Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Notícias

De 6 a 8 de agosto, as cidades de Cracóvia e Varsóvia na Polónia serão, depois das Marcas, em Itália, os próximos destinos das ações de benchmarking internacional do projeto Tâmega e Sousa Internacionaliza.

 

A Rede Rural da Letónia, o Centro Rural Consultivo e Formativo da Letónia conjuntamente com GAL letónios vão realizar um seminário internacional subordinado ao tema “Desenvolvimento Rural e DLBC” nos dias 12 e 13 de setembro, na cidade de Valmiera, na Letónia.

 

Conferência internacional LEADER RELOADED

De 26 a 28 de setembro, esperam-se cerca de 300 representantes do movimento DLBC/LEADER português e europeu na conferência europeia LEADER RELOADED, organizada conjuntamente pela presidência portuguesa no biénio de 2018/2019 da ELARD (Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural) e pela Federação MINHA TERRA em Évora, para tomar o pulso à comunidade LEADER.

I13214-SEMXNOME.JPG

 

Com o objetivo de simplificar as regras financeiras da UE e também de as centrar mais nos resultados, o Conselho da União Europeia adotou a 16 de julho o Regulamento Omnibus.

 

A Associação In Loco escolheu celebrar os 30 anos de efeméride agradecendo publicamente a dedicação das largas dezenas de colaboradores que se empenharam ao longo destes anos muito para além do seu dever, e reconhecendo o papel de entidades e organizações parceiras, formais e informais, desde o nível local ao internacional, sem as quais a In Loco nunca teria conseguido concretizar a missão que a motiva: Promover o desenvolvimento de base local com vista à melhoria da qualidade de vida nas suas múltiplas dimensões.

 

Tagus promove oficina de introdução ao azeite em Lisboa

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior esteve no passado dia 14 de Julho, no Largo do Intendente, a promover o azeite da região, conjuntamente com a Rita Marques, da SAOV – Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, que propôs uma pequena formação gratuita na Produtos & Territórios - Loja do Intendente.

I13211-IMAGEM1.JPG

 

Balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT) e Revisão

Feito o balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT), divulgado por ocasião da Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros realizada na Pampilhosa da Serra a 14 de julho, conta-se um total de 130 (79%) medidas em vigor/executadas, 16 (10%) em curso, 14 (9%) com calendarização prevista, mas ainda por iniciar, e 4 (2%) que não serão concretizáveis devido a alterações de enquadramento ou por não terem acolhimento legislativo.

I13210-CAPAXBALANXXOXREVISXXO.JPG

 

Enquadrada no evento “Intendente em Festa” em Lisboa, a Associação Monte vai realizar uma ação de promoção de vinhos no próximo dia 20 de Julho a partir das 15h00 no espaço “Produtos e Território”, situado no Largo do Intendente. Desta feita, o destaque vai para os Vinhos da Fita Preta, do enólogo principal António Maçanita.

 

Vinhos Terras de Sicó e Queijo Rabaçal – DOP em Lisboa

A Terras de Sicó realizou na passada semana uma mostra de vinhos Terras de Sicó e uma prova de Queijo Rabaçal – DOP no âmbito de uma ação da Loja do Intendente – Produtos e Territórios, integrada na programação do “Intendente em Festa”.

I13208-IMAGEM1.JPG

 

Festival de GAL da Eslovénia

Nos dias 6 e 7 de setembro irá decorrer em Kamnik, na Eslovénia, o Festival de GAL da Eslovénia organizado pela Rede de GAL eslovenos (SRDN). Com o objetivo de promover o trabalho e a cooperação entre GAL, este evento vai combinar reuniões de especialistas com uma programação de festival. A ‘Avaliação das Estratégias para o desenvolvimento local dos Grupos de Ação Local’ é o tema principal de 2018 que vai estar na mesa das reuniões.

I13207-SLOVENIANXGALXFESTIVALX2.JPG

 

Sessão de trabalho LEADER/DLBC em Valença

Entre 4 e 6 de julho, mais de meia centena de técnicos e coordenadores de Grupos de Ação Local (GAL) de todo o país rumaram a Valença do Minho para participar num conjunto de sessões de trabalho organizadas pela Federação Minha Terra em colaboração com a Adriminho - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho.

I13206-OFICINA.JPG

 

“Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” atrai mais de 120 empreendedores

De 13 a 15 de julho, a Alfândega do Porto vai ser palco de uma mostra de 140 novas empresas cuja criação foi incentivada no âmbito do projeto Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte (EMER-N). A “Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” será uma feira de serviços e de produtos regionais, de seminários, de sessões de networking e de animação cultural, assumindo-se como um ponto alto e o testemunho dos resultados alcançados pela implementação na região Norte de Portugal do projeto EMER–N.

I13204-SEMXNOME.JPG

 

ADIRN toma as rédeas do concurso MOOVIDEIAS

De 28 de junho a 26 de julho, a ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte vai animar o projeto de apoio ao empreendedorismo e projetos sustentáveis em benefício do desenvolvimento da Região do Médio Tejo.

