Somos o que comemos?

2025-11-18

Uma app de ciência cidadã para medir a adesão à Dieta Mediterrânica

A Dieta Mediterrânica é muito mais do que uma forma de comer: é um estilo de vida que valoriza os produtos locais, a sazonalidade, o convívio à mesa e o respeito pela natureza. Reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010, esta dieta assenta em práticas tradicionais, saberes antigos e costumes que fazem parte da nossa identidade rural, desde os alimentos frescos da horta e do mar, até às receitas que passam de geração em geração.

Mas será que ainda seguimos este padrão alimentar? Será que a forma como comemos hoje pode ser considerado uma Dieta Mediterrânica? E as receitas do dia a dia, serão elas “mediterrânicas”? Como podemos torná-las mais equilibradas e sustentáveis?

Para responder a estas e outras questões, a RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável criou uma ferramenta digital participativa baseada em Ciência Cidadã, intitulada “Somos o que comemos?”. Esta app convida qualquer pessoa a participar como “cientista cidadão” e a contribuir através da partilha de informação sobre os seus hábitos alimentares para a construção de conhecimento que é essencial para toda a comunidade. Com esta aplicação, qualquer cidadão pode partilhar as suas refeições e receitas do dia a dia, avaliar se os seus hábitos alimentares se aproximam da Dieta Mediterrânica, refletir sobre o desperdício alimentar em casa e, ainda, descobrir formas de tornar as suas escolhas mais saudáveis e sustentáveis.

A app é gratuita, fácil de usar e está disponível em versão web e móvel. Ao participar, cada cidadão, no papel de cientista, contribui para um estudo nacional sobre alimentação equilibrada e fica ainda a conhecer melhor os seus próprios hábitos alimentares.

O desenvolvimento da aplicação envolveu diversos cidadãos desde o início do processo de investigação. Com a colaboração dos cidadãos, foi possível desenhar uma plataforma digital que permite conhecer o estilo alimentar e avaliar, de forma prática, a proximidade dos portugueses à Dieta Mediterrânica, uma padrão alimentar reconhecido como saudável e sustentável.

A ferramenta está agora disponível para ser utilizada e explorada, a partir do site  https://oquecomemos.rnaes.pt/ ou do QR-code disponibilizado. O envolvimento de todos os cidadãos é essencial para que esta iniciativa cumpra o seu objetivo: promover uma alimentação mais saudável, sustentável e consciente, em Portugal. 

A RNAES é coordenada pela Food4Sustainability CoLAB, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, Federação Minha Terra, Associação In Loco, CCDR Centro, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Biosphere Portugal, Lafobio Lda, Ervital Lda, Egocultum Lda, Renato Rocha Lda e Monte da Provença Lda. Financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da medida Alimentação Sustentável, visa promover a mudança de comportamentos para uma alimentação mais saudável e sustentável, reforçando a adesão à Dieta Mediterrânica e a redução do desperdício alimentar.

Mais informações em:

www.rnaes.pt

https://www.pratocerto.pt/rnaes-rede-nacional-para-alimentacao-equilibrada-e-sustentavel

Publicado originalmente no n.º 488 da Gazeta Rural, de 15-11-2025. Disponível em: https://gazetarural.com/gazeta-rural-15-de-novembro-de-2025/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]