Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Preparação do Parlamento Rural Europeu 2017 em curso

2016-10-21

I12845-EUROPEANXRURALXPARLIAMENT.JPG

A próxima e terceira edição do Parlamento Rural Europeu (PRE) vai decorrer de 18 a 21 de outubro 2017, na pequena aldeia holandesa de Venhorst. Segunda as previsões, o evento vai reunir cerca de 300 participantes oriundos de 40 países europeus – 28 países membros, contando também com a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e a Sérvia. A organização vai ficar a cargo de Landelijke Vereniging voor Kleine Kernen LVKK (Associação nacional de pequenas cidades) e de Vereniging Kleine Kernen Noord-Brabant VKKNB (Associação de pequenas cidades de Brabante do Norte).

Entretanto a campanha 2016-17 do Parlamento Rural Europeu já está em curso, sendo que já foi lançada a primeira série de projetos multinacionais, composta por seis temáticas – Preparativos para o Parlamento Rural Europeu da Juventude e Provisões para a juventude nas áreas rurais; Acolhimento e integração de refugiados e imigrantes económicos nas comunidades rurais; Desenvolvimento rural integrado e o papel do LEADER e do Desenvolvimento Local de Base Comunitária; Combater a pobreza e a exclusão nas áreas rurais; Manter os serviços e as infrastruturas rurais; Reforçar as economias locais e sub-regionais.

Os coordenadores do PRE conseguiram assegurar o financiamento desta primeira série, recorrendo a fundos do Programa “Europa para os Cidadãos”, na proporção de 10.000 Euros como financiamento de base por projeto. Com o objetivo de garantir uma maior abrangência geográfica, a implementação dos projetos divide-se em duas fases: primeiro, um contacto virtual com um mínimo de 250 pessoas, seguido de um acontecimento cara a cara com um máximo de 50 pessoas vindas de pelo menos seis países europeus.

De referir que, tal como em 2015, a Minha Terra é parceira formal do PRE 2017 para Portugal. 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4