Cuba LEADER – Feira do Cante e das Tradições de 31 de maio a 2 de junho

2019-05-22

A vila de Cuba, no Baixo Alentejo, recebe entre 31 de maio e 2 de junho mais uma edição da Cuba LEADER, a Feira do Cante e das Tradições. Dispersa pela vila alentejana, a feira visa a promoção dos territórios, dos seus produtos, culturas e tradições, com espaços onde cada associação poderá mostrar o que a sua região tem de melhor. Entre as iniciativas contam-se espetáculos musicais, oficinas e colóquios, folclore e animação, exposições e ainda uma maratona de Cante.

Destaca-se a abrir o primeiro dia da feira um colóquio dedicado à competitividade empresarial que decorrerá pelas 14h30 na Biblioteca Municipal de Cuba, organizado pela Terras Dentro e que contará com intervenções da CCDR Alentejo, da Federação Minha Terra, do GAL AL SUD ESDIME e de empresários. Segue-se um festival de atividades e animações, com arruadas, workshops, concertos e música, incluindo cante e fado e também folclore e artesanato ao vivo.

Esta feira conta na organização com a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, a Câmara Municipal de Cuba, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Junta de Freguesia de Cuba.

O programa completo do evento pode ser consultado em anexo.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]