II FIAB - Festival Internacional de Águas Bravas

Nov. 2006

24 a 26 de Novembro de 2006

Rio Paiva, Arouca

A ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira apoiou este Festival que destacou as modalidades de Turismo de Aventura no rio Paiva, BTT, uma Exposição Temática (a EXPOFIAB) e jogos tradicionais.

Uma diversidade de modalidades de Turismo de Aventura no Rio Paiva, animação e um concerto pelo Guitarrista Joel Xavier fizeram parte do programa do II Festival Internacional de Águas Bravas que se realizou em Arouca entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2006.

A Associação para o Fomento do Desporto e da Cultura de Arouca, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e com o apoio do PIC LEADER+ / ADRIMAG, levou a cabo o II FIAB. Do programa salientam-se as modalidades de Turismo de Aventura no rio Paiva, BTT, uma Exposição Temática (a EXPOFIAB) e jogos tradicionais. A animação nocturna também não foi esquecida, e sábado, dia 25 de Novembro, sobiu ao palco o guitarrista Joel Xavier, para um concerto pelas 21H30.

O Rio Paiva, sítio classificado de Rede Natura 2000, de leito pedregoso e recurvado, típico curso de Água de Montanha, revela frequentemente o seu lado rebelde de águas bravas que é composto por rápidos num dos cursos de água mais límpida da Europa. Este curso de água atravessa vários municípios da Zona de Intervenção da ADRIMAG, nomeadamente São Pedro do Sul, Castro Daire, Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva. Ao longo do seu troço podemos observar a beleza paisagística que o distingue dos demais, nomeadamente campos agrícolas em socalcos, prados, carvalhais, pinhais, eucaliptais entre outra vegetação. A sua vertente pura, cristalina e natural conjuga com os verdejantes vales e convida a prática de descoberta de sítios de beleza singular possibilitando sensações únicas.

O concelho de Arouca acolheu um evento único no país e de grande projecção internacional - o Festival Internacional de Águas Bravas. Oportunidade para envolver adeptos do Turismo de Aventura é ainda uma forma de diversificar, potenciar e complementar a oferta turística existente na região.

O II Festival Internacional de Águas Bravas decorreu com actividades de rafting, kayak, escalada, passeios de BTT, jogos tradicionais e actividades culturais. Em simultâneo, decorreu ainda uma mostra de actividades, a EXPOFIAB, para promover as actividades, serviços e produtos ligados às águas bravas.

Documentos Anexos:

Programa


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]