Agenda 2030 – ODS

"Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável", constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas,  foi aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).

Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.

Conseguir que esta visão se torne em realidade é essencialmente da responsabilidade dos governos dos países, mas irá exigir também novas parcerias e solidariedade internacional. Todos têm um papel a desempenhar.

 

Fórum da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um ano antes da aprovação da Agenda 2030 já um conjunto de organizações da sociedade civil portuguesa se organizavam para criar um grupo de trabalho dedicado à discussão sobre o desenvolvimento pós-ODM, que viria a resultar na criação do Fórum da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sessão de lançamento da plataforma ODSlocal

Decorre no próximo dia 11 de novembro, pelas 15h00, a sessão de apresentação da Plataforma ODSlocal, que visa monitorizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. Pretende, ainda, mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto. 

I13558-ODSLOCAL.JPG

Webinário “UN 75 2020 and Beyond: Balanço e Perspetivas na Implementação da Agenda 2030”

Fórum da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)* promoveu no passado dia 22 de setembro o webinário “UN 75 2020 and Beyond: Balanço e Perspetivas na Implementação da Agenda 2030”. O evento analisou os primeiros cinco anos de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e debateu a presença dos ODS nas futuras políticas nacionais e europeias.

I13517-WEBINARXFODS.JPG

Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), integrado por várias redes e plataformas nacionais que representam organizações da sociedade civil (OSC) nacionais, entre as quais a Minha Terra, vai realizar o evento “Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável”, no próximo dia 10 de abril, na Fundação Cidade de Lisboa.

I13280-FORMATOXSITE.JPG

Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”

A Comissão Nacional da UNESCO vai realizar, em parceria e nas instalações da Academia das Ciências de Lisboa, a Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”, no dia 25  de janeiro.

X Encontro Hispano-Luso de Fundações

O X Encontro Hispano-Luso de Fundações, que se realiza em Mérida (Espanha), nos dias 20 e 21 de fevereiro, vai versar sobre “As Fundações e os ODS: sinergias e oportunidades face aos desafios comuns”, visando identificar oportunidades de trabalho conjunto entre fundações e outros setores da sociedade – empresas, instituições públicas, universidades e demais organizações da sociedade civil.

Ciclo de 17 debates “Desafio 2030 – Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”

À imagem dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) a alcançar durante os próximos anos, instituídos pela resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, de 1 de janeiro de 2016, o INATEL encontra-se a organizar um Ciclo de 17 debates, que começou em março de 2017.

I13233-NL01.JPG
Fotos: Beatriz Lorena/Fundação INATEL 

Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

“Desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das raparigas e mulheres rurais” é o tema prioritário da 62ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto das Mulheres (Commission on the Status of Women, CSW), a decorrer, em Nova Iorque, de 12 a 23 de março.

I13159-SEMXNOMEXBANNER.JPG

União Europeia longe de atingir metas na redução das desigualdades [ODS 10]

A União Europeia e os seus Estados membros continuam a não fazer o suficiente para dar resposta às desigualdades socioeconómicas estruturais e aos problemas ambientais. Esta é uma das conclusões de um relatório apresentado no dia 18 de junho, no âmbito dos Dias Europeus do Desenvolvimento que decorrem em Bruxelas.

Procuram-se jovens embaixadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ONU, pela mão da sua Enviada Especial para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, lançou, dia 7 de outubro, a segunda edição de uma iniciativa que quer pôr jovens brilhantes a promover a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Aceitam-se candidaturas até dia 3 de novembro.

I13077-IMAGEM1.JPG

Agenda 2030 | Portugal apresenta Relatório nas Nações Unidas

Portugal apresenta o Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, onde autoridades de todo o mundo e representantes da sociedade civil e do setor privado se reúnem, em Nova Iorque entre 17 e 19 de julho.

Em direção ao Desenvolvimento Sustentável – Que ninguém fique para trás!

I12962-IMAGEM.JPG

Um conjunto de plataformas e redes nacionais*, entre elas a Federação Minha Terra, em representação de diferentes tipos de organizações e de setores da sociedade civil portuguesa, avançou, em 2016, com a realização de uma consulta pública à sociedade civil portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em Direção ao Desenvolvimento Sustentável - Agir para não deixar ninguém para trás!

I12953-BANNER.JPG

O Seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal resutantes do processo de Consulta à Sociedade Civil que decorreu em 2016, acontece a 19 de abril no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República (Auditório António de Almeida Santos), Lisboa, a partir das 9h30.

Inquérito | Consulta Pública sobre a Implementação dos ODS

I12733-IMAGEM1XINQUERITO.JPG

Integrado na Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de plataformas e coletivos de organizações da Sociedade Civil convida todas as organizações e pessoas a participar nesta iniciativa através do Inquérito online, disponível até dia 15 de julho. 

ODS: O que são e como podemos contribuir para a sua implementação?

I12662-BANNER.JPG

O primeiro workshop decorre a 2 de maio em Lisboa, seguindo-se Évora a 6 de maio, Covilhã a 11 de maio, Braga a 19 de maio, Porto a 20 de maio, Coimbra a 25 de maio, Ponta Delgada a 2 de junho, Faro a 15 de junho e Funchal a 18 de junho. 

UNRIC publica Guia sobre Desenvolvimento Sustentável

I12633-IMAGEM2.JPG

"Guia sobre Desenvolvimento Sustentável – 17 Objetivos para transformar o nosso mundo" é a publicação que o Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, UNRIC, produziu recentemente, em língua portuguesa, sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Minha Terra apresenta ODS12 - Produção e Consumo Sustentáveis

I12600-17ODS.JPG

O Seminário "ODS: Consulta Púbica e Aliança para os ODS", que decorreu no passado dia 20 de janeiro no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, teve como objetivo a apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o lançamento da Consulta Pública sobre a Implementação dos ODS em Portugal a realizar por diversas redes de organizações da Sociedade Civil.

Seminário " Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Consulta Pública e Aliança para os ODS"

Terá lugar no próximo dia 20 de janeiro, na Culturgest, em Lisboa, o seminário de apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lançamentos das iniciativas "Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e "Aliança para os ODS".

Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Contributos da sociedade civil portuguesa

I11956-LOGO.JPG

Quais os aspetos que podem facilitar a implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015? Quais os obstáculos e desafios? Que instrumentos podem e devem estar ao serviço da sua implementação? Quem deve promover e monitorizar a Agenda? Quatro perguntas em busca de propostas no processo de consulta pública sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que decorreu em Portugal nos meses de maio e junho.

Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

Decorridos os quatro workshops em Lisboa, Porto, Évora e Coimbra, realiza-se dia 7 de julho, na capital, o evento final da consulta pública em Portugal sobre a implementação local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas, que irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]