Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Notícias

De 24 a 26 de novembro, a Universidade Católica Portuguesa vai ser palco do terceiro Fórum das Finanças Éticas e Solidárias (FFES III). Depois das duas edições anteriores no Porto, em 2015, e em Faro, em 2016, Lisboa recebe este evento de referência internacional.

 

A ADDLAP recebeu aprovação do seu Plano de Formação Modular Certificada para Empregados e Desempregados para 2017/2018, no âmbito da tipologia 1.08 do POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, abrindo, desde logo, o período de inscrições para a realização de uma série de formações.

 

O período de candidatura da sétima eleição realizada em Portugal pela organização 7 Maravilhas de Portugal começa a 17 de novembro. A edição de 2018 quer promover a experiência genuína de comer e beber a uma mesa portuguesa.

 

De 15 a 25 de novembro, decorre a votação online para o Prémio Nacional do Artesanato. O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, enquanto entidade promotora do Prémio Nacional do Artesanato, procura, assim, incentivar a produção artesanal – tradicional e contemporânea –, distinguindo artesãos técnica e profissionalmente dotados e exímios, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

 

Apesar da UE tencionar gastar quase 100 mil milhões de euros na política de desenvolvimento rural para o período de 2014–2020 através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), cerca de 90% do plano financeiro do FEADER estava por utilizar no início de 2017 (o quarto ano do período de programação), prevendo-se a concentração das despesas na segunda metade do período de programação, tal como no antigo período de programação. O Relatório Especial n.º 16/2017 o Tribunal de Contas Europeu (TCE), intitulado “Programação do Desenvolvimento Rural: é necessário menos complexidade e mais ênfase nos resultados”, faz um retrato pouco complacente da programação do desenvolvimento rural.

 

Na reunião de 15 de novembro consagrada à política de coesão, o Conselho da União Europeia discutiu o futuro da política de coesão pós-2020, na sequência da publicação do sétimo relatório da Comissão sobre Coesão económica, social e territorial, sendo que o resultado deste debate deverá contribuir para a preparação pela Comissão do novo pacote legislativo para a política de coesão pós-2020, que está previsto ser apresentado no próximo ano.

 

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) convidou a Comissão e os Estados-Membros a desenvolverem novos programas de apoio suficientemente flexíveis e eficientes, capazes de se ajustar à variedade de necessidades das zonas rurais europeias, com vista a aumentar a autonomia das aldeias e das pequenas cidades. O parecer adotado na última sessão plenária do CESE, a 18 de outubro, “As aldeias e as pequenas cidades como catalisadoras do desenvolvimento rural” reflete a opinião do CESE quanto ao dever de revitalizar das zonas rurais europeias.

 

Seminário DLBC na Hungria: construir comunidades locais resilientes

O terceiro seminário europeu sobre Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) decorreu no noroeste da Hungria, na cidade de Györ, de 8 a 10 de novembro. Mais de 150 agentes DLBC do nível local, regional, nacional e europeu, responderam presente ao apelo das quatro Direções-Gerais de Comissão UE que gerem fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI). Portugal participou através da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, da Federação Minha Terra, da ADER-AL, da A2S, da Rede DLBC Lisboa, e do GAL Pesca ecoMAR.

I13110-PAINEL.JPG

 

Até ao dia 31 de janeiro de 2018, estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade podem candidatar-se ao Green Key 2018.

 

Apresenta-se a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar

O combate ao desperdício alimentar é um dever partilhado pelo produtor e pelo consumidor, segundo a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar, apresentada a 8 de novembro pelo Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

 

A Câmara Municipal de Sesimbra e a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal estão a promover o Fórum Mare Nostrum, uma iniciativa integrada no programa de comemorações do Dia Nacional do Mar em Sesimbra.

 

No âmbito do evento multidisciplinar Portugal Economia Social que quer mostrar e estimular o potencial do setor da economia social, o “Turismo Acessível, Inclusivo e Adaptado”, considerado como uma opção de futuro e sustentabilidade para as organizações sociais, é pretexto para a conferência que vai decorrer a 18 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa.

