Portugal apresenta o segundo Relatório Voluntário Nacional da Agenda 2030

2023-07-24

Portugal apresentou no dia 19 de julho, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, em Nova Iorque, o segundo Relatório Voluntário Nacional (RVN) sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O documento analisa o desempenho do país na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015.

O primeiro relatório foi publicado em 2017. Na altura, o documento abordava essencialmente a ação do governo central e as políticas públicas, numa fase ainda muito inicial da entrada em vigor dos ODS. Já esta segunda edição do documento, para além de incluir um conjunto muito mais vasto de indicadores de monitorização, tem uma visão mais holística, “envolvendo as várias camadas do governo nacional, regional e local e de toda a sociedade, tendo auscultado e recolhido contributos de todos os atores relevantes para a elaboração do relatório”.

A Federação Minha Terra participou, enquanto membro do Fórum da Sociedade Civil para os ODS, nas consultas realizadas à sociedade civil durante a preparação do Relatório. O Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto por redes e plataformas nacionais que representam organizações nacionais que trabalham em diferentes áreas e que têm nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) uma base comum de trabalho e colaboração. Este Fórum é um espaço de reflexão crítica sobre a Agenda 2030 e um instrumento de divulgação de atividades relacionadas com os ODS, promoção de parcerias e interligação com outras entidades, públicas, privadas, não-governamentais e da Academia.

O Fórum defende que o envolvimento da sociedade civil é essencial para a prossecução da Agenda 2030 e dos ODS em todas as fases, no desenho, implementação e avaliação das políticas.

Aceda ao RNV aqui (disponível em Inglês).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]