Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Notícias

O editorial do primeiro “Olhar o Mundo Rural” de 2019, assinado pela Vice-Presidente do Conselho de Administração desta associação, Fátima Amorim, salienta a importância que a PAC continua a ter enquanto “instrumento fundamental para a coesão social e para o desenvolvimento económico das zonas rurais, sendo assim muito o trabalho que temos de continuar a desenvolver neste período de negociação das propostas legislativas, e a GRATER tem-no feito junto dos Eurodeputados; na Federação Minha Terra, que enquanto Presidente da ELARD tem tido um papel fundamental na defesa do futuro LEADER/DLBC e, com o Governo dos Açores, que demostrou a sua preocupação sobre o futuro do desenvolvimento rural.”

 

Resultados do inquérito aos GAL sobre a implementação do LEADER

Depois de, em novembro de 2018, terem sido divulgados, num relatório, os resultados gerais do inquérito realizado em finais de 2017 aos Grupos de Ação Local (GAL) sobre a implementação do LEADER nos respetivos países, a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (European Network for Rural Development - ENRD) disponibilizou agora os resultados discriminados por Estado-Membro. Relativamente a Portugal, responderam 29 dos 60 GAL rurais existentes, isto é, 48% do total.

I13267-IMAGEM11.JPG

 

Tornar as zonas rurais no motor de uma Europa sustentável

Tornar as zonas rurais no motor de uma Europa sustentável é tema da conferência conjunta do Comité Económico e Social Europeu (CESE) e do Parlamento Rural Europeu (PRE) que terá lugar nas instalações do CESE, sendo também transmitida pela internet, a 14 de março.

I13264-19X93-600X360-WEBX.JPG

 

A primeira fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo – SI2E promovida pelo Grupo de Ação Local Litoral Rural foi encerrada com a cerimónia de assinatura dos Termos de Aceitação no gabinete Vila do Conde 2020, em 6 de fevereiro.

 

Até 30 de abril, a A2S mantém aberto o período de apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), que visa apoiar o empreendedorismo, bem como estimular o surgimento de pequenos negócios e concretizar oportunidades de criação de valor ancoradas nos recursos e ativos endógenos no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local preconizada para a região saloia.

 

Bienal de Turismo de Natureza lança desafio ao Algarve

Sustentabilidade é o mote da Bienal de Turismo de Natureza 2019 (BTN’19), a decorrer em Aljezur de 22 a 24 de fevereiro. A Vicentina-Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, enquanto promotora do evento, quer provocar a reflexão sobre o desenvolvimento do território da região do Algarve nos próximos anos.

I13259-ENAENGCHJEEBBMJL.JPG

 

O restaurante Abrigo do Taboão em Paredes de Coura acolherá a 25 de janeiro a conferência de imprensa dedicada à “X Edição da Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, convocada conjuntamente pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, e pelo presidente da direção da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, Manuel Batista Calçada Pombal.

 

Desde o início de janeiro, estão a ser assinados os contratos de financiamento relativos aos projetos que apresentaram candidaturas no âmbito do Programa Operacional Mar2020 e SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego nas zonas costeiras de Mafra e Cascais.

 

A direção da Federação Minha Terra foi recebida pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, no dia 9 de janeiro, em Lisboa.

Na reunião, que contou também com a presença da Autoridade de Gestão do PD2020, foi feito um ponto de situação da implementação da Medida LEADER do PDR2020, gerida pelos Grupos de Ação Local (GAL). 

 

Federação Minha Terra reúne com Secretário de Estado da Valorização do Interior

No passado dia 7 de Janeiro, a Federação Minha Terra, representada pela presidente Maria João Botelho e pela vice-presidente Ana Souto, reuniu com o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

I13255-DSCX9536.JPG 

 

Reunião dos Grupos de Ação Local do Alentejo e do Algarve em torno da avalição das estratégias

O Monte acolheu os Grupos de Ação Local do Alentejo e do Algarve, no passado 8 de janeiro, nas instalações da sua sede, em Arraiolos. A discussão e reflexão dos treze GAL do Alentejo, Ribatejo e Algarve centrou-se na metodologia de avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) dos DLBC Rurais, dando continuidade ao trabalho realizado no âmbito do Projeto "REDE LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar", liderado pela Federação Minha Terra. Foi constituído um Grupo de Trabalho com GAL de todas as regiões para acompanhar e apoiar os GAL na realização dos seus relatórios de avaliação.

