2021-02-11
A ADDLAP - Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva dinamizou, no dia 10 de fevereiro, em parceria com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu e a Universidade do Porto um grupo focal no âmbito do projeto Waste2Value, subordinado ao tema "Integração de Subprodutos Orgânicos em Produtos para Alimentação Animal".
O evento contou com a participação de diversas empresas/entidades do setor agroalimentar, incluindo empresas produtoras de alimentos compostos para animais e empresas de agropecuária, com vista à recolha de opiniões e recomendações sobre a trasnformação de subprodutos orgânicos. Foi discutido o seu potencial para transformação em fitobióticos e a sua incorporação em alimentos compostos para animais, com vantagens na melhoria da saúde animal e os seus impactos ambientalmente positivos. Segundo a ADDLAP, desta forma, pretendeu-se compreender em que medida os utilizadores conhecem estes produtos, as suas vantagens e o nível de aceitação do consumidor dos produtos de origem animal.
O projeto Waste2Value consiste num consórcio liderado pela ADDLAP e desenvolvido com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e empresas do setor agroalimentar do Centro do país, que visa investigar soluções que contribuam para resolver o problema do desperdício orgânico ao longo da cadeia de valor, promovendo assim o aproveitamento e valorização dos desperdícios da produção agrícola e da indústria agroalimentar.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]