Parlamento Rural Europeu promove a participação

Com o Parlamento Rural Europeu de 2015 pretende-se reforçar a voz das comunidades rurais da Europa, garantindo que os interesses e o bem-estar dessas comunidades estejam fortemente refletidas em políticas nacionais e europeias, promovendo a autoajuda, a compreensão comum, a solidariedade, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação entre as comunidades rurais em toda a Europa. 

De modo a constituir-se como uma “cascata de ideias, de baixo para cima”, o Parlamento Rural Europeu envolve todo um trabalho preparatório junto das comunidades rurais, mobilizando-as para participarem neste processo, que se pretende o mais envolvente e participativo possível.

O programa europeu das atividades é bastante completo e considera tanto o envolvimento local das populações e organizações rurais como uma campanha de publicidade e relações públicas, em que serão realizadas reuniões com deputados ao Parlamento Europeu e representantes da Comissão Europeia.

Em cada país, as atividades são coordenadas por uma Organização da Sociedade Civil, que tem a responsabilidade de redigir um documento síntese que seja representativo das informações obtidas localmente e selecionar a delegação de representantes no fórum final. Com base nos contributos dos diferentes países, será redigido um documento de nível europeu, que será a base de trabalho do evento final de novembro.

Em Portugal, a Federação MINHA TERRA assume a coordenação do processo, que envolve também as Associações de Desenvolvimento Local suas associadas.

 

Para mais informações sobre a iniciativa: http://europeanruralparliament.com

  I12306-IMAGEMXPARCEIROSXEUROPEUS.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]