 

Em conformidade com o anúncio de abertura de período de apresentação de candidaturas N.º 001/2017/ GAL ADREPES Costeiro, a submissão de candidaturas ao abrigo do regime de apoio à execução das estratégias de desenvolvimento local de base comunitária do Programa Operacional Mar 2020, iniciou a 15 de setembro e vai prolongar-se até 30 de novembro.

 

A 31 de outubro, a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave encerrou a primeira fase do concurso lançado no âmbito do SI2E - Sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego. Foram apresentadas 54 candidaturas, perfazendo um investimento total de 2.670.851 euros.

 

O Despacho Normativo n.º 19/2017, de 07 de novembro, determina a alteração ao Programa Valorizar, com base na necessidade de adotar medidas excecionais destinadas a promover a recuperação dos territórios atingidos pelos incêndios de outubro de 2017.

 

A ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, o Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal e a AIP – Associação Industrial Portuguesa vão realizar um Fórum de Empreendedorismo, a 8 de novembro, em Palmela.

 

REPOR – Reposição da Atividade Económica (Fundos Nacionais)

A 06 de novembro foi lançada uma nova tipologia de apoios ao abrigo do Portugal 2020, com base no Decreto-Lei n.º 135-B/2017, de 3 novembro, que aprova o Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas. Intitulada REPOR destina-se à reposição da atividade económica diretamente afetada pelos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro. O concurso prolonga-se até dia 1 de outubro de 2018.

 

MAR 2020 – DLBC Costeiro no Litoral Alentejano

A ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) – Pesca Litoral Alentejano abriu o período para apresentação de candidaturas ao concurso MAR 2020 – DLBC Costeiro no Litoral Alentejano de 3 de novembro a 22 de dezembro.

I13099-2X-XADLXPRAIAXPORTOXCOVO.JPG

 

A GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional está a organizar duas formações para artesãos ou potenciais interessados na área, no âmbito do projeto de cooperação territorial Craft & Art, financiado pelo MAC 2014-2020 – Programa Operacional INTERREG Madeira-Açores-Canárias.

 

O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) deu início à itinerância por todo o país do ciclo de apresentações do novo Código dos Contratos Públicos. Até ao final de novembro, vão participar nestas sessões o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, e o presidente do IMPIC, Fernando Silva, para além de técnicos do Instituto, para esclarecer qualquer dúvida sobre esta matéria.

 

Conferência final de Greenways4ALL em Portugal

Sensibilizar para a prática do voluntariado em Aljustrel

Oficina de inclusão social sobre Zonas Rurais Atrativas e Inclusivas

Mudança de órgãos sociais da Minha Terra

Facilitar a procura de parceiros de cooperação

“Olhar o Mundo Rural”

ELARD propõe DLBC para 2021-2027 mais eficiente e mais simples

Especialização em Igualdade de Género

Guia de orientação e ferramentas de Cooperação Transnacional LEADER

Sobre o financiamento das Organizações da Sociedade Civil

GAL eslovenos visitaram GAL portugueses e falaram de cooperação

Preparar o Futuro da Política de Coesão

GAL ADREPES Urbano abre candidaturas ao SI2E

Profissionais e investigadores juntaram-se para falar sobre “Comunidades como agentes de mudança: o desenvolvimento local na UE no pós-2020”

