Saber criar uma oportunidade

Set. 2006

A ADELIAÇOR - Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, no âmbito da estratégia definida para implementação do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+, na sua Zona de Intervenção, constituída pelas Ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, realizou no passado dia 22 de Setembro, na Ilha de São Jorge, um encontro denominado Saber Criar uma Oportunidade.

Com este seminário, pretendeu-se sobretudo incentivar o espírito de iniciativa empresarial em comunidades no meio rural e dar a conhecer aos jovens, formas de criar oportunidades de emprego na ilha onde vivem, possibilitando a fixação dos jovens nestas comunidades e informar sobre os sistemas de incentivo existentes na região que visam facilitar a criação de empresas.

Para além dos cerca de sessenta participantes, este evento contou com a presença de quatro oradores divididos por dois painéis. O primeiro painel constituído pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, representado pelo Dr. Eduardo Augusto, Assessor Directivo, que interveio sobre «As Politicas de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial» e pela Secretaria Regional da Economia representada pela Dra. Augusta Correia que incidiu sobre o novo programa de incentivos ao Empreendedorismo, existente na Região - Empreende Jovem. Este programa constituído por duas medidas permite o apoio à criação de empresas, estimulando os jovens na criação da própria empresa; e o apoio a estágios profissionais de longa duração dirigidos aos jovens.

Após um breve intervalo deu-se início às apresentações do segundo painel, composto pelo Presidente da Direcção Nacional da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Portugal - PME Portugal, Dr. Joaquim Cunha, que interveio sobre a Importância das Pequenas e Médias Empresas no Desenvolvimento Económico». Este painel ficou completo com a exposição de um jovem empresário em meio rural, Ricardo Viegas, originário de uma aldeia do Algarve, promotor de um projecto, que permitiu a criação do próprio emprego, através da reconversão de um antigo espaço comercial num espaço de animação cultural, com áreas destinadas a exposições e eventos culturais, comercialização de artesanato, computadores com acesso à Internet e serviço de cafetaria.

Após as apresentações de cada uma dos painéis deu-se lugar ao debate em que os participantes se mostraram muito participativos.

A finalização do encontro concretizou-se com a entrega dos certificados de participação e num lanche convívio entre os participantes, oradores e membros da ADELIAÇOR, com produtos típicos da Ilha de São Jorge.

Este encontro foi co-financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]