2016-10-21
A próxima e terceira edição do Parlamento Rural Europeu (PRE) vai decorrer de 18 a 21 de outubro 2017, na pequena aldeia holandesa de Venhorst. Segunda as previsões, o evento vai reunir cerca de 300 participantes oriundos de 40 países europeus – 28 países membros, contando também com a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e a Sérvia. A organização vai ficar a cargo de Landelijke Vereniging voor Kleine Kernen LVKK (Associação nacional de pequenas cidades) e de Vereniging Kleine Kernen Noord-Brabant VKKNB (Associação de pequenas cidades de Brabante do Norte).
Entretanto a campanha 2016-17 do Parlamento Rural Europeu já está em curso, sendo que já foi lançada a primeira série de projetos multinacionais, composta por seis temáticas – Preparativos para o Parlamento Rural Europeu da Juventude e Provisões para a juventude nas áreas rurais; Acolhimento e integração de refugiados e imigrantes económicos nas comunidades rurais; Desenvolvimento rural integrado e o papel do LEADER e do Desenvolvimento Local de Base Comunitária; Combater a pobreza e a exclusão nas áreas rurais; Manter os serviços e as infrastruturas rurais; Reforçar as economias locais e sub-regionais.
Os coordenadores do PRE conseguiram assegurar o financiamento desta primeira série, recorrendo a fundos do Programa “Europa para os Cidadãos”, na proporção de 10.000 Euros como financiamento de base por projeto. Com o objetivo de garantir uma maior abrangência geográfica, a implementação dos projetos divide-se em duas fases: primeiro, um contacto virtual com um mínimo de 250 pessoas, seguido de um acontecimento cara a cara com um máximo de 50 pessoas vindas de pelo menos seis países europeus.
De referir que, tal como em 2015, a Minha Terra é parceira formal do PRE 2017 para Portugal.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]