Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Notícias

Workshop do projeto transnacional TELI2 na ADRIMAG

A ADRIMAG é a entidade parceira anfitriã do workshop de formação do curso “Gestão do Programa LEADER”, no âmbito do projeto TELI2-Transnational Education in LEADER Implementation 2, um projeto ERASMUS+, a decorrer de 19 a 23 de fevereiro, nas Montanhas Mágicas. 

 

O TELI2-Transnational Education in LEADER Implementation 2, projeto multi-ator transnacional financiado pelo Programa Erasmus+, visa estudar a execução do programa LEADER no seio dos seis países da parceria do projeto, nomeadamente a Croácia, a Eslovénia, a Irlanda, a Polónia, Portugal e a Roménia. A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e o MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E são os interlocutores portugueses do TELI2, liderado pelo parceiro irlandês LIT – Limerick Institute of Technology.

 

Modelos de governança e territorialização vão estar na mesa de debate do seminário internacional promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no dia 12 de março.

 

A Rede de Autarquias Participativas (RAP) recebeu 19 candidaturas (*) à 3ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação 2017. Anualmente, esta iniciativa quer ser um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.

 

A Assembleia-Geral da Parceria Alentejo Central, a entrega de contratos SI2E e as candidaturas recebidas pelo GAL Alentejo Central constituem o conteúdo da segunda newsletter de 2018 do Monte.

 

Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciados (PO APMC) procura satisfazer 50% das necessidade nutricionais diárias das pessoas mais fragilizadas, nomeadamente através da distribuição de produtos secos e não perecíveis que não necessitam de conservação em frio (*).

 

Para o biénio 2018/2020, a presidência do Conselho de Administração da ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela vai estar a cargo da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, cabendo à Câmara Municipal de Manteigas a vice-presidência e à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, à Associação de Artesão da Serra da Estrela e ainda à Associação Lageosense de Solidariedade Social serem vogais.

 

Com o aproximar das negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia para o pós-2020, o Conselho Económico e Social (CES) decidiu realizar uma conferência dedicada ao orçamento da União Europeia e Portugal no futuro da UE, dia 9 de fevereiro, pelas 9h00, na Sala Luís de Freitas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

 

A Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado encontra-se, desde o final do ano de 2017, formalmente associada ao Contrato Local de Segurança no Município de Serpa. A formalização do consórcio de implementação do projeto Serpa Interculturalidades financiado no âmbito do CLS aconteceu em sessão pública amplamente participada por diversos representantes de organismos públicos e privados da região no auditório do Musibéria.

 

O Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo estão a promover uma conferência internacional dedicada à temática da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial, a decorrer no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, nos dias 8 e 9 de fevereiro.

 

Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

A segunda edição do Concurso de Ideias MoovIdeias encerrou no dia 18 de janeiro, na sede da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, com uma sessão motivacional e a apresentação final dos projetos.

 

O Turismo de Portugal e os municípios da Covilhã, Idanha-a-Nova, a Associação das Aldeias Históricas e o Eco Glamping da Gardunha celebraram cinco contratos com um financiamento global associado de cerca de 18,8 milhões de euros no âmbito do Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.

 

Congresso de horticultura em Bissau

“O futuro nas nossas mãos” é o título do Congresso Horticultura que vai decorrer a 17 de março, em Bissau, promovido pela ONGD portuguesa, VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano.

I13138-SEMXNOME.JPG

 

A Fortaleza de Sagres vai acolher a apresentação da 1ª edição da Semana Cultural – Lugares de Globalização no dia 24 de janeiro. 

 

Consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão

A fim da Comissão Europeia elaborar e apresentar propostas pormenorizadas que concorrem para a próxima geração de programas financeiros do quadro financeiro plurianual pós-2020, leia-se o orçamento da UE a longo prazo, a Comissão lançou uma consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão com o objetivo de recolher opiniões de todos os intervenientes sobre o que funcionou bem no passado e o que poderá ser melhorado no futuro.

I13136-SEMXNOME.JPG

 

A terceira fase de candidaturas ao SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego, no âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Alentejo Central, terminou no dia 14 de dezembro com um saldo de 57 candidaturas, um investimento elegível proposto de 3,8 milhões de euros e a criação de 110 novos postos de trabalho.

 

A edição de dezembro de 2017 da publicação da GRATER abre com o primeiro editorial da nova vice-presidente do Conselho de Administração, Fátima Amorim, que anuncia a intenção da GRATER, enquanto entidade gestora da parceria GRATER Mar, de promover um conjunto de sessões de divulgação da estratégia de desenvolvimento local para as pescas e da tipologia de projetos elegíveis para financiamento, no seu território de intervenção – ilhas Graciosa e Terceira.

 

A quarta assembleia das Redes Rurais, principal órgão de governança das Redes Europeias do Desenvolvimento Rural e da Parceria Europeia de Inovação – PEI-AGRI, esteve reunida em Bruxelas, no dia 14 de dezembro, para discutir fazer recomendações com vista à otimização das atividades em rede à luz do primeiro exercício exaustivo de auto-avaliação; trocar reflexões em torno da comunicação da Comissão Europeia sobre a modernização e simplificação da PAC; e discutir propostas de atividades prioritárias das redes para 2018.

