2019-06-28
A “Mostra Portugal 2020 – Fazemos Portugal” decorreu no dia 27 de junho, no Altice Arena (Sala Tejo) em Lisboa, com o objetivo de dar a conhecer os resultados do Portugal 2020 e as grandes prioridades para o futuro.
Promotores de projetos, gestores do Programas Operacionais e membros do Governo apresentaram projetos e produtos de sucesso, apoiados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, num registo de divulgação de boas práticas e também de prestação de contas pelo uso de fundos públicos para a competitividade, inclusão e sustentabilidade.
Entre a grande diversidade de projetos apresentados na exposição e, em palco, pelos próprios promotores ou ainda como bons exemplos pelas tutelas, contaram-se alguns projetos apoiados pelos fundos comunitários, através do instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que canaliza 1,7% dos fundos do PT2020:
Projeto Stork (Mafra), apoiado pelo SI2E/PO Lisboa pelo GAL Saloio/ A2S
Projeto Cerveja artesanal 5 e meio (Mafra), apoiado pelo SI2E/PO Lisboa, através do GAL Saloio/ A2S
Na sessão de encerramento o Ministro do Planeamento afirmou que esta mostra focou-se menos nos investimentos e “mais nos resultados e nos efeitos dos projetos na economia, no território, nas pessoas e na sua vida”.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]