Outono às quartas no Portugal Rural - Monte

Out. 2005

Primavera no Outono do Alentejo Central

Vinhos, queijos e azeite, cantares à desgarrada, Primaveras, tarros e cochos são uma pequena amostra das tradições da região do Alentejo Central. Venha conhecê-las no espaço Portugal Rural, na próxima quarta-feira, dia 26 de Outubro.

O destaque desta iniciativa, organizada pela MONTE - Associação para o Desenvolvimento do Alentejo Central, é a Feira da Vinha e do Vinho de Borba. Mas, além dos vinhos da afamada região alentejana, a MONTE dará a conhecer também os melhores queijos e enchidos, as ameixas mais doces e o mais cristalino azeite deste Alentejo.

Outra das razões para não deixar de ir à Rua Saraiva de Carvalho, nº115, em Campo de Ourique, entre as 10 e as 22 horas, é a presença de Poetas Populares que animarão o dia com as suas desgarradas.

Maria Luísa Conceição, de Estremoz, assina as coloridas Primaveras e O Amor é Cego em cerâmica. António Recharto, de Arraiolos, mostra como se fazem tarros e cochos em cortiça.

Até Dezembro, a Loja Portugal Rural vai dar a conhecer, semanalmente, uma região do País através de provas de produtos agro-alimentares, exposições, acções de sensibilização e animações. Os destinatários desta iniciativa são o público consumidor e as entidades de cada uma das regiões, representadas por produtores e promotores locais.

No âmbito destas «Semanas animadas», destacam-se as quartas-feiras, dias em que estarão na loja os representantes dos produtos e/ou das regiões em evidência. Aqui fica o convite para se juntar a nós próxima quarta-feira, 26 de Outubro, dedicada à Primavera no Outono do Alentejo Central.

Programa de Novembro e Dezembro

Formam a Loja Portugal Rural as seguintes entidades:

Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA),

Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE),

Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego (ADELO),

Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas (ADICES),

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN),

Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente (DESTEQUE),

Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste (LEADER OESTE),

Associação para o Desenvolvimento do Alentejo Central (MONTE, ACE),

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS)

e PróRegiões.

Loja Portugal Rural

Rua Saraiva de Carvalho, 115

1250-245 Lisboa

Tel. 21 395 88 89


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]