Gestora do PRODER visita projetos LEADER no Douro Superior

2013-11-28

Quarta-feira, 27 de novembro, 10h30. A Gestora do PRODER, Gabriela Ventura, chega a Torre de Moncorvo, dando início ao programa de visita a vários projetos apoiados pela Associação de Desenvolvimento Douro Superior, que culminou com a entrega de contratos LEADER, num investimento total superior a um milhão de euros.

 

A sessão realizou-se, ao final da tarde, nas instalações da Associação dos Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo, com a presença de 24 dos 69 promotores com projetos aprovados no âmbito do último concurso LEADER do GAL Douro Superior, representando um investimento total aprovado de 3,2 milhões de euros e uma despesa pública de cerca de 1,6 milhões de euros, e 73 novos postos de trabalho no território.

 

 

Na parte da manhã, a comitiva, composta por técnicos e dirigentes da associação, visitou uma exploração agrícola na freguesia de Felgueiras, o Museu de Cera de Felgueiras, a Quinta das Aveleiras e a Pastelaria Seromenho, em Torre de Moncorvo, tendo estes três últimos projetos beneficiado do apoio da Medida LEADER do PRODER.

 

 

Após o almoço, na Taberna do Carró, o grupo dirigiu-se à loja Arte Sabor e Douro, detentora da especialíssima amêndoa coberta de Moncorvo, cuja confeção, genuinamente artesanal, desenvolve-se em vários dias de trabalho, utilizando somente como matéria-prima o miolo de amêndoa e açúcar. Ainda à volta deste emblemático produto da região, a Gestora do PRODER teve a oportunidade de conhecer o trabalho da Amêndoacoop - Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo.

Fortemente associada ao território está igualmente a raça de ovelha Churra e, por isso, também foi integrada no programa uma visita ao Solar da Ovelha Churra da Terra Quente, dinamizado pela associação de criadores (ANCOTEQ).

O programa de visita ao território de intervenção do GAL Douro Superior, abrangendo os concelhos de Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro, terminou em Larinho numa unidade de turismo rural implantada na encosta da Serra do Reboredo, onde a paisagem e a serenidade convidam ao descanso.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]