477 mil euros disponíveis para projetos em sete concelhos do Ribatejo

2026-05-08

A RIBALOCAL tem aberto um concurso para apoio a investimentos que contribuam para a redução da produção de resíduos e para a sua reutilização, a valorização de subprodutos da atividade agrícola ou a implementação de processos que favoreçam a economia circular. O aviso destina-se aos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Golegã e Salvaterra de Magos.

Inserido na intervenção D.1.1.1.2 - Pequenos Investimentos na Bioeconomia e Economia Circular, do PEPAC no Continente, o concurso, com uma dotação superior a 477 mil euros,  pretende apoiar projetos em novas unidades do setor agroindustrial e modernização de unidades existentes, apenas do setor agrícola, assim como investimentos em bioeconomia e economia circular, permitindo a melhoria da sua capacidade produtiva, da viabilidade económica e da sua eficiência, promovendo a adoção de práticas sustentáveis e tecnologias adequadas à escala local.

As taxas de apoio variam entre 50% e 55%, para investimentos elegíveis de 10.000 euros até 250.000 euros.

O concurso está aberto a uma diversidade de beneficiários, incluindo pessoas singulares e coletivas que apresentem propostas de pequena escala, mas com potencial para gerar um impacto positivo na sustentabilidade local. Os investimentos apoiados devem estar alinhados com o uso eficiente da energia e da água, bem como com a implementação de circuitos curtos e processos produtivos que minimizem a pegada ecológica.

Os interessados em submeter uma candidatura devem fazê-lo através do portal eletrónico do Balcão dos Fundos, até ao dia 22 de maio. Para garantir que os potenciais promotores estão devidamente informados sobre os critérios de elegibilidade e os procedimentos técnicos, a RIBALOCAL disponibiliza toda a documentação necessária no seu site.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]