Ministro da Agricultura defende investimentos no meio rural

2011-05-04

Durante a visita a projetos LEADER do PRODER, aprovados no Ribatejo Interior - território de intervenção da TAGUS - realizada a 2 de maio de 2011.

Foi durante a visita a projetos aprovados no âmbito do Subprograma 3 do PRODER - Abordagem LEADER, em Abrantes e Constância - território de intervenção da TAGUS -, que o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, defendeu os investimento em meio rural, considerando os resultados positivos do Programa, «pelo que significam em termos de sustentabilidade social, fixação e captação de populações e fomento do turismo».

Por sua vez, a gestora do PRODER, Gabriela Ventura, sublinhando as taxas «saudáveis» dos principais indicadores do Programa (taxa de compromisso e taxa de execução), chamou a atenção para os dois mil novos postos de trabalho apenas no Eixo 3 - Abordagem LEADER.

Os dois projetos - na Praia Fluvial da Aldeia do Mato, em Abrantes, e no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, - aprovados no âmbito da Medida 3.1 Diversificação da economia e criação de emprego, são ilustrativos da estratégia de desenvolvimento preconizada pela TAGUS no Ribatejo Interior.

Complementaridade é a palavras-chave, para o coordenador da TAGUS, Pedro Saraiva. «Por um lado, a interligação com outros projetos no território; por outro, a integração com outras estratégias de escala supra regional».

Segundo Pedro Saraiva quer um, quer outro projeto são representativos desta estratégia da TAGUS de promoção de «redes de cooperação intra-territorial de projetos que se reforçam e complementam entre si, os quais resultam num conjunto de 12 eixos e lógicas de desenvolvimento territorial, acompanhados por um conjunto de temas de abordagem transversal, entre os quais, produtos locais, tradições e atividades etnofolclóricas, artes sacra, património arqueológico, cultura, turismo e ambiente».

O projeto de requalificação do Parque Náutico de Aldeia do Mato, rondando os 189 mil euros de investimento, e criação de dois postos de trabalho, articula-se com a intenção do município de Abrantes em alargar o número de bungalows no Parque, e surge também enquadrado na EEC PROVERE «Aldeias de Xisto».

Já o projeto do restaurante Central Parque, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, num investimento de 90 mil euros, e igualmente dois novos postos de trabalho, tem uma relação com a EEC PROVERE «Mercados do Tejo», ilustrando de «forma exemplar» o objetivo da TAGUS de criação de micro redes territoriais, pois, como explicou Pedro Saraiva, para além de funcionar como «cantina» do Parque, o restaurante utiliza produtos de uma exploração agrícola biológica vizinha que, por sua vez, passou a receber a visita de milhares de alunos.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]