Q3 Qualificar o 3.º Sector

2009-04-25

Atualizado a 17-06-2014

O Q3 – Qualificar o 3.º Sector é um projeto em execução nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Desde que foi lançado, em 2008, já envolveu 285 organizações da Economia Social.

A 1.ª edição do Q3, realizada entre outubro de 2008 e outubro de 2010, contou com 110 organizações do 3.º Sector das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Na 2.ª edição, a parceria implementou o Q3 em 79 entidades do Norte, Centro e Alentejo, entre maio de 2010 e junho de 2012.

A 3.ª edição do Q3, a decorrer até final do ano (2014), envolve 96 organizações da Economia Social das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

 

A Minha Terra promoveu intervenções junto de 30 organizações na 1.ª edição (10 Norte, 10 Centro, 5 Alentejo e 5 Algarve) e mais 24 na 2ª (6 Norte, 12 Centro e 6 Alentejo). Das 54 entidades abrangidas, 19 são ADL associadas. Na 3.ª edição, em curso, estão a ser intervencionadas 29 entidades, das quais sete ADL federadas na Minha Terra.

 

Objetivo

O projeto Q3 visa desenvolver as competências das pessoas e das organizações do 3.º Sector, melhorando a qualidade das suas prestações e a eficácia da gestão, através de processos participados e sustentados de consultoria e formação.

 

Público-Alvo/Participantes

Entidades do 3º sector (que beneficiam dos processos de qualificação), tais como: associações de desenvolvimento local, coletividades, cooperativas, IPSS, misericórdias, mutualidades, centros paroquiais, e os respetivos colaboradores.

São envolvidos dirigentes (membros da direção), um(a) facilitador(a) interno(a) (pessoa de contacto, indicada pela Direção para acompanhar e operacionalizar internamente a intervenção) e colaboradores e voluntário (pessoas que trabalham na entidade, independentemente do tipo de vínculo laboral).

 

Modelo Q3

A metodologia de intervenção, adaptada às organizações do 3.º Sector, promove o desenvolvimento das competências das pessoas, melhorando o desempenho das entidades e contribuindo para a sua competitividade e sustentabilidade.

O modelo Q3 baseia-se em atividades de consultoria e formação, procurando capacitar os recursos internos das organizações e implementar soluções adaptadas e inovadoras, criando competências e ferramentas, que permitam continuar os processos de aprendizagem e de melhoria contínua.

A intervenção é sustentada em dois princípios fundamentais: a participação de todos os membros da organização (dirigentes, colaboradores, voluntários) em todas as fases, através da realização sistemática de reuniões, entrevistas e encontros coletivos; a partilha de dados e informação, possibilitando identificar problemas na organização e os objetivos a atingir e os resultados obtidos.

O processo de intervenção nas organizações destinatárias tem uma duração variável entre 9 e 12 meses para a realização de todas as fases (pré-seleção, seleção, diagnóstico, plano, implementação, revisão, acompanhamento e avaliação) e respetivas atividades de consultoria e formação.

O modelo Q3 resulta da adaptação de um modelo já aplicado nas empresas através dos projetos C3 – Consultoria para o 3.º Sector e D3 – Digitalizar o 3.º Sector, apoiados pela Iniciativa Comunitária EQUAL, num processo iniciado em 2001e que foi evoluindo até ao atual modelo Q3, implementado com sucesso nas organizações do 3.º Sector, através da medida 3.2.1 do POPH, resultante, em certa medida, da estratégia de disseminação (incorporação na políticas públicas) dos resultados obtidos.

 

Parceria do Q3

A parceria do Q3 integra sete entidades com competências específicas e complementares entre si, motivadas por uma estratégia de trabalho baseada na cooperação, participação, organização e solidariedade entre os seus membros e com forte potencial de disseminação.

 

MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local

CPCCRD - Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

FENACERCI - Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social

AEP - Associação Empresarial de Portugal (formação/consultoria)

IEBA - Centro de Iniciativas Empresariais Beira Aguieira (formação/consultoria)

IN LOCO - Associação de Desenvolvimento Local (formação/consultoria)

UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (avaliação)

 

I10462-BARRAXLOGOSXPARCERIAXQ3B.JPG

 

Financiamento

O Q3 é financiado pelo POPH - Programa Operacional do Potencial Humano, Eixo Prioritário 3, Tipologia de Intervenção 3.1.2 - Programa de Formação- Ação para Entidades da Economia Social.

I10462-BARRAXQ3.JPG

 

Produtos Q3

Manual "Q3 - Qualificar o 3.º Sector Parceria, Projecto e Modelo de Intervenção", editado, em 2009, pela parceria para sistematizar a informação e dar a conhecer o trabalho desenvolvido desde 2001.

 

Algumas atividades/notícias do projeto Q3

 

Lançamento do Projecto Q3 - Qualificar o 3º Sector, a 29 de outubro de 2008, na AEP, em Leça da Palmeira

Q3 - Condições de participação

Workshop Temático Apoios ao 3º Sector no QREN, MAISCENTRO e POPH, março de 2009

Encontro Formação-Acção para a Economia Social, a 23 de maio de 2009, em Peniche

Seminário Sistemas de Qualidade para o 3º Sector, a 30 de junho de 2009, na AEP em Leça da Palmeira

Workshop "Recursos humanos e qualidade em entidades do 3.º sector"

Seminário "Certificação de Qualidade - Novos referenciais aplicáveis à Economia Social"

Seminário "Soluções digitais de marketing e gestão para organizações sem fins lucrativos"

Seminário "Sustentabilidade no 3.º Sector"

Seminário "Estilos de liderança versus impacto sobre o comportamento e desempenho dos colaboradores"

Q3 - Novo período para pré-seleção de entidades

Workshop Q3 "Organziação de eventos", 20 de janeiro de 2010

Q3 workshop"Gestão de operações em IPSS", 10 de fevereiro de 2010

Workshop Q3 "Determinação de custo por utente/valência e determinação de medidas de controlo interno", 26 de fevereiro de 2010

Seminário "Coaching como ferramenta para o 3.º sector obtendo resultados extraordinários"

Workshop Q3 "3.º Sector: Como comunicar com a sociedade e os media"

Curso de formação "Implementar um SGQ em entidades do 3.º Sector"

Curso de formação - Implementar um SGQ em entidades do 3.º Sector

Curso de formação - Implementar um SGQ em entidades do 3.º Sector - 2.ª edição

Nova fase do projeto Q3 2010-2012

Q3 Qualificar o 3.º Sector - nova fase decorre até meados de 2012

Workshop Projeto Q3

Projeto Q3.eu

Formação e consultoria para entidades do 3.º sector

3.ª Edição Q3

Q3 - Qualificar o 3.º sector (3.ª edição 2013-2014)

Workshop "Percursos e desafios das organziações sociais - Qualificar, Liderar, Cooperar", 24 de maio de 2012

 

 

 

 

 

Documentos Anexos:

Manual Q3


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]