In Loco cria app que mapeia a produção local do Algarve

2020-10-02

A associação In Loco criou a “Cá se fazem", uma aplicação web e mobile que permite identificar produtores, produtos, locais de produção e venda. Esta nova ferramenta, criada no âmbito da iniciativa 100% Local, visa promover formas diretas de abastecimento alimentar, simples e cómodas para os consumidores e valorizadoras dos produtores e dos produtos locais do Algarve.

Segundo fonte da Associação In Loco, “esta ferramenta torna-se diferenciadora pois os produtores aí referenciados foram visitados para validação dos métodos de produção e de comercialização, mediante um conjunto de critérios. Esse processo prévio de caracterização e de auscultação, pretende garantir que as práticas de produção e de transformação dos produtos referenciados na Cá se Fazem contribuem, por um lado, para a sustentabilidade e para a promoção da diversidade agroalimentar da região e, por outro lado, para verificar que está assegurada a devida qualidade e frescura dos alimentos aí destacados”. Assim, estão aí referenciados apenas os frescos e transformados agroalimentares cuja rastreabilidade seja conhecida pela proximidade geográfica entre o ponto de produção e o(s) ponto(s) de venda e que são produzidos na época própria, em modo de produção sustentável e responsável. Dessa forma, a In Loco conseguirá afiançar que estão a ser distinguidos produtores e produtos de confiança.

A equipa do projeto refere que “com o lançamento desta aplicação, o 100% Local concretiza assim a sua missão de tornar mais acessível a produção, respondendo aos desafios da tecnologia, esperando atrair as novas gerações e colocando produtos e produtores em destaque, o que faz ainda mais sentido perante a pandemia que estamos a viver”.

A aplicação pode ser acedida diretamente em www.casefazem.pt , ou descarregada para os dispositivos móveis, estando disponível gratuitamente em formato Android ou IOS, nas respetivas Google Playstore e App Store.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]