GAL Adriminho divulga medidas de apoio

Academias Seniores da ADRACES voltam a abrir portas

Linha de apoio à Valorização Turística do Interior financia projeto da ATA

ADREPES abre período para apresentação de candidaturas de microempresas

Premiar projetos de conservação e gestão do património natural

Comité de Peritos de Desenvolvimento Local na área do Turismo

1,5M€ para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais

Regresso às aulas nas Academias Seniores da ADRACES

AD ELO faz balanço de 1ª Fase do SI2E

Comitiva de GAL eslovenos no Norte de Portugal

ATAHCA participou na Conferência Internacional de Micro e Nanoengenharia

ADIBER recebe 16 propostas de investimento na Beira Serra

Estratégia para o Turismo 2027 aprovada

ELARD discute DLBC multifundos com a Comissão Europeia

Conferência EUROPARC 2017 faz as contas

25 anos da Rede Animar e de Desenvolvimento Local em Portugal

Guia FARNET #13: Inclusão social para comunidades piscatórias dinâmicas

Comunidades como agentes de mudança: o desenvolvimento local na UE no pós-2020

Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 arranca já em outubro

Novas linhas de orientação para a avaliação do LEADER/DLBC

Vicentina com um novo visual

2ª Chamada de Projetos de Turismo Criativo

Apoiam-se projetos para o desenvolvimento local das zonas pesqueiras e costeiras

Constância acolhe a Semana do Turismo Ativo e II Festival das Grandes Rotas

Ponto de situação do SI2E na ADERES

ACAPORAMA abre período de apresentação de candidaturas ao PRODERAM

Remate das Conferências da Estrela

Património, pessoas e território no Convento de Santa Maria de Semide

Oito sessões de esclarecimento do SI2E na NUT III Ave

Eis, por fim, as sete aldeias maravilhas de Portugal

Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo

Divulgação de oportunidades de financiamento para a região saloia

ADREPES é entidade prestadora de apoio técnico credenciada

Feira da Dieta Mediterrânica anima o Mercado da Ribeira de Tavira

Empresas do Ribatejo Interior propõem-se a investir cerca de 655 mil euros na região

Segunda edição da “Festa Templária Almourol”

Plano de Ação para a Economia Circular | Consulta Pública até 30 de setembro

Concurso “1 Minuto com Viseu Rural”

Um milhão de euros em candidaturas

Prémio para a sociedade civil

Alteração ao regime de aplicação das atividades de cooperação dos GAL

O Ano Europeu do Património Cultural está próximo, é já em 2018

Conferência sobre Cooperação Transnacional de GAL na Lituânia

Geoparque Açores é capa do Olhar o Mundo Rural

DLBC para as Pescas em curso nos Açores

As Jornadas Europeias do Património em 2017

MoovIdeias procura empreendedores em Abrantes, Constância e Sardoal

Cinco programas sobre o Geoparque Açores na RTP

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

ADIRN vai pedir reforço de verba para o SI2E

“Comunidade Rural Digital”, um projeto transfronteiriço

Promover o empreendorismo e a criação de emprego no Vale do Minho

Lançamento do Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis

Aldeias da Saudade em pleno Minho

Minha Terra e Rede LEADER France debatem o futuro do LEADER na Europa

Sessão de Trabalho DLBC/LEADER em Cuba

Atualizado a 04-10-2017

Agenda 2030 – ODS

TAGUS dispõe de 1,5 milhões para estimular empreendedorismo e emprego

IN LOCO lança linha de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego

“A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.”

16-06-2017

Seis atividades temáticas do Parlamento Rural Europeu 2017

Declaração LEADER/DLBC de Tartu exige mais e melhor LEADER para 2021-2027

Plano de Informação LEADER 2020

Microfinanças é tema do 3º Fórum das Finanças Éticas e Solidárias

ADDLAP promove Formações Modulares Certificadas

7 Maravilhas à Mesa de 2018

Vote no Prémio Nacional do Artesanato 2017

Menos complexidade e mais enfâse nos resultados, diz o Tribunal de Contas Europeu

A Política de Coesão pós-2020

Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural

Seminário DLBC na Hungria: construir comunidades locais resilientes

Candidaturas abertas ao Programa Green Key 2018

Apresenta-se a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar

Fórum Mare Nostrum em Sesimbra

Conferência Turismo Acessível, Inclusivo e Adaptado

ADREPES prorroga prazo para candidaturas ao Mar 2020

Sol do Ave encerra primeira fase do SI2E com investimento proposto superior a 2,5 milhões

Reforço da dotação global do Programa Valorizar

Fórum de Empreendedorismo em Palmela

REPOR – Reposição da Atividade Económica (Fundos Nacionais)

MAR 2020 – DLBC Costeiro no Litoral Alentejano

Formações Craft & Art

Apresentações do Novo Código dos Contratos Públicos

Conferência final de Greenways4ALL em Portugal

Sensibilizar para a prática do voluntariado em Aljustrel

Oficina de inclusão social sobre Zonas Rurais Atrativas e Inclusivas

Mudança de órgãos sociais da Minha Terra

Facilitar a procura de parceiros de cooperação

“Olhar o Mundo Rural”

