Beira Serra adere ao SIM - Sistema de Microcrédito

Dez. 2006

Numa parceria entre a ADIBER, DUECEIRA e CCAM Beira Centro

Com o objectivo de alargar os apoios disponibilizados aos empreendedores dos Concelhos de Arganil, Góis, Tábua, Lousã e Vila Nova de Poiares, bem como incentivar a criação de pequenos negócios e micro-empresas nestes Territórios, irá ser celebrado o Protocolo de Adesão ao SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-Emprego e Criação de Empresas, entre a ADIBER, a DUECEIRAe a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Beira, em Cerimónia que decorrerá no próximo dia 20 de Dezembro, pelas 17 horas, no Auditório da Biblioteca Miguel Torga, em Arganil.

O SIM foi desenvolvido pela Iniciativa GLOCAL, já abrange 27 concelhos, do Norte e Centro do País e encontra-se em replicação a todo o país em parceria com a Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, através das suas federadas.

Perspectivando a descentralização do serviço de acompanhamento do empreendedor, este será assegurado em rede com a Iniciativa GLOCAL (www.iniciativaglocal.eu) pelas Associações de Desenvolvimento Local das áreas de intervenção da Caixa de Credito Agrícola da Beira Centro:

? A ADIBER para os empreendedores dos concelhos de Arganil, Góis e Tábua através do telefone 235 772 538;

? A DUECEIRA, em parceria com a Pinhais do Zêzere, para os empreendedores dos concelhos de Lousã e Vila Nova de Poiares, através do telefone 236 488952 ou 239 995268.

Este protocolo vem possibilitar a abertura de novas oportunidades ao nível do apoio, técnico e financeiro, às populações mais desfavorecidas que, através da criação do seu próprio emprego, desenvolverão uma actividade económica, com benefícios para o desenvolvimento sócio-económico da Região em que se inserem.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]