Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Parlamento Rural Europeu

Relatório final do projeto ROAD 2018-2020 – Parlamento Rural Europeu

I13408-LOGOTIPO2.JPG

Acaba de ser divulgado o relatório final do ROAD – “Rural Opinions, Advocacy and Development”, um projeto financiado pelo programa “Europa para os Cidadãos”, criado com o objetivo de aumentar a participação dos cidadãos, através da recolha de opiniões e soluções propostas pelas populações/comunidades/organizações rurais, capazes de contribuir  para a resolução de problemas locais e regionais.

 

Candás, nas Astúrias, foi por quatro dias capital rural da Europa

335 pessoas de 38 países participaram na 4.ª edição do Parlamento Rural Europeu, que decorreu em Candás, no Principado das Astúrias (Espanha) entre os dias 6 e 9 de novembro. O evento incluiu momentos de reflexão e trabalho em rede, troca de experiências, sessões de debate e reflexão sobre o futuro do desenvolvimento rural na Europa, apresentações de exemplos de projetos inspiradores e boas práticas e visitas de campo para conhecer a realidade das áreas rurais das Astúrias, assim como atividades culturais e momentos de convívio entre os participantes. Portugal marcou presença através de uma delegação dinamizada pela Federação Minha Terra.

I13352-ICONEXINDICE.JPG

 

Parlamento Rural Europeu 2017 com data marcada

A iniciativa do Parlamento Rural Europeu deste ano, que vai para a sua terceira edição, vai decorrer nos dias 18 a 21 de outubro de 2017, na aldeia holandesa de Venhorst.

I13025-ERP2017.JPG

 

Ligue-se ao 3º Parlamento Rural Europeu!

O 3º Parlamento Rural Europeu está prestes a acontecer, de 18 a 21 de outubro, nos Países Baixos. 

I13082-IMAGEM2.JPG

 

Declaração de Venhorst: um Fundo para o Desenvolvimento Rural

Após quatro dias de reuniões, oficinas, visitas a iniciativas e discussões intensas, o 3º Parlamento Rural Europeu, reunido na aldeia de Venhorst, na Província do Brabante do Norte, nos Países Baixos, propos um novo fundo europeu para o desenvolvimento local de base comunitária.

I13090-20171021X112440.JPG

 

Preparação do Parlamento Rural Europeu 2017 em curso

 I12845-EUROPEANXRURALXPARLIAMENT.JPG

A próxima e terceira edição do Parlamento Rural Europeu (PRE) vai decorrer de 18 a 21 de outubro 2017, na pequena aldeia holandesa de Venhorst. Segunda as previsões, o evento vai reunir cerca de 300 participantes oriundos de 40 países europeus – 28 países membros, contando também com a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e a Sérvia. A organização vai ficar a cargo de Landelijke Vereniging voor Kleine Kernen LVKK (Associação nacional de pequenas cidades) e de Vereniging Kleine Kernen Noord-Brabant VKKNB (Associação de pequenas cidades de Brabante do Norte). 

 

No passado dia 29 de abril, a equipa coordenadora do Parlamento Rural Europeu 2015, que inclui a rede sueca Hela Sverige ska Leva, entidade coordenadora da parceria candidata, que a Federação Minha Terra também integrou, apresentou o relatório final ao programa "Europe for Citizens", o cofinanciador desta iniciativa.

 

Coordenador do Parlamento Rural Europeu 2015 visita Madeira

Michael Dower, em visita à Região Autónoma da Madeira explica, em entrevista à RTP Madeira, quais os objetivos da iniciativa Parlamento Rural Europeu / ERP2015 e que as suas preocupações consistem predominantemente em devolver o bem-estar à população rural europeia, principalmente às zonas periféricas das extremidades da Europa, como é o caso da Madeira.

 

 

Concluído e aprovado em Schärding, na Áustria, no passado dia 6 de novembro, o Manifesto Rural Europeu já se encontra disponível em 13 idiomas diferentes, e assume-se como uma base de trabalho com as comunidades rurais e com os diferentes órgãos governamentais com vista à preparação das políticas públicas para o período após 2020.

 

Toda a Europa deve viver!

As populações rurais da Europa afirmam os seus direitos.

I12522-20151104X085152.JPG

Entre os dias 4 e 6 de Novembro em Schärding, na Áustria realizou-se o segundo Parlamento Rural Europeu, que juntou 240 representantes das comunidades rurais de 40 países e foi aprovado um ambicioso Manifesto Rural Europeu.

 

A Federação Minha Terra junta-se à população rural de 40 países, para o segundo Parlamento Rural Europeu, que decorre em Schärding (Áustria), entre os dias 4 e 6 de Novembro, com o objetivo da exigência de um acordo justo para comunidades rurais na Europa.

 

Parlamento Rural Europeu - Resultados da auscultação nacional

O trabalho de mobilização das comunidades rurais para o modelo participativo defendido pelo Parlamento Rural Europeu foi coordenado em Portugal pela MINHA TERRA e desenvolvido maioritariamente pelas ADL suas associadas, dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, capacitadas para desencadear o processo de auscultação e diagnóstico a nível local.

 

Constituir uma “cascata de ideias, de baixo para cima” é a estratégia utilizada para envolver todas as comunidades rurais no Parlamento Rural Europeu 2015.

 

A Federação MINHA TERRA tem em curso um questionário online para alargar a participação no Parlamento Rural Europeu 2015 a pessoas e entidades das comunidades rurais, reforçando a visão nacional sobre a realidade dos territórios/comunidades rurais em Portugal.

 

No passado dia 19 de agosto, foi lançado o primeiro número da newsletter do Parlamento Rural Europeu, edição 2015.

 

A Federação MINHA TERRA foi convidada para assumir a coordenação do processo em Portugal, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) suas associadas, enquanto dinamizadoras de parcerias locais diversificadas e representativas, que estão particularmente bem colocadas e preparadas para desencadear o processo de auscultação a nível local.

 

 

Com o objetivo de garantir que os interesses e o bem-estar das comunidades rurais da Europa estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro, o segundo Parlamento Rural Europeu.

 

 Reforçar a voz das comunidades rurais da Europa é o objetivo principal do Parlamento Rural Europeu 2015, que terá lugar na cidade austríaca de Schärding, de 4 a 6 de novembro.

 

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Série de conferências online de encerramento do projeto MAMBA

2020-09-03 a 2020-09-17, Webinários a 3, 10 e 17 de setembro

Necessita inscrição
Webinário “Discurso sobre o Estado da União Europeia”

2020-09-16, Webinário

Necessita inscrição

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4