Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ARDE

Associação Regional para o Desenvolvimento

Morada: Rua Manuel Inácio Correia n.º 73 – 1.º Dto.

9500-087 Ponta Delgada

Tel.: +351 296 281 133/4

E-mail: arde.azores@mail.telepac.pt

Site: www.arde.pt

 

Território: Ponta Delgada e Vila do Porto

Área: 328,99 Km2

Habitantes: 74.361 hab.

Densidade populacional: 226,02 hab./km2

I10369-ARDET.JPG 

Ponta Delgada e Vila do Porto

O território de intervenção do GAL abrange a ilha de Santa Maria (na totalidade) e o concelho de Ponta Delgada (à exceção das freguesias do núcleo urbano) da ilha de São Miguel, da Região Autónoma dos Açores.

Os solos férteis, de origem vulcânica, aliados ao clima ameno durante todo o ano, estabelecem condições edafoclimáticas ideais para a prática agrícola. Em Ponta Delgada e Vila do Porto, as pastagens permanentes e as hortas familiares são as culturas predominantes, quer em explorações, quer em área ocupada, seguindo-se a vinha, batata, leguminosas secas, citrinos e frutos subtropicais. A produção de leite constitui uma fatia importante da produtividade.

O turismo é uma das atividades com maior potencial para a região, registando-se um aumento significativo do número de dormidas, principalmente por parte do visitante português.

A atratividade do território assenta sobretudo na forte componente ambiental, justificada pela Paisagem Protegida das Sete Cidades (São Miguel) e as reservas naturais das baías dos Anjos, São Lourenço, Maia e Praia (Santa Maria).

No capítulo do património construído assume especial importância a construção de carácter religioso, designadamente os Impérios do Divino Espírito Santo – um dos traços mais marcantes da identidade açoriana.

Em Santa Maria, núcleos como Lugar dos Anjos, São Lourenço e Maia constituem os povoados de maior expressão turística. Também aqui, a arquitetura religiosa desempenha um papel importante, com as suas belas igrejas e ermidas.

Outros Artigos em Associados:

APRODER

VICENTINA

ADICES

GRATER

ADRAT

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Monte promove workshop sobre início de atividade profissional

2021-04-20, Evento online

ADDLAP promove webinário "Os Desafios do Desenvolvimento Local de Base Comunitária"

2021-04-21, Evento online

GRATER Mar e Câmara do Comércio de Angra organizam iniciativa "Mar à Vista"

2021-04-22 a 2021-05-02,

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4