SIM À EUROPA RURAL

Jun. 2005

A Federação Minha Terra representou as ADL portuguesas numa reunião alargada de redes e de movimentos rurais a 13 e 14 de Junho, em Bruxelas, cuja declaração se segue:

SIM À EUROPA RURAL

Um investimento a longo prazo nas pessoas e na integração Europeia

Reunidos em Bruxelas a 13 e 14 de Junho, organizações da sociedade civil, redes rurais e LEADER nacionais de 19 Estados Membros oferecem uma solução ao actual impasse sobre o futuro da Europa.

Enquanto a Europa está dividida entre contribuintes líquidos e beneficiários, defensores e críticos da PAC e aqueles que estão a favor ou conta a contra a Constituição, milhares de pessoas a trabalhar a nível local nas zonas rurais avançaram com propostas globais ao encontro dos três objectivos da estratégia de Lisboa: competitividade, coesão e sustentabilidade.

A Europa é, de facto, principalmente rural: as zunas rurais cobrem 90 porcento da superfície Europeia e abrangem a maior parte da sua população (57%). A proposta apresentada pelas redes rurais - que representam uma grande parte destas pessoas - baseia-se numa abordagem de desenvolvimento rural integrado, iniciada e promovida pela Comissão. Esta abordagem beneficia todos os actores e sectores: comunidades rurais, agricultores, empresários, grupos ambientalistas, e as pessoas que dependem e beneficiam das zonas rurais - quer vivam no campo ou nas cidades.

Os métodos de desenvolvimento rural participativos, testados e aperfeiçoados pelo LEADER, mostraram que mobilizam a energia, a criatividade e os recursos do sector privado, assim como as populações locais, produzindo mais emprego e melhor ambiente a custos mais baixos do que muitos Programas Europeus tradicionais.

As parcerias que foram criadas em todos os países Europeus, incluído os novos Estados Membros, estão abertas a todos estes actores locais. Tiveram sucesso em todos os três eixos do Regulamento de Desenvolvimento Rural. As parcerias trouxeram o marketing, as novas tecnologias e a qualidade para benefício dos produtores e das muitas PME nas zonas rurais. As comunidades rurais encaram o ambiente mais como um recurso do que apenas como um custo. Arranjam maneira de tornar os complexos Programas Europeus muito mais acessíveis às populações locais. Este é um dos caminhos para que os cidadãos Europeus se envolvam na construção do futuro da Europa.

As iniciativas e movimentos rurais de 19 países juntaram pela primeira vez para falar a uma só voz. Se a Europa quer realmente avançar para os objectivos da Estratégia de Lisboa, então deve apoiar-se no empenhamento e na experiência da parcerias rurais existentes e emergentes e, conjuntamente com os governos nacionais, deve investir mais no desenvolvimento rural integrado.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]