Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Notícias

A Associação In Loco, a par de seis outras entidades - ADG21, CM Coruche, CM Mação, ISU, Universidade de Aveiro, VIDA – viu o seu trabalho distinguido ao mais alto nível com o título de Dryland Champions 2016 (Campiões das Zonas Áridas 2016). Assim, o decidiu a Comissão Nacional de Combate à Desertificação que, com a chancela da Organização da Nações Unidas, lhe atribuiu pelo segundo ano consecutivo este certificado de mérito. 

 

O “Marketing Social” é tema do seminário dinamizado pelo GOD – Grupo Operativo da Deficiência e pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, com o apoio do Município de Barcelos, dia 3 de março, pelas 14h00, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

 

Dia 7 de março é dia de empreendedores no Cadaval

Empresários, Empreendedores e Jovens estão convidados a participar numa sessão de apresentação de iniciativas de apoio ao empreendedorismo promovida pela Europe Direct Oeste e o CLDS 3G Melhor Cadaval, em parceria com a Câmara Municipal do Cadaval, a decorrer no auditório da Câmara Municipal do Cadaval, das 14h00 às 16h30, dia 7 de março.

 

A ADIBER cria o acontecimento em Coimbra

A ADIBER vai fazer várias investidas na cidade de Coimbra para divulgar a Região da Beira Serra junto dos citadinos. Para esse efeito, adotou um espaço e um parceiro perto da Sé Velha, o “Aromas da Sé”.

 

O que une os municípios de Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, São João da Pesqueira, Seia, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo? Um projeto: o ClimAdaPT.Local. Um compromisso: a adaptação às alterações climáticas. Uma estratégia: a chamada estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas.

 

A convite da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social – CASES, o Monte participou num encontro com atores da economia social da região Alentejo dedicado à importância da avaliação de impacto social das intervenções das organizações da economia social.

 

O Centro de Estudos Ibéricos – CEI acaba de lançar a primeira edição de um prémio que visa distinguir e divulgar trabalhos, projetos de investigação, estudos, experiências e boas práticas que concorram para o reforço da coesão, cooperação e competitividade dos territórios transfronteiriços e de baixa densidade.

 

A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave distinguiu 90 profissionais de cinco instituições – Escola Secundária de Amares, Centro Social Paroquial de Dornelas, Centro de Solidariedade Social de Valdosende, Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Casa do Povo de Pico de Regalados – que concluíram com sucesso o processo de certificação profissional nas áreas de Serviço de Apoio à Criança e Jovens e Trabalho Social e Orientação.

 

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro, vão acolher a IV Conferência de Planeamento Regional e Urbano (PRU) subordinada ao tema “A participação em planeamento do território e políticas públicas”.

 

Para 30 de março, está agendado um seminário em Bruxelas sobre a revitalização de zonas rurais através da inovação empresarial, intitulado “Empresas rurais – o futuro é agora”. No seguimento da Declaração de Cork 2.0 para “uma vida melhor nas zonas rurais”, a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural decidiu organizar um seminário para mostrar como é que as empresas rurais – agrícolas e outras – podem inovar de modo a “criar condições favoráveis para uma prosperidade e vitalidade futura”.

 

Lançamento oficial do 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

O 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias escolheu o Piodão para a cerimónia de lançamento oficial do concurso no dia 7 de fevereiro. Entre os convidados encontravam-se o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves, e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), representada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

 

Um colóquio dedicado às (Des)igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em territórios de baixa densidade

I12913-IMAGEM1.JPG

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre vai ser o palco, dia 20 de abril, de um colóquio que procura apresentar e discutir a amplitude das desigualdades sociais e dos seus efeitos junto de vários segmentos da sociedade portuguesa.

 

Sol do Ave firme no desenvolvimento social

O desenvolvimento social é uma constante na intervenção da Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave. As últimas notícias não desmentem esse facto.

I12914-IMAGEMXTRI.JPG

 

A edição de fevereiro de 2017 da publicação “Olhar o Mundo Rural” da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional das ilhas Graciosa e Terceira já está disponível.

 

A ELARD – Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural pôs a 31 de janeiro o ponto final na redação da declaração do LEADER/DLBC para o próximo período de programação, intitulada Declaração de Tartu “Renovar o LEADER/DLBC para 2020+”. Pronta para ser disseminada junto dos grupos-alvo dos respetivos países-membros da ELARD – Grupos de Ação Local, Autoridades de Gestão, Redes, Entidades de Financiamento, Redes Rurais Nacionais, Comissões de Acompanhamento, etc., esta importantíssima tomada de posição vai iniciar a sua difusão europeia ainda nesta semana.

