Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Parceria do projeto "Terras da Lusofonia" promoveu encontro em Torres Novas

2021-07-07

A parceria do projeto "Terras da Lusofonia" promoveu, nos passados dias 1 e 2 de julho, em Torres Novas, o Encontro da Lusofonia. O evento teve como temática os desafios da cooperação em tempos de pandemia.

I13760-ENCONTROXDAXLUSOFONIAXII.JPG

A ADIRN, entidade coordenadora do projeto, dá conta que o encontro contou com um leque diversificado de participantes, dos quais se destacam o Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Engº Jorge Santos, a Secretária de Estado Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra Berta Nunes, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Dr. Francisco André, o Presidente do Município de Torres Novas e Adirn, Dr. Pedro Ferreira, a Presidente da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, Engª. Ana Paula Xavier, os Presidentes das Câmaras Municipais da Ribeira Grande, Santo Antão, Cabo Verde, Engº Orlando Delgado e de Albergaria-a-Velha, Dr. António Loureiro, o Coordenador da Federação Minha Terra, Engº. Luís Chaves, o Coordenador da Área de Desenvolvimento Local do PDR2020 Programa de Desenvolvimento Rural, Eng.º Rui Rafael e ainda um conjunto de representantes de entidades diversas - atuais ou futuros parceiros do projeto - que, de vários pontos do Mundo em Português com incidência para Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, partilharam as suas expectativas, preocupações e perspectivas de projetos a desenvolver em conjunto.

I13760-ELX-XINTERVENXXXXOXDOSXPARCEIROSXTRANSNACIONAISXII.JPG

O evento contou com vários momentos de reflexão sobre o conceito e propósitos da cooperação, os desafios e oportunidades e a futura regulamentação, designadamente da cooperação no âmbito da abordagem LEADER de desenvolvimento rural.

O próximo Encontro da Lusofonia está marcado para 2022, em Cabo Verde.

Pode ver ou rever o Encontro aqui

Saiba mais consultando a Nota de Imprensa, disponível em anexo.

O projeto de cooperação Terras da Lusofonia insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL  do PDR 2020, tendo como parceiros os GAL ADIRN, ADDLAP, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADL, ADRACES, ADER-AL, AVEIRO NORTE (AIDA), AVEIRO SUL (AIDA), APRODER, ADRITEM, BEIRA-DOURO, COIMBRA MAIS FUTURO, DESTEQUE, DUECEIRA, MONTE, PINHAL MAIOR, RUDE, SOL DO AVE, TAGUS e TERRAS DE SICÓ, quatro parceiros de Cabo Verde: AGRORIG; COOPERATIVA MULHERES DO SAL – A INCUBADORA; ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NATUREZA DE S. VICENTE e PROEMPRESA, um parceiro do Brasil, INSTITUTO GARBAGE e um parceiro de São Tomé e Príncipe.

Documentos Anexos:

Nota de Imprensa

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4