2015-12-21
Concluído e aprovado em Schärding, na Áustria, no passado dia 6 de novembro, o Manifesto Rural Europeu já se encontra disponível em 13 idiomas diferentes, e assume-se como uma base de trabalho com as comunidades rurais e com os diferentes órgãos governamentais com vista à preparação das políticas públicas para o período após 2020.
Na sessão de encerramento do encontro, o grupo de coordenação anunciou a intenção de dar continuidade à campanha Parlamento Rural Europeu nos próximos dois anos, chamando a atenção para propostas que constam do Manifesto Rural Europeu e trabalhando em estreita colaboração com os parceiros nacionais dos 40 países europeus que participaram nesta iniciativa, que conta com o lema "All Europe Shall Live!!! / Toda a Europa Deve Viver!!!".
Em diversos países, o Manifesto está a ser ativamente difundido por redes de organizações ligadas ao desenvolvimento rural, pela imprensa nacional e junto de responsáveis politicos, como ministérios e deputados.
A nível comunitário, os membros do grupo de coordenação do Parlamento Rural Europeu realizaram, no final de novembro, várias apresentações sobre os resultados do evento, com destaque para o Grupo de Diálogo Civil do Desenvolvimento Rural e a Assembleia Europeia das Redes Rurais, principal instância de governação da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, ambas presididas pela Comissão Europeia, que contam com a participação de representantes de muitas Organizações Não Governamentais europeias, ministérios da agricultura, autoridades de gestão e agências de paagamento dos PDR, Redes Rurais Nacionais e Grupos de Ação Local de todos os países da União Europeia.
O Parlamento Rural Europeu é uma iniciativa conjunta de três redes rurais pan-europeias: European Rural Community Alliance (ERCA); PREPARE Partnership for Rural Europe; e European LEADER Association for Rural Development (ELARD). Os membros destas redes distribuem-se em toda a EU, nos Balcãs ocidentais e nos países ocidentais do Mar Negro.
A campanha do PRE é realizada sob os auspícios do Secretário-Geral do Conselho da Europa, o deputado Thorbjørn Jagland e cofinanciada pela Comissão Europeia através do programa Europa para os Cidadãos.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]