ELARD propõe DLBC para 2021-2027 mais eficiente e mais simples

Especialização em Igualdade de Género

Guia de orientação e ferramentas de Cooperação Transnacional LEADER

Sobre o financiamento das Organizações da Sociedade Civil

GAL eslovenos visitaram GAL portugueses e falaram de cooperação

Preparar o Futuro da Política de Coesão

GAL ADREPES Urbano abre candidaturas ao SI2E

Profissionais e investigadores juntaram-se para falar sobre “Comunidades como agentes de mudança: o desenvolvimento local na UE no pós-2020”

GAL Adriminho divulga medidas de apoio

Academias Seniores da ADRACES voltam a abrir portas

Linha de apoio à Valorização Turística do Interior financia projeto da ATA

ADREPES abre período para apresentação de candidaturas de microempresas

Premiar projetos de conservação e gestão do património natural

Comité de Peritos de Desenvolvimento Local na área do Turismo

1,5M€ para o desenvolvimento das zonas costeiras de Mafra e Cascais

Regresso às aulas nas Academias Seniores da ADRACES

AD ELO faz balanço de 1ª Fase do SI2E

Comitiva de GAL eslovenos no Norte de Portugal

ATAHCA participou na Conferência Internacional de Micro e Nanoengenharia

ADIBER recebe 16 propostas de investimento na Beira Serra

Estratégia para o Turismo 2027 aprovada

ELARD discute DLBC multifundos com a Comissão Europeia

Conferência EUROPARC 2017 faz as contas

25 anos da Rede Animar e de Desenvolvimento Local em Portugal

Guia FARNET #13: Inclusão social para comunidades piscatórias dinâmicas

Comunidades como agentes de mudança: o desenvolvimento local na UE no pós-2020

Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 arranca já em outubro

Novas linhas de orientação para a avaliação do LEADER/DLBC

Vicentina com um novo visual

2ª Chamada de Projetos de Turismo Criativo

Apoiam-se projetos para o desenvolvimento local das zonas pesqueiras e costeiras

Constância acolhe a Semana do Turismo Ativo e II Festival das Grandes Rotas

Ponto de situação do SI2E na ADERES

ACAPORAMA abre período de apresentação de candidaturas ao PRODERAM

Remate das Conferências da Estrela

Património, pessoas e território no Convento de Santa Maria de Semide

Oito sessões de esclarecimento do SI2E na NUT III Ave

Eis, por fim, as sete aldeias maravilhas de Portugal

Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo

Divulgação de oportunidades de financiamento para a região saloia

ADREPES é entidade prestadora de apoio técnico credenciada

Feira da Dieta Mediterrânica anima o Mercado da Ribeira de Tavira

Empresas do Ribatejo Interior propõem-se a investir cerca de 655 mil euros na região

Segunda edição da “Festa Templária Almourol”

Plano de Ação para a Economia Circular | Consulta Pública até 30 de setembro

Concurso “1 Minuto com Viseu Rural”

Um milhão de euros em candidaturas

Prémio para a sociedade civil

Alteração ao regime de aplicação das atividades de cooperação dos GAL

O Ano Europeu do Património Cultural está próximo, é já em 2018

Conferência sobre Cooperação Transnacional de GAL na Lituânia

Geoparque Açores é capa do Olhar o Mundo Rural

DLBC para as Pescas em curso nos Açores

As Jornadas Europeias do Património em 2017

MoovIdeias procura empreendedores em Abrantes, Constância e Sardoal

Cinco programas sobre o Geoparque Açores na RTP

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

ADIRN vai pedir reforço de verba para o SI2E

“Comunidade Rural Digital”, um projeto transfronteiriço

Promover o empreendorismo e a criação de emprego no Vale do Minho

Lançamento do Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis

Aldeias da Saudade em pleno Minho

Minha Terra e Rede LEADER France debatem o futuro do LEADER na Europa

Sessão de Trabalho DLBC/LEADER em Cuba

Agenda 2030 – ODS

TAGUS dispõe de 1,5 milhões para estimular empreendedorismo e emprego

IN LOCO lança linha de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego

“A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.”

Seis atividades temáticas do Parlamento Rural Europeu 2017

Declaração LEADER/DLBC de Tartu exige mais e melhor LEADER para 2021-2027

Plano de Informação LEADER 2020

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4