Missão chinesa conhece a experiência LEADER em Portugal

2019-09-12

A Minha Terra na qualidade de Presidente da ELARD - European LEADER Association for Rural Development no biénio 2018-2019 acolheu, entre 3 e 6 de setembro, uma Delegação da Chinese Association for International Exchange of Personnel (CAIEP), chefiada por XIA Bing, diretor-geral da CAIEP. A Minha Terra/ELARD organizou um conjunto de reuniões, nomeadamente na sua sede, no Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e nos dias subsequentes com os GAL Leader Oeste e A2S, respetivamente no Cadaval e em Mafra. Além disso, a delegação da CAIEP também teve a oportunidade de visitar três projetos apoiados pelo LEADER através do GAL Leader Oeste.

I13336-FMT.JPG

Na primeira reunião nas instalações da Federação Minha Terra, após uma breve apresentação do LEADER e do DLBC (desenvolvimento local de base comunitária) e da sua implementação em Portugal, Maria João Botelho, abordou a intervenção da Minha Terra em Portugal e da ELARD ao nível da União Europeia, frisando a importância do alargamento da metodologia LEADER e da criação de Grupos de Ação Local noutros países (Macedónia do Norte, Geórgia, Sérvia, Moldávia, América Latina e China), que a ELARD tem promovido e apoiado.

Os parceiros da CAIEP, por sua vez, explicaram o âmbito da sua missão de cooperação a Portugal, em linha com a nova Estratégia de Revitalização Rural definida pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e elencaram as próximas etapas do plano de cooperação, iniciado formalmente em março de 2018, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a ELARD e a CAIEP:

  • A monitorização de 6 a 10 GAL em diversas localizações no espaço rural chinês durante 2019-2020;
  • O apoio de 200 GALs europeus a 100 distritos chineses: a metodologia LEADER vai ser disseminada em 2020-2027 com base na monitorização das experiências da fase piloto;
  • Projetos de formação, investigação e intercâmbio de recursos humanos.

I13336-MAFDR.JPG

No Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a Minha Terra acompanhou a delegação da CAIEP numa reunião com representantes da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; da Autoridade de Gestão do PDR2020; da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e da Rede Rural Nacional para troca de experiências e a abertura de novas oportunidades de cooperação.

I13336-LO.JPG

No segundo dia, decorreu o primeiro encontro da delegação da CAIEP com um Grupo de Ação Local no terreno. O encontro nas novas instalações da LEADER Oeste no Cadaval serviu para os convidados chineses conhecerem o percurso, a visão, a missão e as áreas de intervenção da LEADER Oeste - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste, e para o esclarecimento de dúvidas e troca de impressões em torno do modus operandi de um Grupo de Ação Local num território rural. Sob a orientação da LEADER Oeste, seguiu-se então a visita a três projetos apoiados pelo LEADER:

I13336-TA.JPG

  • Campo de Férias - Tempo Aventura: uma empresa de recreação e lazer, especialista em atividades de média e curta duração, destinadas a escolas, associações e particulares, que apresentou uma candidatura para proceder à requalificação de instalações e esbater a sazonalidade deste tipo de atividade, graças à ligação com as escolas. Acolhe anualmente entre 30 a 40 mil utentes, distribuídos por o ano todo.

I13336-APAS.JPG

  • APAS - Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena: a primeira associação em Portugal a criar um serviço de apoio ao agricultor para a prática da Protecção Integrada. Dispõe de uma estação meteorológica, um laboratório e de campos experimentais onde se testam métodos de monitorização de pragas e se realizam ensaios para aperfeiçoamento de práticas culturais.

I13336-QPN.JPG

  • Quinta do Porto Nogueira: esta antiga exploração agrícola (mais de 180 hectares – 15 de vinhas, 27 de pomares de Pêra-Rocha e de Maçã, e 140 de floresta de eucalipto e pinho) diversificou a sua atividade agrícola através da aposta no segmento do enoturismo.

I13336-IMAGEM2.JPG

A 6 de setembro o grupo deslocou-se a Mafra para conhecer a A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia e o seu trabalho no âmbito do DLBC/LEADER numa zona que reúne as vertentes rural e pescas.

O contacto com os dois GAL, a sua reflexão, visão e intervenção no terreno, concretamente ilustrada através dos projetos apoiados pelo LEADER/DLBC, constitui um marco importante no processo de cooperação acordado no Memorando de Entendimento entre a CAIEP e a ELARD, com vista ao apoio do desenvolvimento rural, de acordo com a abordagem LEADER na China.

Documentos Anexos:

Missão Chinesa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]