II FIAB - Festival Internacional de Águas Bravas

Nov. 2006

24 a 26 de Novembro de 2006

Rio Paiva, Arouca

A ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira apoiou este Festival que destacou as modalidades de Turismo de Aventura no rio Paiva, BTT, uma Exposição Temática (a EXPOFIAB) e jogos tradicionais.

Uma diversidade de modalidades de Turismo de Aventura no Rio Paiva, animação e um concerto pelo Guitarrista Joel Xavier fizeram parte do programa do II Festival Internacional de Águas Bravas que se realizou em Arouca entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2006.

A Associação para o Fomento do Desporto e da Cultura de Arouca, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e com o apoio do PIC LEADER+ / ADRIMAG, levou a cabo o II FIAB. Do programa salientam-se as modalidades de Turismo de Aventura no rio Paiva, BTT, uma Exposição Temática (a EXPOFIAB) e jogos tradicionais. A animação nocturna também não foi esquecida, e sábado, dia 25 de Novembro, sobiu ao palco o guitarrista Joel Xavier, para um concerto pelas 21H30.

O Rio Paiva, sítio classificado de Rede Natura 2000, de leito pedregoso e recurvado, típico curso de Água de Montanha, revela frequentemente o seu lado rebelde de águas bravas que é composto por rápidos num dos cursos de água mais límpida da Europa. Este curso de água atravessa vários municípios da Zona de Intervenção da ADRIMAG, nomeadamente São Pedro do Sul, Castro Daire, Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva. Ao longo do seu troço podemos observar a beleza paisagística que o distingue dos demais, nomeadamente campos agrícolas em socalcos, prados, carvalhais, pinhais, eucaliptais entre outra vegetação. A sua vertente pura, cristalina e natural conjuga com os verdejantes vales e convida a prática de descoberta de sítios de beleza singular possibilitando sensações únicas.

O concelho de Arouca acolheu um evento único no país e de grande projecção internacional - o Festival Internacional de Águas Bravas. Oportunidade para envolver adeptos do Turismo de Aventura é ainda uma forma de diversificar, potenciar e complementar a oferta turística existente na região.

O II Festival Internacional de Águas Bravas decorreu com actividades de rafting, kayak, escalada, passeios de BTT, jogos tradicionais e actividades culturais. Em simultâneo, decorreu ainda uma mostra de actividades, a EXPOFIAB, para promover as actividades, serviços e produtos ligados às águas bravas.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]