Parlamento Rural Europeu promove a participação

Com o Parlamento Rural Europeu de 2015 pretende-se reforçar a voz das comunidades rurais da Europa, garantindo que os interesses e o bem-estar dessas comunidades estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, promovendo a autoajuda, a compreensão comum, a solidariedade, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação entre as comunidades rurais em toda a Europa. 

De modo a constituir-se como uma “cascata de ideias, de baixo para cima”, o Parlamento Rural Europeu envolve todo um trabalho preparatório junto das comunidades rurais, mobilizando-as para participarem neste processo, que se pretende o mais envolvente e participativo possível.

O programa europeu das atividades é bastante completo e considera tanto o envolvimento local das populações e organizações rurais como uma campanha de publicidade e relações públicas, em que serão realizadas reuniões com deputados ao Parlamento Europeu e representantes da Comissão Europeia.

Em cada país, as atividades são coordenadas por uma Organização da Sociedade Civil, que tem a responsabilidade de redigir um documento síntese que seja representativo das informações obtidas localmente e selecionar a delegação de representantes no fórum final. Com base nos contributos dos diferentes países, será redigido um documento de nível europeu, que será a base de trabalho do evento final de novembro.

Em Portugal, a Federação MINHA TERRA assume a coordenação do processo, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local suas associadas.

 

Para mais informações sobre a iniciativa: http://europeanruralparliament.com

  I12306-IMAGEMXPARCEIROSXEUROPEUS.JPG






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]