 

Uma exposição, uma mesa-redonda e um livro dedicados ao interior algarvio com enfoque na desertificação, no despovoamento e no abandono rural compõem o programa de uma iniciativa que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai realizar no dia 6 de janeiro, na sede do Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do ICNF, no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão.

 

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) adotou um parecer exploratório, a 7 de dezembro, sobre as vantagens da abordagem de desenvolvimento local de base comunitária (DLBC) para o desenvolvimento local e rural integrado. O CESE considera que o DLBC pode ser muito benéfico enquanto instrumento europeu eficaz para promover o desenvolvimento local.

 

Kit Dieta Mediterrânica

Para revitalizar as zonas rurais através das aldeias inteligentes: É preciso fazer mais!

Anúncio do VII Congresso de Estudos Rurais

Normas de pagamentos aos beneficiários do SI2E

Orientar mais as despesas da coesão para os resultados

Minha Terra assume a presidência da ELARD em 2018-2019

O DLBC precisa de uma reforma

ADDLAP promove Formações Modulares Certificadas

7 Maravilhas à Mesa de 2018

Menos complexidade e mais enfâse nos resultados, diz o Tribunal de Contas Europeu

A Política de Coesão pós-2020

Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural

Candidaturas abertas ao Programa Green Key 2018

Apresenta-se a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar

Sol do Ave encerra primeira fase do SI2E com investimento proposto superior a 2,5 milhões

Reforço da dotação global do Programa Valorizar

Apresentações do Novo Código dos Contratos Públicos

Mudança de órgãos sociais da Minha Terra

Facilitar a procura de parceiros de cooperação

ELARD propõe DLBC para 2021-2027 mais eficiente e mais simples

Guia de orientação e ferramentas de Cooperação Transnacional LEADER

Preparar o Futuro da Política de Coesão

GAL ADREPES Urbano abre candidaturas ao SI2E

GAL Adriminho divulga medidas de apoio

Estratégia para o Turismo 2027 aprovada

Novas linhas de orientação para a avaliação do LEADER/DLBC

Alteração ao regime de aplicação das atividades de cooperação dos GAL

Agenda 2030 – ODS

TAGUS dispõe de 1,5 milhões para estimular empreendedorismo e emprego

“A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.”

16-06-2017

REPOR – Reposição da Atividade Económica (Fundos Nacionais)

Plano de Informação LEADER 2020

Workshop do projeto transnacional TELI2 na ADRIMAG

TELI2 quer estudar a implementação do LEADER

Território, Políticas e Governança

19 candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017

Newsletter N.º 02/2018 do MONTE

Para uma utilização adequada do cabaz de alimentos do PO APMC

A ADRUSE tem novos órgãos sociais

O Futuro da UE: Orçamento da União e Portugal

Rota do Guadiana associa-se ao Contrato Local de Segurança no Município de Serpa

Novos desafios da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial

Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

Cinco contratos no valor de 1,8 milhões de euros para valorizar o turismo

Congresso de horticultura em Bissau

Apresentação pública da “Semana Cultural – Lugares de Globalização”

Consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão

GAL Alentejo Central recebeu 57 candidaturas

Olhar o Mundo Rural fechou o ano com arte

Comunicações da reunião da Assembleia das Redes Rurais

Pensar o Interior do Algarve

Parecer do Comité Económico e Social Europeu sobre as vantagens da abordagem de DLBC

Kit Dieta Mediterrânica

Para revitalizar as zonas rurais através das aldeias inteligentes: É preciso fazer mais!

Anúncio do VII Congresso de Estudos Rurais

Normas de pagamentos aos beneficiários do SI2E

Orientar mais as despesas da coesão para os resultados

Minha Terra assume a presidência da ELARD em 2018-2019

O DLBC precisa de uma reforma

ADDLAP promove Formações Modulares Certificadas

7 Maravilhas à Mesa de 2018

Menos complexidade e mais enfâse nos resultados, diz o Tribunal de Contas Europeu

A Política de Coesão pós-2020

Aldeias e pequenas cidades como catalisadores do desenvolvimento rural

Candidaturas abertas ao Programa Green Key 2018

Apresenta-se a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar

Sol do Ave encerra primeira fase do SI2E com investimento proposto superior a 2,5 milhões

Reforço da dotação global do Programa Valorizar

Apresentações do Novo Código dos Contratos Públicos

Mudança de órgãos sociais da Minha Terra

Facilitar a procura de parceiros de cooperação

ELARD propõe DLBC para 2021-2027 mais eficiente e mais simples

Guia de orientação e ferramentas de Cooperação Transnacional LEADER

Preparar o Futuro da Política de Coesão

GAL ADREPES Urbano abre candidaturas ao SI2E

GAL Adriminho divulga medidas de apoio

Estratégia para o Turismo 2027 aprovada

Novas linhas de orientação para a avaliação do LEADER/DLBC

Alteração ao regime de aplicação das atividades de cooperação dos GAL

Agenda 2030 – ODS

TAGUS dispõe de 1,5 milhões para estimular empreendedorismo e emprego

“A nossa terra. A nossa casa. O nosso futuro.”

REPOR – Reposição da Atividade Económica (Fundos Nacionais)

Plano de Informação LEADER 2020

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4