 

Avaliação do Impacto dos Fundos da União Europeia – Resultados na Competitividade Empresarial

A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão vai realizar o Seminário "Avaliação do Impacto dos Fundos da União Europeia – Resultados na Competitividade Empresarial" a decorrer no dia 23 de janeiro, no INE - Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa, onde serão apresentadas as conclusões dos estudos “Avaliação do contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para as dinâmicas de transferência e valorização de conhecimento” e “Avaliação do impacto dos FEEI no desempenho das empresas portuguesas”.

I13253-SEMXNOME.JPG

 

A Comissão Nacional da UNESCO vai realizar, em parceria e nas instalações da Academia das Ciências de Lisboa, a Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”, no dia 25  de janeiro.

 

O X Encontro Hispano-Luso de Fundações, que se realiza em Mérida (Espanha), nos dias 20 e 21 de fevereiro, vai versar sobre “As Fundações e os ODS: sinergias e oportunidades face aos desafios comuns”, visando identificar oportunidades de trabalho conjunto entre fundações e outros setores da sociedade – empresas, instituições públicas, universidades e demais organizações da sociedade civil.

 

A ATAHCAAssociação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, na qualidade de entidade gestora do SI2E - Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo para o território do Cávado, concluiu o processo de aprovação das candidaturas apresentadas à primeira fase do aviso NORTE-M8-2017-15, após o aval definitivo da Comissão Diretiva do Programa Norte 2020 no passado 20 de Dezembro. 

 

TAGUS dinamiza laboratórios de turismo equestre e industrial

TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai acolher dois laboratórios de empreendedorismo turístico, no dia 29 de janeiro. Depois de uma manhã dedicada à fileira das atividades equestres na região, a tarde abordará o desenvolvimento de iniciativas turísticas relacionadas com a indústria atual e histórica da região.

I13249-IMAGEM1.JPG

 

O projeto-piloto Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) foi levado a termo. Para marcar a ocasião, a Associação In Loco com o apoio da Direção Geral de Saúde (DGS) está a organizar a apresentação nacional da campanha de educação alimentar "O Prato Certo" e falar sobre "A importância estratégica da promoção de uma alimentação adequada: saudável, económica e deliciosa", no Mercado de Arroios, em Lisboa, no dia 11 de janeiro.

 

A2S dedica um dia aos projetos SI2E

A A2S dedicou o dia 19 de dezembro aos projetos aprovados no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E). Ao todo, são 36 na região saloia, que implicam um investimento superior a 1,8 milhões de euros, contando com um financiamento público de cerca de 800 mil euros e o compromisso de criar 55 postos de trabalho.

I13248-IMAGEM1.JPG

 

No editorial do último “Olhar o Mundo Rural” de 2018, Tibério Dinis, Presidente do Conselho de Administração da GRATER, faz o balanço positivo do ano que passou e perspetiva um 2019 comprometido com o desenvolvimento rural e marítimo.

 

No dia 11 de dezembro, Mário Fidalgo, diretor executivo da AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, em representação da Abordagem DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, participou numa mesa redonda dedicada ao “Portugal 2020 e Investimento territorial de proximidade”, onde sublinhou a mais-valia do DLBC para a coesão dos territórios.

 

Sessão de trabalho LEADER/DLBC na Ericeira

TAGUS: 25 anos de trabalho em prol do desenvolvimento

III Encontro de Investidores da Diáspora

ELARD e parceiros chineses reúnem-se em Bruxelas

Relatório do Desenvolvimento & Coesão

TAGUS, 25 anos a crescer com o território

8º aviso de concurso ao SI2E do GAL Alentejo Central termina em breve

O LEADER em foco no Parlamento Europeu

Oficinas regionais sobre a avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local

Conferência “O Mar – Um Universo de Recursos”

Ciclo de 17 debates “Desafio 2030 – Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”

Parecer do TCE sobre Proposta de regulamento que estabelece disposições comuns para 7 fundos da UE para 2021-2027

