Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Coordenador do Parlamento Rural Europeu 2015 visita Madeira

Michael Dower, em visita à Região Autónoma da Madeira explica, em entrevista à RTP Madeira, quais os objetivos da iniciativa Parlamento Rural Europeu / ERP2015 e que as suas preocupações consistem predominantemente em devolver o bem-estar à população rural europeia, principalmente às zonas periféricas das extremidades da Europa, como é o caso da Madeira.

"A Madeira, como muitas zonas da periferia europeia, é afetada pelo declínio da população rural, a perda de jovens, a fraqueza da economia rural e a falta de serviços rurais", condições que estão refletidas no Manifesto do Parlamento Rural Europeu 2015, disse Michael Dower, adiantando ainda que "é preciso ação para resolver esses problemas, que requer ação por parte da própria população rural, mas também por parte dos governos e da União Europeia".

Outro tema de destaque diz respeito às desigualdades existentes entre o mundo rural e o mundo urbano: "Há zonas onde a agricultura foi abandonada e que também causou danos na paisagem" que, na opinião do Coordenador do ERP2015, "é doloroso ver terrenos sem manutenção; terrenos muito importantes para manterem o solo e a água". Fraquezas em termos de serviços existentes nas aldeias foi outra ideia que foi referida, que corrobora a necessidade de se promover o reforço da economia rural.

O Parlamento Rural Europeu incitou a União Europeia a lançar uma grande revisão das condições das áreas rurais dentro da União. A campanha irá prosseguir nos próximos 2 anos, visando influenciar a preparação das políticas para o período após 2020, como se pode ouvir na reportagem da RTP Madeira.

I12755-MD.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4