Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Manifesto Rural Europeu divulgado em 13 idiomas

2015-12-21

 

Concluído e aprovado em Schärding, na Áustria, no passado dia 6 de novembro, o Manifesto Rural Europeu já se encontra disponível em 13 idiomas diferentes, e assume-se como uma base de trabalho com as comunidades rurais e com os diferentes órgãos governamentais com vista à preparação das políticas públicas para o período após 2020.

Na sessão de encerramento do encontro, o grupo de coordenação anunciou a intenção de dar continuidade à campanha Parlamento Rural Europeu nos próximos dois anos, chamando a atenção para propostas que constam do Manifesto Rural Europeu e trabalhando em estreita colaboração com os parceiros nacionais dos 40 países europeus que participaram nesta iniciativa, que conta com o lema "All Europe Shall Live!!! / Toda a Europa Deve Viver!!!".

I12570-GCXERP.JPG

Em diversos países, o Manifesto está a ser ativamente difundido por redes de organizações ligadas ao desenvolvimento rural, pela imprensa nacional e junto de responsáveis politicos, como ministérios e deputados.

A nível comunitário, os membros do grupo de coordenação do Parlamento Rural Europeu realizaram, no final de novembro, várias apresentações sobre os resultados do evento, com destaque para o Grupo de Diálogo Civil do Desenvolvimento Rural e a Assembleia Europeia das Redes Rurais, principal instância de governação da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, ambas presididas pela Comissão Europeia, que contam com a participação de representantes de muitas Organizações Não Governamentais europeias, ministérios da agricultura, autoridades de gestão e agências de paagamento dos PDR, Redes Rurais Nacionais e Grupos de Ação Local de todos os países da União Europeia.

O Parlamento Rural Europeu é uma iniciativa conjunta de três redes rurais pan-europeias: European Rural Community Alliance (ERCA); PREPARE Partnership for Rural Europe; e European LEADER Association for Rural Development (ELARD). Os membros destas redes distribuem-se em toda a EU, nos Balcãs ocidentais e nos países ocidentais do Mar Negro.

A campanha do PRE é realizada sob os auspícios do Secretário-Geral do Conselho da Europa, o deputado Thorbjørn Jagland e cofinanciada pela Comissão Europeia através do programa Europa para os Cidadãos.

Documentos Anexos:

Manifesto Rural Europeu

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4