Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores
Morada: Pasteleiro S/N, Angústias
9900-069 Horta
Tel.: +351 292 200 360 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: adeliacor@adeliacor.pt
Site: www.adeliacor.pt
Território: São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo
Área: 1.025,09 Km2
Habitantes: 44.371 hab.
Densidade populacional: 43,3 hab./km2
São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo
As ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, da Região Autónoma dos Açores, constituem o território de intervenção do GAL. Um total de nove concelhos divididos em 53 freguesias.
A delimitação do território de intervenção por estas cinco Ilhas justifica-se pelas potencialidades de desenvolvimento que resultam da proximidade geográfica que existe entre três delas (São Jorge, Pico, Faial – Ilhas do Triângulo) e da estratégia de complementaridade de todas as parcelas do conjunto.
De natureza vulcânica, as ilhas são testemunho das sucessivas erupções que estiveram na sua origem. O relevo irregular tem o seu expoente máximo na montanha da ilha do Pico, com 2.351 metros de altitude, seguindo-se o Pico da Esperança – São Jorge (1.053 m) e o Cabeço Gordo – Faial (1.043 m).
A paisagem das cinco ilhas é marcadamente agrícola, embora a fertilidade do solo, variável com as diferenças de altitude, seja um fator condicionante da atividade. Entre as culturas tradicionais contam-se o milho, batata branca, batata-doce, inhame, tremoço, vinha e hortícolas vários. A pecuária é um setor de enorme relevância, que se reflete ao nível da importante indústria dos lacticínios.
Registando uma evolução positiva em todas as ilhas, o turismo é uma atividade em crescimento, quer ao nível do alojamento, quer de atividades de animação turística, nomeadamente de natureza náutica, mergulho, observação de cetáceos, entre outras.
A preservação ambiental surge, assim, como uma das prioridades do território que se apresenta, em termos de flora e fauna, como uma reserva de espécies raras. Já para não falar na paisagem da vinha do Pico, classificada Património da Humanidade pela UNESCO, em 2004, como reconhecimento do caráter único da mais singular das culturas dos Açores.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
3.ª Feira de Inovação Agrícola do Fundão |
2024-10-10 a 2024-10-13, Fundão |
Seminário "Dia Mundial da Alimentação - Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores" |
2024-10-16, Auditório do Patacão, CCDR Algarve - Faro |
Conferência "Alterações Climáticas: que desafios se nos colocam nas próximas décadas?" |
2024-10-24, Sociedade de Geografia de Lisboa |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]