Disponíveis 3 milhões de euros para implementar o novo LEADER/DLBC 2030 nas Terras de Sicó

2025-07-30

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento irá disponibilizar um investimento de três milhões de apoio a cinco medidas do “DLBC Terras de Sicó 2030”. Por proposta da Associação de Desenvolvimento Local enquanto entidade gestora foi a mesma ratificada na primeira Sessão da Assembleia de Parceiros, realizada no passado dia 28 de julho, no Salão Nobre do Município de Pombal. 

A implementação do DLBC TERRAS DE SICÓ 2030, que agora se inicia, resulta da aprovação da Estratégia de Desenvolvimento Local – TERRAS DE SICÓ 2030 – A Renovação do Compromisso - , que a associação viu validada junto da Autoridade de Gestão do PEPAC Continente. 

As tipologias de intervenção que irão ser apoiadas são: 

  • Pequenos Investimentos nas explorações agrícolas; 
  • Pequenos Investimentos na bioeconomia e economia circular; 
  • Investimentos em diversificação, comércio e serviços associados; 
  • Inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais; 
  • Conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (incluindo aldeias inteligentes). 

Este novo ciclo de programação afigura-se como um grande desafio para o território de intervenção – concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure – com todas as Freguesias do território incluídas -, ampliando a tradicional boa prática da “Iniciativa Comunitária LEADER”, agora alicerçada em quatro objetivos estratégicos: 

  • OE1. Promover a coesão e inclusão social, valorizando a diversidade cultural e a qualidade de vida da comunidade; 
  • OE2. Apoiar a eficiência e a gestão sustentável dos sistemas rurais, nomeadamente os agroflorestais; 
  • OE3. Reforçar a diversificação da base económica rural através da valorização dos recursos endógenos e de atividades inovadoras que potenciem o seu caráter distintivo/diferenciado; 
  • OE4. Incrementar o esforço de digitalização do território como âncora da sua resiliência e da sua atratividade para pessoas e empresas. 

Na mesma sessão foram aprovados os Regulamentos Internos da Assembleia de Parceiros e do Órgão de Gestão bem como a composição dos órgãos de gestão do programa.

Assumida a parceria e a renovação do compromisso, a Terras de Sicó irá brevemente organizar em todo o território sessões de esclarecimento/divulgação do programa junto dos potenciais beneficiários e calendarizar a abertura dos respetivos avisos de concurso às medidas e financiamentos propostos.

Para mais informações consulte a nota de imprensa em anexo.

Documentos Anexos:

Nota de imprensa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]