Acerca da Minha Terra
Área de Associados

II Parlamento Rural Europeu: Um acordo justo para as comunidades rurais da Europa.

2015-11-04

A Federação Minha Terra junta-se à população rural de 40 países, para o segundo Parlamento Rural Europeu, que decorre em Schärding (Áustria), entre os dias 4 e 6 de Novembro, com o objetivo da exigência de um acordo justo para comunidades rurais na Europa.

O intuito da campanha, lançada por três redes rurais europeias, e que decorreu durante um ano em 40 países, é fortalecer a voz das populações rurais, para garantir que os seus interesses são refletidos nas políticas nacionais e europeias, e para promover a entreajuda e a cooperação entre as comunidades rurais.

Com a participação de 250 pessoas, serão debatidos os principais temas decorrentes da campanha e definido um Manifesto Rural Europeu que estabeleça uma agenda com as políticas e ações relevantes a desenvolver nos próximos anos.

Os temas em discussão no Parlamento Rural Europeu incluem:

  • A grande preocupação das pessoas em muitas regiões rurais sobre as limitações da economia rural, a falta de bons empregos, a perda de população jovem, a redução de serviços rurais, o sofrimento dos mais velhos, a pobreza e a exclusão social da população desfavorecida e das minorias étnicas;
  • O direito das comunidades rurais a uma qualidade de vida e a um padrão de vida igual à das populações urbanas, e o direito à plena participação nos processos políticos;
  • Uma visão para o futuro das comunidades rurais, inclusivas e sustentáveis, apoiada por economias rurais diversificadas e pela gestão efetiva das paisagens e do património cultural.

Serão ainda abordadas duas questões com grande impacto na atualidade: as alterações climáticas e os refugiados.

O Parlamento Rural apelará a uma nova e inovadora parceria entre a população rural e os governos, de forma a inverter a espiral descendente em muitas áreas rurais; permitir que os jovens encontrem uma vida no campo;  combater a pobreza e a exclusão; e para construir um futuro positivo para milhões de explorações agrícolas e empresas rurais, pequenas ou familiares.

A campanha do Parlamento Rural Europeu em Portugal foi organizada pela Federação Minha Terra. Regina Lopes, Presidente de Direção, referiu: "Estamos muito satisfeitos por participar neste exercício pan-Europeu porque é muito importante que as comunidades rurais sejam ouvidas na definição das políticas e soluções para os seus territórios. Os habitantes dos territórios rurais e as organizações que os representam têm de ser considerados parceiros na construção dessas soluções, pois são quem melhor conhece a realidade e quem melhor pode participar na implementação local das medidas e ações. A nossa delegação irá levar ao Parlamento Rural Europeu as conclusões do processo de consulta promovido pelas Associações de Desenvolvimento Local portuguesas, contribuindo para reunir boas ideias de toda a Europa sobre como promover os interesses das populações rurais".

Mais informações em: www.europeanruralparliament.com.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4