Nações Unidas reconhecem o mérito da In Loco no combate à desertificação

2017-02-22

A Associação In Loco, a par de seis outras entidades - ADG21, CM Coruche, CM Mação, ISU, Universidade de Aveiro, VIDA – viu o seu trabalho distinguido ao mais alto nível com o título de Dryland Champions 2016 (Campeões das Zonas Áridas 2016). Assim, o decidiu a Comissão Nacional de Combate à Desertificação que, com a chancela da Organização da Nações Unidas, lhe atribuiu pelo segundo ano consecutivo este certificado de mérito. 

O trabalho desenvolvido pela In Loco na promoção das hortas urbanas no Algarve, na organização de circuitos curtos de produção e consumo de agro-alimentares e no combate ao desperdício alimentar, alicerçado em 28 anos de intervenção desta associação com e para as populações e entidades locais, no interior do Algarve, valeram-lhe este reconhecimento.

O Dryland Champions foi criado pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação em 2013, na sequência da Cimeira Rio+20, realizada em 2012, no Rio de Janeiro. O programa serve para distinguir atividades desenvolvidas por indivíduos e/ou organizações e empresas na promoção de práticas de gestão sustentável de solos (Sustainable Land Management – SLM).

“Eu sou parte da solução” é o lema desta iniciativa que quer concentrar a sua atenção nas pessoas, no compromisso e nos esforços desenvolvidos para melhorar os modos de vida das populações e as condições dos ecossistemas afetados pela desertificação e pela seca. Aliás, do próprio certificado consta "um reconhecimento especial à Associação In Loco por ser uma parte essencial da solução para o combate à degradação do solo, à desertificação e à seca".

Lista das organizações e personalidades reconhecidas como Campeões das Zonas Áridas 2016 em Portugal, pode ser consultada em anexo.

I12923-DLC2016.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]