Na ATAHCA a cooperação não espera

2016-10-13

Desde dia 9 de outubro até dia 15, um grupo de Estónios é visita da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA). O propósito deste primeiro contacto entre representantes de Grupos de Ação Local (GAL) do norte da Estónia e a ATAHCA é de iniciar a preparação de um projeto de cooperação transnacional para uma futura candidatura a apresentar ao PDR2020.

Oriundos de uma região do Báltico rica em áreas naturais protegidas (parques nacionais), procuram conhecer territórios rurais europeus igualmente dotados de parques nacionais para iniciar uma troca de experiências. A ATAHCA surge como uma evidência, sendo que o Parque Nacional da Peneda Gerês abrange cerca de 18% da sua zona de intervenção. A vinda a Portugal inclui uma visita ao Parque Nacional, nomeadamente à área inserida no concelho de Terras de Bouro, reuniões não só entre elementos dos GAL de ambos os países, como também com entidades locais que intervêm naquele território (associações, autarquias, empresários) para debater ideias, entendimentos e intervenções, complementadas por visitas a projetos de referência apoiados pela associação de desenvolvimento local, no âmbito do LEADER.

O próximo encontro entre os 10 GAL de Portugal, Eslovénia, Estónia e Letónia, parceiros do futuro projeto de cooperação, subordinado à temática “Desenvolvimento do turismo sustentável em áreas protegidas”, está já agendado para 15 de novembro, na Eslovénia, prevendo-se também a assinatura de um primeiro acordo de cooperação. 

I12834-IMAGEM2.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]