Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Projetos

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Visa aprofundar o conhecimento sobre a Agricultura Familiar e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios rurais e elaborar recomendações de adequação e densificação de medidas de política pública de desenvolvimento que reconheçam e reforcem a importância da Agricultura Familiar e respetivas funções no desenvolvimento e sustentabilidade do território, nomeadamente através do Estatuto da Agricultura Familiar.

 

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Visa partilhar e promover o trabalho conjunto dos agentes do setor em redor da figura do Jovem Empresário Rural (JER); Transferir conhecimento sobre o JER e os impactos no desenvolvimento rural do país; Definir e recomendar linhas orientadoras do JER procurando sinergias com outras medidas previstas em outros Quadros de Apoio; - Divulgação de recomendações e orientações.

 

LEADER | DLBC em Portugal e na Europa

Capitalizar a experiência e o trabalho desenvolvido pela rede de GAL a que a FMT dá corpo, enquanto entidades responsáveis e envolvidas na implementação e acompanhado dos trabalhos de preparação e execução das ações a implementar no âmbito da Medida 10 LEADER/DLBC do PDR2020, como parte do instrumento DLBC – potenciados pelo facto de no biénio 2018-2019 a Federação Minha Terra assumir a presidência da ELARD, valorizando as experiências individuais e coletivas associadas ao LEADER e também perspetivando a sua evolução no quadro pós-2020.

 

Rede LEADER 2020 – Qualificar, Cooperar, Comunicar

Apoiar a implementação das estratégias de desenvolvimento local, contemplando atividades de qualificação e ligação em rede destinadas aos GAL; providenciar a assistência técnica à cooperação interterritorial e transnacional; e facilitar a cooperação entre todos os GAL e a interação com outras entidades com intervenção no desenvolvimento local.

 

Plano de Informação LEADER 2020

Dinamizar os territórios rurais, respondendo aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional, nos domínios da competitividade dos setores agrícolas, agroalimentar e florestal e do desenvolvimento dos territórios rurais, com enfoque particular nos beneficiários e potenciais beneficiários das tipologias de ação da Medida 10 Desenvolvimento Local LEADER do PDR2020, com a perspetiva de suscitar a reflexão crítica e a inovação nos projetos a candidatar/apoiar.

 

“Pessoas e Lugares” – Comunicação para o desenvolvimento territorial

Através da publicação bimestral “Pessoas e Lugares” pretendeu-se promover e divulgar boas práticas, produtos, serviços, eventos e oportunidades dos territórios rurais portugueses, com destaque para os projetos apoiados e as dinâmicas territoriais criadas no âmbito da abordagem LEADER e ainda: promover o mundo rural português em meio urbano. Pretendeu-se também valorizar as especificidades da metodologia LEADER, contribuindo para um melhor conhecimento e reconhecimento destes princípios na sociedade, ilustradas através da divulgação de experiências desenvolvidas pelos parceiros dos GAL, nos respetivos territórios.

 

Quadro de Referência para o Desenvolvimento Local – Rural no Horizonte 2020

A árvore de objetivos do Projeto/Operação compreende três objetivos específicos que declinam e desagregam o objetivo geral: Elaboração do contributo estratégico sobre o futuro das intervenções em matéria de Desenvolvimento Rural-Local (correspondendo a uma lógica de partilha e negociação institucional das organizações de desenvolvimento local, no contexto da preparação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Rural, 2014-2020). Definição de orientações para os Estados-Membros no que diz respeito à melhoria eficiência e eficácia da abordagem LEADER.

 

Territórios Rurais em Rede II

Fornecer aos GAL informação relevante para preparar planos e projetos de cooperação, nomeadamente boas-práticas e instrumentos metodológicos; Divulgar oportunidades de cooperação; Promover encontros e facilitar o estabelecimento de parcerias; Contribuir para a definição de um quadro de avaliação e monitorização dos projetos de cooperação, a integrar pelos GAL; Promover sinergias entre projetos desenvolvidos no quadro da Cooperação LEADER e projetos financiados por outras organizações (IPAD/Cooperação Portuguesa; EUROPAID – Cooperação da União Europeia; cooperação bilateral de outros Estados-membros); Divulgar boas práticas e projetos de cooperação a um público mais alargado.

 

Instrumentos de Engenharia Financeira e Políticas de Promoção de Eficiência Energética na PAC pós 2012

Os estudos a realizar no âmbito da presente operação visaram contribuir para a criação do suporte de informação necessária à tomada de decisão sobre o futuro quadro de programação de apoios ao desenvolvimento rural 2014-2020, no que respeita ao seu modelo de financiamento e à introdução de medidas de promoção da eficiência energética sectorial com eventuais outras formas de atuação, designadamente no âmbito dos outros fundos estruturais.

 

Roteiro temático: Desenvolvimento Local nos Territórios Rurais

Discutir as temáticas subjacentes ao desenvolvimento local nos territórios rurais com diferentes atores chave, promovendo uma visão pluridisciplinar da realidade; Capitalizar o know-how dos GAL, através da identificação e sistematização de boas práticas, resultado da sua experiência ao nível da governança local; Difundir experiências empreendedoras nos territórios rurais, demonstrando as suas potencialidades.

 

Comunicação para o Desenvolvimento Territorial

Dar a conhecer os territórios rurais e as intervenções apoiadas no âmbito das políticas de desenvolvimento rural, com destaque para a Abordagem LEADER, capacitando os agentes para melhor comunicar, divulgando boas práticas, oportunidades, produtos, serviços e experiências positivas, contribuindo para a mudança de perceções sociais acerca do mundo rural.

 

Territórios Rurais em Rede

Contribuir para a existência de um contexto favorável ao estabelecimento de projetos no âmbito da cooperação LEADER, promovendo a divulgação de boas práticas, oportunidades e parceiros, assim como inscrever a cooperação LEADER com países terceiros nas linhas estratégicas nacionais da Cooperação para o Desenvolvimento.

 

Intervenção Integrada e Qualificada nos Territórios Rurais

Promover intervenções formativas e continuar a dinamização de grupos de reflexão e de produção de novas práticas e soluções, com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados e à criação de novas valências, ao aumento da eficácia e eficiência do funcionamento interno das ADL e ao desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores, dotando-os de novos conhecimentos e competências técnicas em áreas consideradas prioritárias, investindo assim em desempenhos profissionais cada vez mais adequados às necessidades dos territórios/comunidades em que intervêm.

 

Q3 Qualificar o 3.º Sector

Atualizado a 17-06-2014

O Q3 – Qualificar o 3.º Sector é um projeto em execução nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Desde que foi lançado, em 2008, já envolveu 285 organizações da Economia Social.

 

O projecto PROVE - Promover e Vender, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, pretendeu desenvolver e testar um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas. Numa primeira fase a parceria do projecto trabalhou com um grupo de pequenos produtores dos concelhos de Palmela e Sesimbra, para melhorar o escoamento das suas produções. Face aos resultados alcançados, esta experiência tem vindo a ser replicada noutros territórios. (em atualização)

 

O Projecto Anim@Te, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária Equal, visa contribuir para o aprofundamento da reflexão e produção de conhecimento sobre o papel, as formas e a importância da animação nos processos de desenvolvimento territorial e tem vindo a realizar um conjunto de iniciativas dedicadas a esta temática desde Abril de 2008. (em atualização)

 

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Seminário "Sistemas Alimentares Territoriais e Dietas Saudáveis: Caminhos para Transformações Globais"

2021-01-26, Webinário

Webinário da MANIFesta sobre democracia participativa e intervenção cidadã

2021-02-01, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4