Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Parlamento Rural Europeu 2017 com data marcada

2017-07-24

A iniciativa do Parlamento Rural Europeu deste ano, que vai para a sua terceira edição, vai decorrer nos dias 18 a 21 de outubro de 2017, na aldeia holandesa de Venhorst.

I13025-ERP2017.JPG

Trata-se do evento final de uma campanha que tem decorrido desde o ano passado com vista a reforçar a participação dos cidadãos rurais na União Europeia na formulação de políticas e na tomada de medidas para o bem-estar nas economias e comunidades rurais, e que tem contado com o apoio do programa Europa para os Cidadãos, através de mais de 40 parceiros em toda a Europa, nomeadamente através de:

- Defesa, a nível nacional e europeu, dos elementos políticos do Manifesto Rural Europeu 2015 «Toda a Europa deve viver!»;

- Reforço das redes europeias (ERCA, PREPARE e ELARD), bem como dos parceiros nacionais, e alargar o alcance destas organizações aos cidadãos rurais;

- Realização de seis workshops temáticos de preparação do Parlamento Rural Europeu: serviços rurais; jovens e mundo rural; acolhimento de migrantes e refugiados nas zonas rurais; combate à pobreza e à exclusão social; reforço das economias rurais; e desenvolvimento rural integrado e promoção do LEADER e do DLBC; e

- Animação e divulgação, através de redes sociais, website do Parlamento Rural Europeu, plataformas europeias e dos parceiros nacionais.

A iniciativa final irá contar com um dia de visita de campo na região do Brabante do Norte, e dois dias de grupos de trabalho e sessões plenárias, a fim de reunir os resultados obtidos nos trabalhos preparatórios e permitir um debate atualizado sobre o estado das áreas rurais na Europa, desafios e oportunidades das políticas públicas para a próxima década.

O evento final conta com o cofinanciamento do Ministério dos Assuntos Internos dos Países Baixos, Província de Brabante do Norte e pelo Município de Boekel e, segundo as previsões, irá reunir cerca de 300 participantes oriundos de 40 países europeus – 28 países membros da União Europeia, e outros países europeus tais como a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e a Sérvia.

Em Portugal, a Federação MINHA TERRA assume a coordenação do Parlamento Rural Europeu 2017, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local suas associadas.

 

I13025-ERP2017X2.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4