Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Incêndios Florestais no Mediterrâneo

Jul. 2005

Enquanto os incêndios florestais avançam por Portugal, França, e Espanha trazendo perdas para a população e a natureza, a WWF adverte que a região mediterrânea irá enfrentar a mesma catástrofe todos os anos, a não ser que se coloquem em prática melhores medidas para prevenção de incêndios.

Todos os anos, o Mediterrâneo é assolado por mais de 50 000 incêndios que fazem arder mais de 800 000 hectares de floresta - uma área do tamanho da Córsega.. Noventa e cinco porcento são deliberados ou ateados acidentalmente pelas pessoas. Contudo, um estudo da WWF sobre incêndios florestais em Espanha mostra que apenas um porcento dos criminosos vão a julgamento.

De acordo com a WWF, os incêndios florestais de grande dimensão ocorridos no mediterrâneo aumentaram dramaticamente durante as últimas décadas, principalmente devido ao desenvolvimento, alterações de uso do solo, má gestão rural e sobre-exploração dos recursos naturais - as principais causas da maioria dos incêndios. Além disso, as alterações climáticas estão a provocar um maior período de secas estivais e fenómenos climáticos extremos, tais como períodos de temperaturas muito elevadas, ar muito seco e ventos fortes, juntamente com tempestades repentinas e fortes chuvadas.

Relatórios da WWF revelam que os incêndios florestais estão a ameaçar áreas críticas no mediterrâneo. Por exemplo, nas serras de Monchique e Caldeirão em Portugal - entre os 10 «pontos quentes florestais» na região mediterrânica identificados pela WWF - os incêndios florestais estão a destruir os habitats do lince ibérico, da águia de Bonelli e muitas espécies de plantas endémicas. Os incêndios do Verão passado foram os piores do últimos 25 anos em Portugal, destruindo 400 000 hectares de vegetação e causando danos em 2 500 casas e edifícios num prejuízo contabilizado em 1 bilião de Euros.

«As respostas dos Governos aos fogos florestais tendem em focar-se na supressão e no investimento em soluções tecnológicas dispendiosas em vez de se concentrarem na gestão das florestas», afirma Pedro Regato, líder do Mediterranean Programme Office»s Forest Programme da WWF. «Sem investir em medidas preventivas significativas estas soluções só irão piorar os incêndios.»

A WWF apela aos governos que implementem políticas preventivas e mecanismos de financiamento direccionados para as principais causas dos fogos florestais. Devem estabelecer sistemas de combate eficazes, capacitar as áreas rurais para o combate aos incêndios e julgar os criminosos. Uma vez extintos os incêndios, devem ser plantadas espécies de árvores autóctones tolerantes ao fogo, como parte dos esforços para restaurar a floresta. Em Itália, Portugal e Espanha, a WWF está a promover a plantação de sobreiros, que não só reconstituem a floresta como também significam uma fonte de rendimento para a população local.

* A indústria da cortiça é vital para o mediterrâneo, que fornece mais de 99% da cortiça mundial. Portugal, produz um terço da cortiça mundial, é o maior produtor, e em algumas aldeias portuguesas, como Luzianes, 80% das pessoas dependem da cortiça para a sua subsistência

Para mais informações:

Chantal Ménard, WWF Mediterranean Programme Office, Tel. + 39 338 45 97 244, cmenard@wwfmedpo.org

Chng Soh Koon, WWF Forests Programme, Tel. +41 22 3649018, skchng@wwfint.org

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4