Q3 - Qualificar o 3º sector

2012-12-11

3ª edição 2013-2014

Novas candidaturas da MINHA TERRA, FENACERCI e CCPCRD à medida Formação-Ação para a Economia Social do POPH propõem-se envolver 90 organizações da economia social das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Esta 3ª edição do Q3 - a decorrer entre o início de 2013 e junho de 2014 - permitirá dar continuidade ao projeto de qualificação das organizações do 3º Sector, que envolveu 189 entidades nas primeiras duas edições.

A Federação MINHA TERRA promoveu intervenções junto de 30 organizações na 1ª fase (10 Norte, 10 Centro, 5 Alentejo e 5 Algarve) e mais 24 na 2ª (6 Norte, 12 Centro e 6 Alentejo).

As organizações do 3º Sector, em particular as ADL e suas associadas, interessadas em participar na 3ª edição do Q3, podem desde já manifestar a sua vontade, devendo para tal preencher a Ficha de Manifestação de Interesse (abaixo, em anexo) e enviá-la para o e-mail da MINHA TERRA minhaterra@minhaterra.pt.

Posteriormente, havendo parecer positivo do POPH, as entidades inscritas serão contactadas para o processo de pré-seleção.

- Modelo de Intervenção Q3

É uma metodologia de intervenção em organizações, para a realização de diagnóstico organizacional, plano de desenvolvimento e implementação de medidas corretivas, baseado em atividades de consultoria formação, definidas e implementadas à medida das organizações intervencionadas.

Promover a melhoria das organizações e das pessoas que nelas colaboram, ao nível da gestão e do funcionamento interno, através de processos participativos e capacitadores, que motivam para a mudança, inovação, criatividade e aprendizagem contínua, é a mais-valia desta metodologia.

- Objetivos

Melhorar a qualidade e a eficácia da gestão das instituições do 3º sector através de ações de consultoria e formação, atuando sobre: formas de organização e gestão; cadeia de valor dos serviços; integração das TIC; melhoria de processos tendentes à certificação de qualidade; desenvolvimento de competências internas (formação e desenvolvimento para dirigentes e formação específica para colaboradores/as); modelos de cooperação inter-institucional.

- Financiamento

O Q3 é financiado pelo POPH - Programa Operacional do Potencial Humano, Eixo Prioritário 3 Tipologia de Intervenção 3.1.2 - Programa de Formação-Ação para Entidades da Economia Social.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]