Terras Dentro e Esdime, anfitriões de uma delegação polaca

Minha Terra, facilitadora do diálogo entre GAL portugueses e GAL estrangeiros

GAL Alentejo Central recebeu 43 candidaturas ao SI2E

ADIRN divulga resultados da primeira fase do Programa SI2E

Agência de notícias do Japão visitou o Barroso

Prémios ‘Rural Inspiration’

ADRAT vê aprovados três projetos

MANIFesta’18 em Penacova

Missão de cooperação da ELARD à China

A Construção do Direito Humano à Alimentação Adequada em Portugal

Encontro Extensão Rural e Desenvolvimento Rural

Futuro do desenvolvimento rural na Europa junta mais de 300 participantes em Évora

Profusão de demonstrações gastronómicas na VI Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira

Há Festa na Aldeia, Mês 4

Ação de benchmarking leva Tâmega e Sousa à Polónia

Seminário sobre “Desenvolvimento Rural e DLBC” na Letónia

Conferência internacional LEADER RELOADED

Regulamento Omnibus: regras mais simples para utilizar fundos da UE

Associação In Loco, desde 1988 a trabalhar para o desenvolvimento local e cidadania

Tagus promove oficina de introdução ao azeite em Lisboa

Balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT) e Revisão

Monte leva Vinhos da Fita Preta a Lisboa

Vinhos Terras de Sicó e Queijo Rabaçal – DOP em Lisboa

Festival de GAL da Eslovénia

Sessão de trabalho LEADER/DLBC em Valença

“Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” atrai mais de 120 empreendedores

ADIRN toma as rédeas do concurso MOOVIDEIAS

Primeiras Jornadas Técnicas do Turismo de Aldeia

Divulgação do TELI2 - Transnational Education in LEADER Implementation

Alimentação saudável e acessível. Um direito de todos?

Desafios da água na sociedade portuguesa

Quarta reunião do Grupo Temático sobre “Aldeias Inteligentes”

O Futuro da Abordagem LEADER/DLBC no pós-2020

Discussão pública do PNPOT termina com sessão pública

ADICES dirige projeto formativo de meio milhão de euros para o território

Seminário sobre ‘Aldeias Inteligentes’

AQUApaper de Abrantes, um convite à aventura no Zêzere

II Fórum EMER – N na UTAD

TAGUS promove AQUApaper na Loja do Intendente

A vida como ela é | Vilarinho de S. Roque

Marcha nocturna “Somos todos Europa” em Penamacor

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, um projeto em curso

LEADERFEST 2018 na República Checa

Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território em discussão pública

Conferência internacional “Future of LEADER approach 2020+” na Bulgária

Memórias da Fronteira | Rostos do Contrabando

Vê Portugal – 5º Fórum de Turismo Interno

Para um futuro mais inteligente nas zonas rurais da UE

3ª edição do Prémio Boas Práticas de Participação já tem vencedor

Oito ADL promovem produtos regionais do interior nos jardins do Primeiro-Ministro em dia de festa da liberdade

11ª Conferência da OCDE sobre o desenvolvimento rural

Oficina “LEADER/DLBC perspetivas 2030” em Aveiro

‘Tornar as zonas rurais mais atrativas para os jovens’

Os 25 anos da Dolmen

Imigração e desenvolvimento sustentável nas aldeias

Conclusões do Conselho Europeu sobre a política de coesão no pós-2020

Incêndios de outubro de 2017: Tomada de posição da DUECEIRA sobre relatório de avaliação

Ader-Sousa tem um novo website

iefponline, um novo portal de emprego e formação

Microcrédito ontem, hoje e amanhã

Eleições do Corpos Sociais da ADERES

Base de dados de GAL e pesquisa de parceiros para projetos de cooperação: duas ferramentas interativas ao serviço dos GAL

Formação de Competências Básicas em Primeiros Socorros em Aljustrel

Há Festa na Aldeia!, um projeto telúrico com réplicas

Plano Intermunicipal para a Igualdade dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique

Assembleia Geral da ELARD

5ª Reunião do subgrupo LEADER/DLBC da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural

Semana Cultural – Lugares de globalização

Um quadro financeiro plurianual novo e moderno para a concretização eficaz das prioridades pós-2020 da União Europeia

Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

O Parlamento e a In Loco recomendam a Dieta Mediterrânica

Ader-Sousa no IX Festival do Pão-de-Ló

Apresentação Nacional do MEDFEST

design + artesanato em português

Tradições pascais do Ribatejo Interior mostram-se em Lisboa

Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Setúbal

LINC 2018 na Finlândia

Workshop do projeto transnacional TELI2 na ADRIMAG

TELI2 quer estudar a implementação do LEADER

Território, Políticas e Governança

Seminário Internacional

19 candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017

Newsletter N.º 02/2018 do MONTE

Para uma utilização adequada do cabaz de alimentos do PO APMC

A ADRUSE tem novos órgãos sociais

O Futuro da UE: Orçamento da União e Portugal

Rota do Guadiana associa-se ao Contrato Local de Segurança no Município de Serpa

Novos desafios da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial

Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

Cinco contratos no valor de 1,8 milhões de euros para valorizar o turismo

Congresso de horticultura em Bissau

Apresentação pública da “Semana Cultural – Lugares de Globalização”

Consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão

GAL Alentejo Central recebeu 57 candidaturas

Agenda 2030 – ODS

Projetos PDR2020 Apoiados

Plano de Informação LEADER 2020

Projeto “Cultivar & Cooperar” é capa de “Olhar o Mundo Rural” de Fevereiro 2019

Resultados do inquérito aos GAL sobre a implementação do LEADER

Tornar as zonas rurais no motor de uma Europa sustentável

Litoral Rural assina primeiros termos de aceitação de candidaturas ao SI2E

A2S lança 2º aviso para a apresentação de candidaturas ao SI2E

Bienal de Turismo de Natureza lança desafio ao Algarve

10 anos de “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”

A2S aprova mais de 1 milhão de euros

Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural recebe Federação Minha Terra

Federação Minha Terra reúne com Secretário de Estado da Valorização do Interior

Reunião dos Grupos de Ação Local do Alentejo e do Algarve em torno da avalição das estratégias

Avaliação do Impacto dos Fundos da União Europeia – Resultados na Competitividade Empresarial

Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”

X Encontro Hispano-Luso de Fundações

ATAHCA anuncia aprovação formal de primeiras candidaturas ao SI2E

TAGUS dinamiza laboratórios de turismo equestre e industrial

Apresentação Nacional “O Prato Certo”

A2S dedica um dia aos projetos SI2E

'Olhar o Mundo Rural' despede-se de 2018

Reforço do Apoio ao Investimento Territorial na Reprogramação do PT 2020

Sessão de trabalho LEADER/DLBC na Ericeira

TAGUS: 25 anos de trabalho em prol do desenvolvimento

III Encontro de Investidores da Diáspora

ELARD e parceiros chineses reúnem-se em Bruxelas

Relatório do Desenvolvimento & Coesão

TAGUS, 25 anos a crescer com o território

8º aviso de concurso ao SI2E do GAL Alentejo Central termina em breve

O LEADER em foco no Parlamento Europeu

Oficinas regionais sobre a avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local

Conferência “O Mar – Um Universo de Recursos”

Ciclo de 17 debates “Desafio 2030 – Uma Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”

Parecer do TCE sobre Proposta de regulamento que estabelece disposições comuns para 7 fundos da UE para 2021-2027

Terras Dentro e Esdime, anfitriões de uma delegação polaca

Minha Terra, facilitadora do diálogo entre GAL portugueses e GAL estrangeiros

GAL Alentejo Central recebeu 43 candidaturas ao SI2E

ADIRN divulga resultados da primeira fase do Programa SI2E

Agência de notícias do Japão visitou o Barroso

Prémios ‘Rural Inspiration’

ADRAT vê aprovados três projetos

MANIFesta’18 em Penacova

Missão de cooperação da ELARD à China

A Construção do Direito Humano à Alimentação Adequada em Portugal

Encontro Extensão Rural e Desenvolvimento Rural

Futuro do desenvolvimento rural na Europa junta mais de 300 participantes em Évora

Profusão de demonstrações gastronómicas na VI Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira

Há Festa na Aldeia, Mês 4

Ação de benchmarking leva Tâmega e Sousa à Polónia

Seminário sobre “Desenvolvimento Rural e DLBC” na Letónia

Conferência internacional LEADER RELOADED

Regulamento Omnibus: regras mais simples para utilizar fundos da UE

Associação In Loco, desde 1988 a trabalhar para o desenvolvimento local e cidadania

Tagus promove oficina de introdução ao azeite em Lisboa

Balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT) e Revisão

Monte leva Vinhos da Fita Preta a Lisboa

Vinhos Terras de Sicó e Queijo Rabaçal – DOP em Lisboa

Festival de GAL da Eslovénia

Sessão de trabalho LEADER/DLBC em Valença

“Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” atrai mais de 120 empreendedores

ADIRN toma as rédeas do concurso MOOVIDEIAS

Primeiras Jornadas Técnicas do Turismo de Aldeia

Divulgação do TELI2 - Transnational Education in LEADER Implementation

Alimentação saudável e acessível. Um direito de todos?

