Percursos de Interpretação Ambiental

Maio 2006

12 a 14 de Maio de 2006, em Lafões

Realizou-se na Área de Intervenção da ADDLAP, em Lafões, a inauguração de 6 Percursos de Interpretação Ambiental integrados no projecto WATERWAYSNET - no âmbito do INTERREG III-B, em que a ADDLAP é parceira com mais cinco países.

A ADDLAP e os Municípios de S. Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela em parceria acolheram, nos dias 12, 13 e 14 de Maio, todos os que se deslocaram à região de Lafões para descobrir o património natural e cultural da bacia do Vouga, através dos 6 percursos de interpretação implantados junto aos rios.

A apresentação do projecto decorreu no Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul, pelas 10:30, do dia 12 de Maio, e contou com a presença de representantes do Governo, do poder local, de entidades locais, regionais representativas dos diferentes sectores de actividade e das equipas que desenvolveram o projecto e da população em geral.

No dia 13 de Maio, um conjunto de actividades foi proposto a todos os que se deslocaram à região, com uma conferência debate onde se abordou a importância da conservação dos rios e o seu uso pela comunidade local e turista e realizou se uma visita de inauguração do Centro de Interpretação ambiental das termas para assim dar a conhecer os «Trilhos do Vouga», percursos de interpretação ambiental desbravados nas margens do rio Vouga (Percurso do Cunhedo, Zela e Vouga).

No dia 14 de Maio, foi a vez de conhecer os «Rios de Montanha» (Reserva Botânica do Cambarinho, Parque Biológico do Pisão e Ribeira do Gaia), terminando os percursos num almoço popular.

Documentos Anexos:

Folheto do projecto


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]