vindo a aumentar, reforçando a competitividade do território.

No capítulo do património edificado merecem destaque o Castro do Jarmelo, a Anta de Pêra do Moço e a Sé da Guarda, no concelho da Guarda. No Sabugal, sobressaem os cinco castelos e pelourinhos do concelho, a Aldeia Histórica de Sortelha e numerosas estações arqueológicas, como a de Sabugal Velho, na freguesia de Aldeia Velha, e Caria Talaya.

Este território é ainda cenário de grandes tradições… Uma das mais marcantes é a capeia. Festa única no país realizada nas aldeias fronteiriças do concelho de Sabugal com o tradicional “forcão”.

Quanto ao artesanato é obrigatório referir os tradicionais cobertores de papa de Maçainhas. É nesta aldeia, da Guarda, que se encontra a última fábrica do país que ainda produz estes cobertores de lã de ovelha, com o seu característico pêlo comprido e riscas coloridas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]