I13203-SEMXNOME.JPG

 

Primeiras Jornadas Técnicas do Turismo de Aldeia

A primeira edição das Jornadas Técnicas do Turismo de Aldeia vai colocar em debate os “Desafios e perspetivas de evolução futura” desta forma de turismo.

I13202-SEMXNOME.JPG

 

Divulgação do TELI2 - Transnational Education in LEADER Implementation

Dia 18 de junho decorreu o workshop de divulgação do TELI2 na CIMAC em Évora. Este projeto de cooperação transnacional financiado pelo Programa Erasmus+, conta, a nível nacional, com a participação do GAL MONTE e do GAL ADRIMAG.

 

Alimentação saudável e acessível. Um direito de todos?

No dia 25 de junho, a Universidade do Algarve vai acolher um seminário que reunirá todos os parceiros individuais e coletivos envolvidos na criação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) neste último ano.

I13200-SEMXNOME.JPG

 

O Conselho Económico e Social, em colaboração com o LNEC e a LIS-Water, vai realizar uma conferência dedicada aos Desafios da Água na Sociedade Portuguesa, a 28 de junho, no auditório da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo).

 

A 12 de junho, o Grupo Temático (GT) sobre “Aldeias Inteligentes” reunido em Bruxelas discutiu perspetivas futuras de trabalho temático da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, nomeadamente o apoio à implementação de ideias para sustentar aldeias inteligentes.

 

O Futuro da Abordagem LEADER/DLBC no pós-2020

A estância balnear de Albena na Bulgária foi palco, de 4 a 7 de junho, da 5ª conferência internacional LEADER/DLBC neste país dos Balcãs, que assumiu no início deste ano a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. A organização deste evento que acolheu cerca de 300 participantes foi partilhada pela ELARD, o Ministério de Agricultura, Alimentação e Florestas da Bulgaria e a Rede LEADER Nacional da Bulgária.

I13197-3993F048-6D76-4764-8217-0E410D6EB7B6.JPEG

 

Dia 15 de junho o prazo de discussão pública da alteração do Programa Nacional da Politica de Ordenamento do Território (PNPOT) termina com uma última sessão dedicada à agenda para o território PNPOT no Auditório do LNEC em Lisboa.

 

ADICES dirige projeto formativo de meio milhão de euros para o território

Seminário sobre ‘Aldeias Inteligentes’

AQUApaper de Abrantes, um convite à aventura no Zêzere

II Fórum EMER – N na UTAD

TAGUS promove AQUApaper na Loja do Intendente

A vida como ela é | Vilarinho de S. Roque

Marcha nocturna “Somos todos Europa” em Penamacor

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, um projeto em curso

LEADERFEST 2018 na República Checa

Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território em discussão pública

Conferência internacional “Future of LEADER approach 2020+” na Bulgária

Memórias da Fronteira | Rostos do Contrabando

Vê Portugal – 5º Fórum de Turismo Interno

Para um futuro mais inteligente nas zonas rurais da UE

3ª edição do Prémio Boas Práticas de Participação já tem vencedor

Oito ADL promovem produtos regionais do interior nos jardins do Primeiro-Ministro em dia de festa da liberdade

11ª Conferência da OCDE sobre o desenvolvimento rural

Oficina “LEADER/DLBC perspetivas 2030” em Aveiro

‘Tornar as zonas rurais mais atrativas para os jovens’

Os 25 anos da Dolmen

Imigração e desenvolvimento sustentável nas aldeias

Conclusões do Conselho Europeu sobre a política de coesão no pós-2020

Incêndios de outubro de 2017: Tomada de posição da DUECEIRA sobre relatório de avaliação

Ader-Sousa tem um novo website

iefponline, um novo portal de emprego e formação

Microcrédito ontem, hoje e amanhã

Eleições do Corpos Sociais da ADERES

Base de dados de GAL e pesquisa de parceiros para projetos de cooperação: duas ferramentas interativas ao serviço dos GAL

Formação de Competências Básicas em Primeiros Socorros em Aljustrel

Há Festa na Aldeia!, um projeto telúrico com réplicas

Plano Intermunicipal para a Igualdade dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique

Assembleia Geral da ELARD

5ª Reunião do subgrupo LEADER/DLBC da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural

Semana Cultural – Lugares de globalização

Um quadro financeiro plurianual novo e moderno para a concretização eficaz das prioridades pós-2020 da União Europeia

Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

O Parlamento e a In Loco recomendam a Dieta Mediterrânica

Ader-Sousa no IX Festival do Pão-de-Ló

Apresentação Nacional do MEDFEST

design + artesanato em português

Tradições pascais do Ribatejo Interior mostram-se em Lisboa

Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Setúbal

LINC 2018 na Finlândia

Workshop do projeto transnacional TELI2 na ADRIMAG

TELI2 quer estudar a implementação do LEADER

Território, Políticas e Governança

Seminário Internacional

19 candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017

Newsletter N.º 02/2018 do MONTE

Para uma utilização adequada do cabaz de alimentos do PO APMC

A ADRUSE tem novos órgãos sociais

O Futuro da UE: Orçamento da União e Portugal

Rota do Guadiana associa-se ao Contrato Local de Segurança no Município de Serpa

Novos desafios da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial

Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

Cinco contratos no valor de 1,8 milhões de euros para valorizar o turismo

Congresso de horticultura em Bissau

Apresentação pública da “Semana Cultural – Lugares de Globalização”

Consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão

GAL Alentejo Central recebeu 57 candidaturas

Agenda 2030 – ODS

Plano de Informação LEADER 2020

Ação de benchmarking leva Tâmega e Sousa à Polónia

Seminário sobre “Desenvolvimento Rural e DLBC” na Letónia

Conferência internacional LEADER RELOADED

Regulamento Omnibus: regras mais simples para utilizar fundos da UE

Associação In Loco, desde 1988 a trabalhar para o desenvolvimento local e cidadania

Tagus promove oficina de introdução ao azeite em Lisboa

Balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT) e Revisão

Monte leva Vinhos da Fita Preta a Lisboa

Vinhos Terras de Sicó e Queijo Rabaçal – DOP em Lisboa

Festival de GAL da Eslovénia

Sessão de trabalho LEADER/DLBC em Valença

“Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” atrai mais de 120 empreendedores

ADIRN toma as rédeas do concurso MOOVIDEIAS

Primeiras Jornadas Técnicas do Turismo de Aldeia

Divulgação do TELI2 - Transnational Education in LEADER Implementation

Alimentação saudável e acessível. Um direito de todos?

Desafios da água na sociedade portuguesa

Quarta reunião do Grupo Temático sobre “Aldeias Inteligentes”

O Futuro da Abordagem LEADER/DLBC no pós-2020

Discussão pública do PNPOT termina com sessão pública

ADICES dirige projeto formativo de meio milhão de euros para o território

Seminário sobre ‘Aldeias Inteligentes’

AQUApaper de Abrantes, um convite à aventura no Zêzere

II Fórum EMER – N na UTAD

TAGUS promove AQUApaper na Loja do Intendente

A vida como ela é | Vilarinho de S. Roque

Marcha nocturna “Somos todos Europa” em Penamacor

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, um projeto em curso

LEADERFEST 2018 na República Checa

Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território em discussão pública

Conferência internacional “Future of LEADER approach 2020+” na Bulgária

Memórias da Fronteira | Rostos do Contrabando

Vê Portugal – 5º Fórum de Turismo Interno

Para um futuro mais inteligente nas zonas rurais da UE

3ª edição do Prémio Boas Práticas de Participação já tem vencedor

Oito ADL promovem produtos regionais do interior nos jardins do Primeiro-Ministro em dia de festa da liberdade

11ª Conferência da OCDE sobre o desenvolvimento rural

Oficina “LEADER/DLBC perspetivas 2030” em Aveiro

‘Tornar as zonas rurais mais atrativas para os jovens’

Os 25 anos da Dolmen

Imigração e desenvolvimento sustentável nas aldeias

Conclusões do Conselho Europeu sobre a política de coesão no pós-2020

Incêndios de outubro de 2017: Tomada de posição da DUECEIRA sobre relatório de avaliação

Ader-Sousa tem um novo website

iefponline, um novo portal de emprego e formação

Microcrédito ontem, hoje e amanhã

Eleições do Corpos Sociais da ADERES

Base de dados de GAL e pesquisa de parceiros para projetos de cooperação: duas ferramentas interativas ao serviço dos GAL

Formação de Competências Básicas em Primeiros Socorros em Aljustrel

Há Festa na Aldeia!, um projeto telúrico com réplicas

Plano Intermunicipal para a Igualdade dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique

Assembleia Geral da ELARD

5ª Reunião do subgrupo LEADER/DLBC da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural

Semana Cultural – Lugares de globalização

Um quadro financeiro plurianual novo e moderno para a concretização eficaz das prioridades pós-2020 da União Europeia

Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

O Parlamento e a In Loco recomendam a Dieta Mediterrânica

Ader-Sousa no IX Festival do Pão-de-Ló

Apresentação Nacional do MEDFEST

design + artesanato em português

Tradições pascais do Ribatejo Interior mostram-se em Lisboa

Turismo Ativo, Desporto, Natureza e Sustentabilidade em Setúbal

LINC 2018 na Finlândia

Workshop do projeto transnacional TELI2 na ADRIMAG

TELI2 quer estudar a implementação do LEADER

Território, Políticas e Governança

19 candidaturas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017

Newsletter N.º 02/2018 do MONTE

Para uma utilização adequada do cabaz de alimentos do PO APMC

A ADRUSE tem novos órgãos sociais

O Futuro da UE: Orçamento da União e Portugal

Rota do Guadiana associa-se ao Contrato Local de Segurança no Município de Serpa

Novos desafios da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial

Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

Cinco contratos no valor de 1,8 milhões de euros para valorizar o turismo

Congresso de horticultura em Bissau

Apresentação pública da “Semana Cultural – Lugares de Globalização”

Consulta pública sobre os fundos da UE no domínio da coesão

GAL Alentejo Central recebeu 57 candidaturas

Agenda 2030 – ODS

Plano de Informação LEADER 2020

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4