 

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural publicou quatro páginas dedicadas à síntese do Seminário “Alcançar resultados através do DLBC: pôr o método em ação” que decorreu na Suécia, nos passados dias 6 a 8 dezembro. Esta parece ser uma oportunidade não só para partilhar os resultados do seminário, como lançar novamente para cima da mesa as ideias fundamentais consensualizadas entre os 130 participantes de olhos postos no futuro.

 

Dia 17 de junho comemora-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação sob o lema “A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.” Esta palavras de ordem de amplitude global querem destacar o papel fundamental das terras produtivas aptas a transformar espaços não produtivos e abandonados em lugares estáveis, seguros e sustentáveis para o nosso futuro comum.

 

Jovens entre 18 e 29 anos que não estudam, nem trabalham, nem estão em formação (NEET – not in employment, education or training) foram o público-alvo de uma sessão de divulgação de três medidas de apoio ao empreendedorismo – “Investe Jovem”, do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional; “Empreende Já“, do Instituto Português do Desporto e da Juventude; e “Coopjovem”, da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

 

Perante meia centena de parceiros presentes na tomada de posse, em Góis, dia 31 de janeiro, dos novos órgãos sociais da ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, o recém-reeleito presidente da direção, Miguel Ventura, proferiu um discurso marcado não só pelo agradecimento, mas sobretudo pela inquietação.

 

O Comité económico e social europeu (CESE) organiza uma audição pública, em Bruxelas, sobre Aldeias e cidades pequenas enquanto catalisadoras do desenvolvimento rural: desafios e oportunidades. A manhã de 14 de fevereiro vai estar dividida em duas sessões dedicadas, primeiro, à avaliação da participação de agentes e atores no terreno – situação, necessidades e perspetivas –, e, depois, às respostas políticas e regimes de financiamento das instituições europeias, destinados às necessidades específicas das aldeias e das cidades pequenas.

 

"7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias" visitam o Portugal das Aldeias

Minha Terra cria o Prémio Manuel Goulart Carrinho

A TAGUS muda-se

O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local 2017

“Faça o seu negócio chegar a novos clientes!”

A lampreia do Rio Minho veio para ficar

E se o turismo humanizasse os territórios

Fecho do Programa Cidadania Ativa num seminário em três atos

Apoio aos Empreendedores em Meio Rural Norte

Ciclo de Formações Regionais da Rede de Autarquias Participativas

Hubs sociais em zonas rurais

Em Berlim discute-se a "Declaração de Cork 2.0 – da reflexão à acção"

Levar os jovens a participar na governação de áreas comunitárias

Cork 2.0 versão PT

Agenda online para a gestão de projetos Portugal 2020

Conferência STRD 2017 “Turismo sustentável para o desenvolvimento rural”

“O LEADER mudou o Vale do Lima”

O Jornal Público abre janelas sobre o interior

Apresentação da primeira Estratégia Nacional para a Educação Ambiental

ADL esclarece artesãos, feirantes e vendedores ambulantes

ADL associou-se à campanha nacional para a eliminação da violência de género

LEADER comemorou 25 anos em Portugal

24 Problemas de Ordenamento do Território

ADIBER elegeu novos Órgãos Sociais e aprovou Plano de Atividades para 2017

Otimizar a implementação do DLBC em debate na Suécia

Os Grupos de Ação Local LEADER tomam posição a favor do DLBC/LEADER no pós-2020

Conferência Temática SALOIA® - QUE MARCA? em Mafra

Procuram-se 7 aldeias maravilha de Portugal

Um projeto para um turismo gastronómico sustentável

ADICES sopra 25 velas

Seminário «Violência Doméstica, Consequências e Atuação» em Beja

Seminário “Empreendedorismo na Península de Setúbal”

Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) aprovado em Diário da República

Décimo «Olhar o Mundo Rural» de 2016

Como é que a PAC pode melhorar a criação de emprego nas zonas rurais?

Comitiva brasileira de Minas Gerais visita projetos de desenvolvimento em meio rural

1º Encontro Supramunicipal do Voluntariado em Aljustrel

GAL ADRAMA recebeu candidaturas no valor de 6,8 milhões de euros de investimento

31ª Feira do Livro de Constância

Pinhais do Zêzere já é associada da Federação Minha Terra

“Não podemos deixar as zonas rurais para trás!”

