Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Parlamento Rural Europeu pretende influenciar a política rural no espaço europeu

Com o objetivo de garantir que os interesses e o bem-estar das comunidades rurais da Europa estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro, o segundo Parlamento Rural Europeu.

O Parlamento Rural Europeu contará com cerca de 300 participantes, de 40 países, incluindo as delegações nacionais, convidados da Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho da Europa, e nele serão analisados os contributos trazidos pelas delegações nacionais, juntamente com os que forem recolhidos através da consulta realizada pelo website do projeto. Com base em toda esta informação, será consolidado e consensualizado o Manifesto Rural Europeu, divulgado publicamente e utilizado para influenciar os organismos europeus no sentido de valorizarem as comunidades e dinâmicas locais rurais, adequando as suas políticas às necessidade e expectativas desses territórios e populações.

Adicionalmente, espera-se ainda que o projeto possa servir de instrumento que, em cada território, ajude a desenvolver mecanismos locais de participação, reforçando a capacidade de decisão das comunidades locais.

Em Portugal, a Federação MINHA TERRA assume a coordenação do processo, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local suas associadas.

 

Para mais informações sobre a iniciativa: http://europeanruralparliament.com

I12307-IMAGEMXLOGOS.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4