Desafios da água na sociedade portuguesa

Quarta reunião do Grupo Temático sobre “Aldeias Inteligentes”

O Futuro da Abordagem LEADER/DLBC no pós-2020

Discussão pública do PNPOT termina com sessão pública

ADICES dirige projeto formativo de meio milhão de euros para o território

Seminário sobre ‘Aldeias Inteligentes’

AQUApaper de Abrantes, um convite à aventura no Zêzere

II Fórum EMER – N na UTAD

TAGUS promove AQUApaper na Loja do Intendente

A vida como ela é | Vilarinho de S. Roque

Marcha nocturna “Somos todos Europa” em Penamacor

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, um projeto em curso

LEADERFEST 2018 na República Checa

Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território em discussão pública

Conferência internacional “Future of LEADER approach 2020+” na Bulgária

Memórias da Fronteira | Rostos do Contrabando

Vê Portugal – 5º Fórum de Turismo Interno

Para um futuro mais inteligente nas zonas rurais da UE

3ª edição do Prémio Boas Práticas de Participação já tem vencedor

Oito ADL promovem produtos regionais do interior nos jardins do Primeiro-Ministro em dia de festa da liberdade

11ª Conferência da OCDE sobre o desenvolvimento rural

Oficina “LEADER/DLBC perspetivas 2030” em Aveiro

‘Tornar as zonas rurais mais atrativas para os jovens’

Os 25 anos da Dolmen

Imigração e desenvolvimento sustentável nas aldeias

Conclusões do Conselho Europeu sobre a política de coesão no pós-2020

Incêndios de outubro de 2017: Tomada de posição da DUECEIRA sobre relatório de avaliação

Ader-Sousa tem um novo website

iefponline, um novo portal de emprego e formação

Microcrédito ontem, hoje e amanhã

Eleições do Corpos Sociais da ADERES

Base de dados de GAL e pesquisa de parceiros para projetos de cooperação: duas ferramentas interativas ao serviço dos GAL

Formação de Competências Básicas em Primeiros Socorros em Aljustrel

Há Festa na Aldeia!, um projeto telúrico com réplicas

Plano Intermunicipal para a Igualdade dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique

Assembleia Geral da ELARD

5ª Reunião do subgrupo LEADER/DLBC da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural

Semana Cultural – Lugares de globalização

Um quadro financeiro plurianual novo e moderno para a concretização eficaz das prioridades pós-2020 da União Europeia

Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

O Parlamento e a In Loco recomendam a Dieta Mediterrânica

Ader-Sousa no IX Festival do Pão-de-Ló

Apresentação Nacional do MEDFEST

design + artesanato em português

Tradições pascais do Ribatejo Interior mostram-se em Lisboa

Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Setúbal

LINC 2018 na Finlândia

Workshop do projeto transnacional TELI2 na ADRIMAG

TELI2 quer estudar a implementação do LEADER

Território, Políticas e Governança

19 candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017

Newsletter N.º 02/2018 do MONTE

Para uma utilização adequada do cabaz de alimentos do PO APMC

A ADRUSE tem novos órgãos sociais

O Futuro da UE: Orçamento da União e Portugal

Rota do Guadiana associa-se ao Contrato Local de Segurança no Município de Serpa

Novos desafios da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial

Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

Cinco contratos no valor de 1,8 milhões de euros para valorizar o turismo

Congresso de horticultura em Bissau

Apresentação pública da “Semana Cultural – Lugares de Globalização”

Consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão

GAL Alentejo Central recebeu 57 candidaturas

Agenda 2030 – ODS

Projetos PDR2020 Apoiados

Plano de Informação LEADER 2020

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4