Dia dos Namorados no Portugal Rural

Fev. 2006

A propósito do Dia dos Namorados, a Loja Portugal Rural organiza uma exposição/venda dedicada a todos os amantes que pretendam assinalar os seus afectos com um objecto especial.

Até dia 14 de Fevereiro, é possível apreciar no nº 115 da Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, Lenços de Namorados, relógios, serviços de chá e de café e esculturas de Santo António inspirados nos referidos lenços, bem como reproduções de O Amor é Cego, peças em barro, típicas da zona de Estremoz.

Para os que procuram fórmulas amorosas, a Loja Portugal Rural sugere o livro «Receitas de Amor». Quem desejar declarar os seus sentimentos por intermédio de gulodices, pode optar, por exemplo, por chocolates de Óbidos ou por um bom espumante nacional.

Pensa-se que os Lenços de Namorados sejam uma cópia dos lenços senhoris dos séculos XVII/XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, o que lhes deu um aspecto característico: muita cor e ortografia próxima da oralidade. São tradicionais de Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega.

Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar para que mal entradas na adolescência começassem a ornar o seu enxoval, no qual se incluía o Lenço de Namorados ou Lenço de Pedidos. A rapariga ia transpondo para o pequeno tecido os seus sentimentos. Uma vez bordado, usava-o ao domingo na trincha da saia ou no bolso do avental. Mais tarde, oferecia-o ao rapaz que amava como compromisso do seu amor. Este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do fato domingueiro, isto se estivesse interessado nela...

A tradição está longe ser o que era, mas ainda é possível possuir um Lenço de Namorados graças às associações de artesanato que fielmente os reproduzem. Algumas destas reproduções podem ser adquiridas na Loja Portugal Rural.

Formam a Loja Portugal Rural as seguintes entidades:

Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA),

Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE),

Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego (ADELO),

Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas (ADICES),

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN),

Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente (DESTEQUE),

Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste (LEADER OESTE),

Associação para o Desenvolvimento do Alentejo Central (MONTE, ACE),

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS)

e PróRegiões.

Loja Portugal Rural

Rua Saraiva de Carvalho, 115

1250-245 Lisboa

Tel. 21 395 88 89


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]