Webinário “UN 75 2020 and Beyond: Balanço e Perspetivas na Implementação da Agenda 2030”

2020-00-00

Fórum da Sociedade Civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)* promoveu no passado dia 22 de setembro o webinário “UN 75 2020 and Beyond: Balanço e Perspetivas na Implementação da Agenda 2030”. O evento analisou os primeiros cinco anos de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e debateu a presença dos ODS nas futuras políticas nacionais e europeias.

O webinário iniciou com algumas palavras de boas-vindas proferidas por Susana Réfega, da Plataforma Portuguesa das ONGD, que, entre outras coisas, assinalou o papel das organizações da sociedade civil na implementação dos ODS e alertou para as restrições à sua atuação que se verificam em alguns países. Este momento de boas-vindas terminou com a apresentação de um vídeo que assinala os 75 anos da constituição das Nações Unidas.

De seguida coube a Patrícia Magalhães Ferreira a apresentação do estudo “Portugal e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que analisou a incorporação dos ODS nas políticas, nas instituições e a na participação da sociedade civil organizada. No caso português foi destacada a inexistência de um roteiro ou plano concreto para a Agenda 2030.

Após a apresentação do estudo Antonio Ferrari, da UNRIC, moderou a mesa redonda com a participação de Mafalda Ferreira, da Unidade de Política Regional da Agência de Desenvolvimento e Gonçalo Motta, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O debate incluiu a presença dos ODS na política nacional e europeia, as prioridades estratégicas, os instrumentos a mobilizar os atores a envolver e a criação de redes de cooperação.

Seguiu-se um momento de discussão em grupos de trabalho, integrado na iniciativa ”UN75 Dialogues” e a síntese e apresentação dos principais resultados, que farão parte das recomendações sobre como “lidar com os desafios para construir um futuro melhor para todos”. Foram identificadas e discutidas questões relacionadas com as megatendências, os atores, os níveis e escalas de atuação ou a participação dos cidadãos e cidadãs.

Luís Chaves, da Federação Minha Terra, fez o encerramento do webinário, destacando a presença insuficiente da Agenda 2030 na agenda nacional e a necessidade de envolvimento da sociedade civil na formulação de políticas, estratégias e medidas, com a adoção de um modelo de governação mais participativo, democrático e transparente.

Veja ou reveja o webinário:

* Composto pelas seguintes entidades: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; CPADA – Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente; CNJ – Conselho Nacional de Juventude; Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; ICOM Portugal – International Council of Museums Portugal; PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e PPONGD - Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]