Sol do Ave lança um projeto para professores em situação de desemprego

Plano de Informação LEADER2020

Assinatura de Protocolo entre IFAP, GAL e Federação Minha Terra e Conferência sobre o Programa Nacional para a Coesão Territorial

Portal LEADER 2020 online

Aldeia de Boassas sob todos os ângulos

ADRACES e Idanha-a-Nova reavivaram “A Canção Raiana Perdida”

Reunião do Steering Group da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural

Preparação do Parlamento Rural Europeu 2017 em curso

Nações Unidas reconhecem o mérito da In Loco no combate à desertificação

Seminário de Marketing Social em Barcelos

Dia 7 de março é dia de empreendedores no Cadaval

A ADIBER cria o acontecimento em Coimbra

ClimAdaPT.Local, Projeto encerrado, Rede posta

Avaliação do impacto social nas intervenções do Monte

Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território

90 diplomas de certificação profissional atribuídos pela ATAHCA

IV Conferência de Planeamento Regional e Urbano

"Empresas rurais – o futuro é agora", um seminário REDR

Lançamento oficial do 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

Um colóquio dedicado às (Des)igualdades, Exclusões e Políticas Públicas em territórios de baixa densidade

Sol do Ave firme no desenvolvimento social

“Olhar o Mundo Rural”

Declaração LEADER/DLBC de Tartu exige mais e melhor LEADER para 2021-2027

Síntese do Seminário “Alcançar resultados através do DLBC: pôr o método em ação”

“A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.”

ADL divulga medidas de apoio ao empreendedorismo

Desespera-se do DLBC na tomada de posse na ADIBER

Aldeias e cidades pequenas catalisam o desenvolvimento rural

"7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias" visitam o Portugal das Aldeias

Minha Terra cria o Prémio Manuel Goulart Carrinho

A TAGUS muda-se

O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local 2017

“Faça o seu negócio chegar a novos clientes!”

A lampreia do Rio Minho veio para ficar

E se o turismo humanizasse os territórios

Fecho do Programa Cidadania Ativa num seminário em três atos

Apoio aos Empreendedores em Meio Rural Norte

Ciclo de Formações Regionais da Rede de Autarquias Participativas

Hubs sociais em zonas rurais

Em Berlim discute-se a "Declaração de Cork 2.0 – da reflexão à acção"

Levar os jovens a participar na governação de áreas comunitárias

Cork 2.0 versão PT

Agenda online para a gestão de projetos Portugal 2020

Conferência STRD 2017 “Turismo sustentável para o desenvolvimento rural”

“O LEADER mudou o Vale do Lima”

O Jornal Público abre janelas sobre o interior

Apresentação da primeira Estratégia Nacional para a Educação Ambiental

ADL esclarece artesãos, feirantes e vendedores ambulantes

ADL associou-se à campanha nacional para a eliminação da violência de género

LEADER comemorou 25 anos em Portugal

24 Problemas de Ordenamento do Território

ADIBER elegeu novos Órgãos Sociais e aprovou Plano de Atividades para 2017

Otimizar a implementação do DLBC em debate na Suécia

Os Grupos de Ação Local LEADER tomam posição a favor do DLBC/LEADER no pós-2020

Conferência Temática SALOIA® - QUE MARCA? em Mafra

Procuram-se 7 aldeias maravilha de Portugal

Um projeto para um turismo gastronómico sustentável

ADICES sopra 25 velas

Seminário «Violência Doméstica, Consequências e Atuação» em Beja

Seminário “Empreendedorismo na Península de Setúbal”

Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) aprovado em Diário da República

Décimo «Olhar o Mundo Rural» de 2016

Como é que a PAC pode melhorar a criação de emprego nas zonas rurais?

Comitiva brasileira de Minas Gerais visita projetos de desenvolvimento em meio rural

1º Encontro Supramunicipal do Voluntariado em Aljustrel

GAL ADRAMA recebeu candidaturas no valor de 6,8 milhões de euros de investimento

31ª Feira do Livro de Constância

Pinhais do Zêzere já é associada da Federação Minha Terra

“Não podemos deixar as zonas rurais para trás!”

Sol do Ave lança um projeto para professores em situação de desemprego

Plano de Informação LEADER2020

Assinatura de Protocolo entre IFAP, GAL e Federação Minha Terra e Conferência sobre o Programa Nacional para a Coesão Territorial

Portal LEADER 2020 online

Aldeia de Boassas sob todos os ângulos

ADRACES e Idanha-a-Nova reavivaram “A Canção Raiana Perdida”

Reunião do Steering Group da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural

Preparação do Parlamento Rural Europeu 2017 em curso

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Portal LEADER 2020

 I17-IMAGEM5.JPG

Com o apoio do FEADER

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4