ADIBER elegeu novos Órgãos Sociais e aprovou Plano de Atividades para 2017

2016-12-21

Reunida, dia 20 de dezembro, em Assembleia-Geral, a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra elegeu, por unanimidade, os novos Órgãos Sociais para o biénio 2017/2018, reconduzindo Miguel Ventura na Direcção.

Nesta Assembleia foi também aprovado por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2017, que representam a vontade da ADIBER em contribuir para o desenvolvimento económico e social da Beira Serra, através da dinamização de um conjunto de projetos e iniciativas que se inserem nas três grandes áreas prioritárias para a associação: Desenvolvimento Rural, Qualificação e Emprego, e Promoção da Cidadania.

No Desenvolvimento Rural, a ADIBER pretende investir mais nos projetos de cooperação com outras entidades, para promover ganhos de escala e aumentar os impactos dos parcos recursos de que dispõe.

Na área da Qualificação e Emprego, a ADIBER quer aprofundar a parceria com o IEFP e tirar proveito do reconhecimento como Entidade Prestadora de Apoio Técnico e da formalização de candidaturas ao POISE.

Em termos de Promoção da Cidadania, para além do trabalho de longa data em prol da igualdade de oportunidades, da participação das mulheres na vida pública e do combate à violência doméstica, a ADIBER quer investir na criação de condições para a integração plena de todos os cidadãos imigrantes que procuraram este território para se radicar e que poderão desempenhar um papel de relevo na regeneração das comunidades locais onde se instalaram.

É de referir que este Plano de Atividades e Orçamento para 2017 não escamoteia a difícil realidade vivida pela associação, causada pelo momento de transição de períodos de programação financeira ainda em curso, que afeta as atividades que se pretendem promover. Não obstante as dificuldades, a ADIBER vai prosseguir em conjunto com os seus parceiros o esforço de construção de uma região coesa, empreendedora e inovadora, moderna e competitiva, com a justiça social e a solidariedade a marcar a diferença. 

I12880-FOTOX1.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]