In Loco faz balanço do projeto contra o desperdício alimentar

2016-10-14

Após dois anos de trabalho no terreno no combate ao desperdício alimentar, em defesa do consumo responsável e do direito à alimentação, chegou a hora da Associação In Loco, em conjunto com autarquias e escolas de Loulé e de São Brás de Alportel, parceiras do projeto europeu “Não Desperdice o Nosso Futuro”, prestar contas à comunidade. Assim, durante o mês de outubro, a In Loco vai percorrer o território e promover atividades de comunicação do projeto e dos recursos elaborados no seu âmbito. Entre exposições, celebrações, apresentações de diagnóstico, oportunidades não vão faltar para sensibilizar a comunidade para esta temática.

Segundo os dados referenciados pela In Loco, em Portugal “desperdiça-se um milhão de toneladas de alimentos por ano, ou seja, o equivalente a 1/5 da produção total. Estes dados indicam que cada português desperdiça em média 132 Kg de comida por ano. Cerca de 50.000 refeições acabam diariamente no lixo, ao mesmo tempo que 360.000 pessoas passam fome.” Já para não falar no Mundo, com 1,3 milhões de toneladas de desperdício alimentar por ano, e a Europa 89 milhões. Daí a urgência de fazer um apelo público ao consumo responsável e à redução do desperdício alimentar. Aproveitando este balanço e a proximidade do Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro –, a In Loco e os restantes parceiros do projeto “Não Desperdice o Nosso Futuro” convocam assim todos os interessados a subscrever a Carta Europeia 2015, disponível no seguinte endereço www.dontwaste.eu/charter

Agenda de atividades públicas:

  • Exposição sobre o Desperdício Alimentar, 1/10, Loulé, Feira Social;
  • Celebrar o Dia Mundial da Alimentação, 17/10, Silves, em parceria com REAPN;
  • Desperdício Alimentar na Cozinha, 18/10, Quarteira, em parceria com Junta de Freguesia e a Deco;
  • Apresentação dos resultados do diagnóstico do desperdício local em Loulé e São Brás de Alportel, e consolidação do trabalho em curso, 27/10, Faro, Universidade do Algarve;
  • Exposição sobre o Desperdício Alimentar, 29/10, São Brás de Alportel, Museu do Traje;
  • Iniciativas Locais "Reduzir o Desperdício Alimentar" entre Superfícies Comerciais e IPSS – várias a decorrer.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]