"Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável", constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, foi aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
Conseguir que esta visão se torne em realidade é essencialmente da responsabilidade dos governos dos países, mas irá exigir também novas parcerias e solidariedade internacional. Todos têm um papel a desempenhar.
Um ano antes da aprovação da Agenda 2030 já um conjunto de organizações da sociedade civil portuguesa se organizavam para criar um grupo de trabalho dedicado à discussão sobre o desenvolvimento pós-ODM, que viria a resultar na criação do Fórum da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Decorre no próximo dia 11 de novembro, pelas 15h00, a sessão de apresentação da Plataforma ODSlocal, que visa monitorizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. Pretende, ainda, mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto.
O Fórum da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)* promoveu no passado dia 22 de setembro o webinário “UN 75 2020 and Beyond: Balanço e Perspetivas na Implementação da Agenda 2030”. O evento analisou os primeiros cinco anos de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e debateu a presença dos ODS nas futuras políticas nacionais e europeias.
O Fórum da Sociedade Civil para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), integrado por várias redes e plataformas nacionais que representam organizações da sociedade civil (OSC) nacionais, entre as quais a Minha Terra, vai realizar o evento “Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável”, no próximo dia 10 de abril, na Fundação Cidade de Lisboa.
A Comissão Nacional da UNESCO vai realizar, em parceria e nas instalações da Academia das Ciências de Lisboa, a Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”, no dia 25 de janeiro.
O X Encontro Hispano-Luso de Fundações, que se realiza em Mérida (Espanha), nos dias 20 e 21 de fevereiro, vai versar sobre “As Fundações e os ODS: sinergias e oportunidades face aos desafios comuns”, visando identificar oportunidades de trabalho conjunto entre fundações e outros setores da sociedade – empresas, instituições públicas, universidades e demais organizações da sociedade civil.
À imagem dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) a alcançar durante os próximos anos, instituídos pela resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, de 1 de janeiro de 2016, o INATEL encontra-se a organizar um Ciclo de 17 debates, que começou em março de 2017.
Fotos: Beatriz Lorena/Fundação INATEL |
“Desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das raparigas e mulheres rurais” é o tema prioritário da 62ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto das Mulheres (Commission on the Status of Women, CSW), a decorrer, em Nova Iorque, de 12 a 23 de março.
A União Europeia e os seus Estados membros continuam a não fazer o suficiente para dar resposta às desigualdades socioeconómicas estruturais e aos problemas ambientais. Esta é uma das conclusões de um relatório apresentado no dia 18 de junho, no âmbito dos Dias Europeus do Desenvolvimento que decorrem em Bruxelas.
A ONU, pela mão da sua Enviada Especial para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, lançou, dia 7 de outubro, a segunda edição de uma iniciativa que quer pôr jovens brilhantes a promover a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Aceitam-se candidaturas até dia 3 de novembro.
Portugal apresenta o Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, onde autoridades de todo o mundo e representantes da sociedade civil e do setor privado se reúnem, em Nova Iorque entre 17 e 19 de julho.
Um conjunto de plataformas e redes nacionais*, entre elas a Federação Minha Terra, em representação de diferentes tipos de organizações e de setores da sociedade civil portuguesa, avançou, em 2016, com a realização de uma consulta pública à sociedade civil portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Seminário de apresentação pública das recomendações para implementação dos ODS em Portugal resutantes do processo de Consulta à Sociedade Civil que decorreu em 2016, acontece a 19 de abril no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República (Auditório António de Almeida Santos), Lisboa, a partir das 9h30.
Integrado na Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de plataformas e coletivos de organizações da Sociedade Civil convida todas as organizações e pessoas a participar nesta iniciativa através do Inquérito online, disponível até dia 15 de julho.
O primeiro workshop decorre a 2 de maio em Lisboa, seguindo-se Évora a 6 de maio, Covilhã a 11 de maio, Braga a 19 de maio, Porto a 20 de maio, Coimbra a 25 de maio, Ponta Delgada a 2 de junho, Faro a 15 de junho e Funchal a 18 de junho.
"Guia sobre Desenvolvimento Sustentável – 17 Objetivos para transformar o nosso mundo" é a publicação que o Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, UNRIC, produziu recentemente, em língua portuguesa, sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Minha Terra apresenta ODS12 - Produção e Consumo Sustentáveis
O Seminário "ODS: Consulta Púbica e Aliança para os ODS", que decorreu no passado dia 20 de janeiro no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, teve como objetivo a apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o lançamento da Consulta Pública sobre a Implementação dos ODS em Portugal a realizar por diversas redes de organizações da Sociedade Civil.
Terá lugar no próximo dia 20 de janeiro, na Culturgest, em Lisboa, o seminário de apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lançamentos das iniciativas "Consulta Pública sobre a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e "Aliança para os ODS".
Contributos da sociedade civil portuguesa
Quais os aspetos que podem facilitar a implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015? Quais os obstáculos e desafios? Que instrumentos podem e devem estar ao serviço da sua implementação? Quem deve promover e monitorizar a Agenda? Quatro perguntas em busca de propostas no processo de consulta pública sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que decorreu em Portugal nos meses de maio e junho.
Decorridos os quatro workshops em Lisboa, Porto, Évora e Coimbra, realiza-se dia 7 de julho, na capital, o evento final da consulta pública em Portugal sobre a implementação local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas, que irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Ciclo de Formações Mestre-Aprendiz |
2023-05-06 a 2023-06-03, Formação “Bonecas de Perna de Cana” (Constância) e Formação "Registos ou Santinhos do Pego" (Abrantes) |
CAP promove ciclo de conferências no âmbito da Feira Nacional de Agricultura |
2023-06-05 a 2023-06-07, CNEMA, Santarém |
Municípios do Vale do Lima recebem Festival do Loureiro |
2023-06-14 a 2023-06-17, Concelhos do Vale do Lima |
26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa |
2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]