Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”

2019-01-14

A Comissão Nacional da UNESCO vai realizar, em parceria e nas instalações da Academia das Ciências de Lisboa, a Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”, no dia 25  de janeiro.

Inserida nas atividades de divulgação e implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 “Ação Climática” da Agenda 2030, este evento visa abordar e debater temas como: a UNESCO e as Alterações Climáticas; Alteraçõe Climáticas: Desafios e Soluções; Territórios UNESCO – Geoparques e Reservas da Bioesfera – Desafios e Soluções, entre outros. 

Consulte o programa em anexo. A entrada é livre, a inscrição devendo ser feita através do email elizabeth.silva@mne.pt

 


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]