2016-01-25
Minha Terra apresenta ODS12 - Produção e Consumo Sustentáveis
O Seminário "ODS: Consulta Púbica e Aliança para os ODS", que decorreu no passado dia 20 de janeiro no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, teve como objetivo a apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentávelo e o lançamento da Consulta Pública sobre a Implementação dos ODS em Portugal a realizar por diversas redes de organizações da Sociedade Civil. No painel da manhã, a Minha Terra apresentou o ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis.
Tendo como objetivo assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, o ODS12 diz respeito à promoção da utilização eficiente dos recursos e da energia, à promoção de infra-estruturas sustentáveis, e a proporcionar o acesso a serviços básicos, empregos dignos e uma melhor qualidade de vida para todos. A implementação de padrões de produção e consumo sustentáveis contribui para atingir as metas dos planos globais de desenvolvimento, para reduzir custos económicos, ambientais e sociais futuros, para reforçar a competitividade da economia e reduzir a pobreza.
Luís Chaves, em representação da Federação Minha Terra, referiu que em Portugal muitos dos indicadores e desafios que estão na base da identificação deste ODS assumem características próprias, onde o exemplo das cadeias de comercialização curtas e dos mercados locais são claramente instrumentos que concorrem para a sua concretização.
Estes mecanismos de abastecimento de proximidade (se vistos na perspetiva do consumidor) ou de venda em circuitos curtos (na perspetiva do produtor) desempenham, ainda, um importante papel de incentivo de práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para uma menor pegada de carbono através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição e consumo.
Na intervenção foram apresentados alguns casos práticos nacionais de comercialização de proximidade de produtos agrícolas tais como o projeto PROVE, promovido por diversas associações de desenvolvimento local, o projeto "Da nossa terra" da Câmara Municipal de Penafiel, "Partilhar as Colheitas" da Herdade do Freixo do Meio, ou os Cabaz do Peixe e Cabaz do Mar, iniciativas ligadas à valorização dos produtos da pesca local.
Foi ainda referido na apresentação do ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, que a Assembleia da República declarou o ano de 2016 como o ano nacional do combate ao desperdício alimentar que apresenta o mote "combater o desperdício alimentar para promover uma gestão eficiente dos alimentos", uma causa nacional alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que pode mobilizar as organizações, os cidadãos e as comunidades.
No período da tarde decorreu o lançamento da iniciativa Aliança para os ODS, iniciativa na área da cidadania empresarial promovida pela Global Compact Network Portugal, que visa as empresas alinharem as suas estratégias e operações aos princípios universais dos Direitos Humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Mais informações sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui.
O Seminário foi uma iniciativa das seguintes organizações: Aliança Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Portugal, ANIMAR, Camões, I.P., Comissão Nacional da UNESCO, Conselho Nacional da Juventude, Conselho Português para os Refugiados, FAO, Federação Minha Terra, OIM, OIT, Plataforma Portuguesa das ONGD, Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres, The Global Compact - Network Portugal, UNICEF, UNICRI, UNU-EGOV e UNRIC.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]