2018-11-09
À imagem dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) a alcançar durante os próximos anos, instituídos pela resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, de 1 de janeiro de 2016, o INATEL encontra-se a organizar um Ciclo de 17 debates, que começou em março de 2017.
| Fotos: Beatriz Lorena/Fundação INATEL |
Apesar da dimensão global dos ODS, a organização pretende ajustar a discussão de cada tema às especificidades e dinâmicas locais e regionais que constituem a realidade do país.
O sétimo momento deste ciclo foi dedicado ao 13º objetivo que visa a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, e ocorreu, na tarde de 24 de outubro, em Mértola, no Cineteatro Marques Duque.
Após o visionamento do documentário da Comissão Europeia “Causas e Consequências das Alterações Climáticas”, houve um debate sob o tema “O Fenómeno das Alterações Climáticas e a Crise Global”. Entre um leque variado de oradores – do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, da Liga para a Proteção da Natureza, do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e do Campo Arqueológico de Mértola – moderado por José Manuel Alho, do INATEL, que declinou reflexões e dados sobre a acção climática, a presidente da Minha Terra, Maria João Botelho, falou do papel do desenvolvimento rural nas alterações climáticas.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]