Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Parlamento Rural Europeu

No passado dia 29 de abril, a equipa coordenadora do Parlamento Rural Europeu 2015, que inclui a rede sueca Hela Sverige ska Leva, entidade coordenadora da parceria candidata, que a Federação Minha Terra também integrou, apresentou o relatório final ao programa "Europe for Citizens", o cofinanciador desta iniciativa.

 

Coordenador do Parlamento Rural Europeu 2015 visita Madeira

Michael Dower, em visita à Região Autónoma da Madeira explica, em entrevista à RTP Madeira, quais os objetivos da iniciativa Parlamento Rural Europeu / ERP2015 e que as suas preocupações consistem predominantemente em devolver o bem-estar à população rural europeia, principalmente às zonas periféricas das extremidades da Europa, como é o caso da Madeira.

 

 

Concluído e aprovado em Schärding, na Áustria, no passado dia 6 de novembro, o Manifesto Rural Europeu já se encontra disponível em 13 idiomas diferentes, e assume-se como uma base de trabalho com as comunidades rurais e com os diferentes órgãos governamentais com vista à preparação das políticas públicas para o período após 2020.

 

Toda a Europa deve viver!

As populações rurais da Europa afirmam os seus direitos.

I12522-20151104X085152.JPG

Entre os dias 4 e 6 de Novembro em Schärding, na Áustria realizou-se o segundo Parlamento Rural Europeu, que juntou 240 representantes das comunidades rurais de 40 países e foi aprovado um ambicioso Manifesto Rural Europeu.

 

A Federação Minha Terra junta-se à população rural de 40 países, para o segundo Parlamento Rural Europeu, que decorre em Schärding (Áustria), entre os dias 4 e 6 de Novembro, com o objetivo da exigência de um acordo justo para comunidades rurais na Europa.

 

Parlamento Rural Europeu - Resultados da auscultação nacional

O trabalho de mobilização das comunidades rurais para o modelo participativo defendido pelo Parlamento Rural Europeu foi coordenado em Portugal pela MINHA TERRA e desenvolvido maioritariamente pelas ADL suas associadas, dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, capacitadas para desencadear o processo de auscultação e diagnóstico a nível local.

 

Constituir uma “cascata de ideias, de baixo para cima” é a estratégia utilizada para envolver todas as comunidades rurais no Parlamento Rural Europeu 2015.

 

A Federação MINHA TERRA tem em curso um questionário online para alargar a participação no Parlamento Rural Europeu 2015 a pessoas e entidades das comunidades rurais, reforçando a visão nacional sobre a realidade dos territórios/comunidades rurais em Portugal.

 

No passado dia 19 de agosto, foi lançado o primeiro número da newsletter do Parlamento Rural Europeu, edição 2015.

 

A Federação MINHA TERRA foi convidada para assumir a coordenação do processo em Portugal, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) suas associadas, enquanto dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, que estão particularmente bem colocadas e preparadas para desencadear o processo de auscultação a nível local.

 

 

Com o objetivo de garantir que os interesses e o bem-estar das comunidades rurais da Europa estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro, o segundo Parlamento Rural Europeu.

 

 Reforçar a voz das comunidades rurais da Europa é o objetivo principal do Parlamento Rural Europeu 2015, que terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro.

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4